/

Apresentado novo sarcófago de Chernobyl. Guarda 200 toneladas de material radioativo

Em abril de 1986, o reator número quatro da central nuclear soviética explodiu durante um teste de segurança. Durante dez dias, o combustível nuclear queimou, lançando para a atmosfera elementos radioativos que contaminaram até três quartos da Europa.

A mega estrutura de proteção ao reator que explodiu em 1986 na central de Chernobyl, palco do pior acidente nuclear da história, foi apresentada à imprensa esta terça-feira. A estrutura, idealizada para proteger o núcleo do reator número quatro e 200 toneladas de material altamente radioativo, demorou nove anos a ser construída.

Trata-se da maior estrutura móvel terrestre alguma vez construída, com 257 metros de extensão, 108 metros de altura e um peso total de mais de 36 mil toneladas.

O designado Novo Confinamento Seguro custou 1,5 mil milhões de euros e o projeto de construção de abrigos totalizou 2,2 mil milhões de euros. O Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento geriu um fundo com contribuições de 45 países, da União Europeia e 715 milhões de euros em recursos próprios do banco.

Foi um projeto muito longo“, declarou aos jornalistas o diretor do Departamento de Segurança Nuclear do banco, Balthasar Lindauer, citado pela agência de notícias Associated Press.

Os estudos preliminares deste projeto tiverem início em 1998 e o contrato para a estrutura foi celebrado em 2007. O mesmo responsável sublinhou que a Ucrânia foi um grande contribuinte, com 100 milhões de euros, juntamente “com experiência e pessoal“.

A 26 de abril de 1986, o reator número quatro da central nuclear soviética de Chernobyl explodiu durante um teste de segurança.

Durante dez dias, o combustível nuclear queimou, lançando para a atmosfera elementos radioativos que contaminaram até três quartos da Europa, mas especialmente a Rússia, a Ucrânia e a Bielorrússia, então pertencentes à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), de acordo com estimativas.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.