Apresentado novo sarcófago de Chernobyl. Guarda 200 toneladas de material radioativo

Em abril de 1986, o reator número quatro da central nuclear soviética explodiu durante um teste de segurança. Durante dez dias, o combustível nuclear queimou, lançando para a atmosfera elementos radioativos que contaminaram até três quartos da Europa.

A mega estrutura de proteção ao reator que explodiu em 1986 na central de Chernobyl, palco do pior acidente nuclear da história, foi apresentada à imprensa esta terça-feira. A estrutura, idealizada para proteger o núcleo do reator número quatro e 200 toneladas de material altamente radioativo, demorou nove anos a ser construída.

Trata-se da maior estrutura móvel terrestre alguma vez construída, com 257 metros de extensão, 108 metros de altura e um peso total de mais de 36 mil toneladas.

O designado Novo Confinamento Seguro custou 1,5 mil milhões de euros e o projeto de construção de abrigos totalizou 2,2 mil milhões de euros. O Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento geriu um fundo com contribuições de 45 países, da União Europeia e 715 milhões de euros em recursos próprios do banco.

Foi um projeto muito longo“, declarou aos jornalistas o diretor do Departamento de Segurança Nuclear do banco, Balthasar Lindauer, citado pela agência de notícias Associated Press.

Os estudos preliminares deste projeto tiverem início em 1998 e o contrato para a estrutura foi celebrado em 2007. O mesmo responsável sublinhou que a Ucrânia foi um grande contribuinte, com 100 milhões de euros, juntamente “com experiência e pessoal“.

A 26 de abril de 1986, o reator número quatro da central nuclear soviética de Chernobyl explodiu durante um teste de segurança.

Durante dez dias, o combustível nuclear queimou, lançando para a atmosfera elementos radioativos que contaminaram até três quartos da Europa, mas especialmente a Rússia, a Ucrânia e a Bielorrússia, então pertencentes à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), de acordo com estimativas.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Internamentos voltam a diminuir. Há mais 979 casos e 41 mortes

Portugal registou esta quarta-feira 979 novos casos de infeção por covid-19 e mais 41 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Festas ilegais aumentaram nos últimos 15 dias. PSP já deixa avisos para a Páscoa

Numa altura em que a população já está confinada há mais de um mês, a tendência é cada vez mais para sair de casa e procurar algum contacto social. Por isso mesmo, a PSP já …

Pediatras pedem reabertura urgente das escolas. Professores querem ser consultados na elaboração do plano

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das …

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …

Pandemia não é “uma competição ou um concurso de beleza entre países”

O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, defende que o processo de vacinação mundial contra a covid-19 não deve ser “uma competição ou um concurso de beleza entre países” e lança …

Sarkozy admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

O ex-Presidente francês admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contra a sua condenação a três anos de detenção, um em prisão efetiva, por corrupção e tráfico de influência. Numa entrevista ao jornal Le Figaro, …

Apoio à família vai ser alargado a mais pais em teletrabalho. Tudo graças à oposição

Esta quarta-feira, vai subir a plenário o texto final que altera o apoio excecional à família para que chegue a mais portugueses. O alargamento do universo de potenciais beneficiários está no horizonte, nomeadamente com a …

"Espiar, atacar, reprimir". Militares em Myanmar usam tecnologia ocidental para enfraquecer manifestantes

Durante quase 50 anos de ditadura militar, os generais birmaneses usavam "ferramentas totalitárias" arcaicas. Agora, os militares que tomaram o poder em Myanmar têm "um arsenal muito mais sofisticado à sua disposição" Desde que o golpe …