Estudante de design cria garrafa que se decompõe quando fica vazia

(dr) Ari Jónsson

-

Estudante de design criou uma garrafa biodegradável feita à base de algas que se decompõe sozinha quando fica vazia.

Com as dezenas de toneladas de plástico que todos os anos são produzidos no planeta, a corrida para encontrar produtos mais ecológicos e sustentáveis é cada vez maior.

Já existem várias soluções que prometem uma espetacular reviravolta no processo de reciclagem como, por exemplo, bactérias que comem plástico, mas e se houvesse uma abordagem ainda mais simples?

A resposta para esta pergunta pode estar na nova garrafa desenvolvida pelo islandês Ari Jónsson que, ao contrário das garrafas de plástico, não deixa um problema permanente no planeta depois de ser usada.

“Eu li que 50% do plástico utilizado uma única vez é logo deitado fora. Senti a necessidade urgente de tentar substituir alguma desta irreal quantidade de plástico que fazemos, usamos e deitamos fora todos os dias”, disse o estudante de Design à revista Dezeen, citado pelo Science Alert.

“Porque é que ainda usamos materiais que demoram centenas de anos a decompor-se quando só os usamos uma vez e depois os deitamos fora?”, questiona.

O estudante decidiu então criar a Biodegradable Algae Water, uma garrafa biodegradável feita a partir de ágar-ágar, um tipo de gelatina à base de algas muito usado por vegetarianos.

(dr) Ari Jónsson

-

“O que faz desta mistura de algas com água uma solução interessante é a vida útil desta garrafa”, explicou Jónsson ao Fast Company. “Precisa de conter líquido no seu interior para que não perca a forma. Quando estiver vazia, começa a decompor-se de forma autónoma“.

Numa espécie de dois em um, os consumidores podem também comer a garrafa devido à substância utilizada na sua produção, evitando ainda mais a produção de lixo.

Para já, esta garrafa biodegradável é apenas uma ideia e ainda não está pronta para começar a ser utilizada como uma séria alternativa para acabar com os plásticos.

O estudante admite que o maior problema continua a ser o facto de esta garrafa se rasgar muito facilmente, algo que não resulta muito bem se a quisermos levar na carteira ou na mochila.

“Eu sei que esta ainda não é a solução perfeita para acabar com o problema das garrafas de plástico. Mas é um começo e uma ideia que pode ajudar a originar novas formas que visam solucionar esta questão”, conclui.

Recentemente, o produto foi apresentado no DesignMarch, um conhecido festival de design na Islândia, e fez um grande sucesso.

ZAP / The Greenest Post

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …