Estudante de design cria garrafa que se decompõe quando fica vazia

(dr) Ari Jónsson

-

Estudante de design criou uma garrafa biodegradável feita à base de algas que se decompõe sozinha quando fica vazia.

Com as dezenas de toneladas de plástico que todos os anos são produzidos no planeta, a corrida para encontrar produtos mais ecológicos e sustentáveis é cada vez maior.

Já existem várias soluções que prometem uma espetacular reviravolta no processo de reciclagem como, por exemplo, bactérias que comem plástico, mas e se houvesse uma abordagem ainda mais simples?

A resposta para esta pergunta pode estar na nova garrafa desenvolvida pelo islandês Ari Jónsson que, ao contrário das garrafas de plástico, não deixa um problema permanente no planeta depois de ser usada.

“Eu li que 50% do plástico utilizado uma única vez é logo deitado fora. Senti a necessidade urgente de tentar substituir alguma desta irreal quantidade de plástico que fazemos, usamos e deitamos fora todos os dias”, disse o estudante de Design à revista Dezeen, citado pelo Science Alert.

“Porque é que ainda usamos materiais que demoram centenas de anos a decompor-se quando só os usamos uma vez e depois os deitamos fora?”, questiona.

O estudante decidiu então criar a Biodegradable Algae Water, uma garrafa biodegradável feita a partir de ágar-ágar, um tipo de gelatina à base de algas muito usado por vegetarianos.

(dr) Ari Jónsson

-

“O que faz desta mistura de algas com água uma solução interessante é a vida útil desta garrafa”, explicou Jónsson ao Fast Company. “Precisa de conter líquido no seu interior para que não perca a forma. Quando estiver vazia, começa a decompor-se de forma autónoma“.

Numa espécie de dois em um, os consumidores podem também comer a garrafa devido à substância utilizada na sua produção, evitando ainda mais a produção de lixo.

Para já, esta garrafa biodegradável é apenas uma ideia e ainda não está pronta para começar a ser utilizada como uma séria alternativa para acabar com os plásticos.

O estudante admite que o maior problema continua a ser o facto de esta garrafa se rasgar muito facilmente, algo que não resulta muito bem se a quisermos levar na carteira ou na mochila.

“Eu sei que esta ainda não é a solução perfeita para acabar com o problema das garrafas de plástico. Mas é um começo e uma ideia que pode ajudar a originar novas formas que visam solucionar esta questão”, conclui.

Recentemente, o produto foi apresentado no DesignMarch, um conhecido festival de design na Islândia, e fez um grande sucesso.

ZAP / The Greenest Post

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Governo britânico estuda isenção de quarentena para vacinados

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira estar a avaliar a possibilidade de isentar de quarentena pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 que cheguem do estrangeiro, mas evitou falar sobre a expansão da “lista …

Ministra da Saúde quer “ganhar tempo” com vacinação para conter variante Delta

A ministra da Saúde admitiu esta segunda-feira que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e disse que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19. “O que estamos a assistir …

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …

Barcelona: foram campeãs europeias mas pedem outro treinador

Época inédita no futebol feminino do Barcelona não é sinónimo de continuidade do técnico vencedor. Jogadoras pedem mudança no banco. O Barcelona protagonizou uma época histórica e inédita no futebol feminino. A equipa catalã foi novamente …