Uma das estrelas mais próximas da Terra pode ser uma fábrica de matéria escura

A estrela vermelha gigante Betelgeuse pode estar a produzir toneladas de partículas hipotéticas de matéria escura chamadas axiões que, se existirem, emitirão um sinal revelador.

Sendo um ponto vermelho brilhante na constelação de Órion, Betelgeuse é uma estrela bem estudada. Está cosmologicamente próxima, localizando-se a apenas 520 anos-luz da Terra, e ficou ainda mais conhecida no ano passado quando começou a escurecer misteriosamente, levando alguns investigadores a acreditar que poderia estar a preparar-se para explodir como uma supernova.

Por ser uma estrela tão grande e quente, Betelgeuse também pode ser um lugar perfeito para encontrar axiões, segundo os cientistas.

Estas partículas conjeturadas poderiam ter talvez um milionésimo ou mesmo um bilionésimo da massa de um eletrão e são candidatas ideais para formar matéria escura, a substância misteriosa que supera amplamente a matéria comum no universo, mas cuja natureza ainda é amplamente indeterminada.

Como matéria escura, os axiões não devem interagir muito com as partículas luminosas, mas, de acordo com algumas teorias, há uma pequena probabilidade de que os fotões – partículas de luz – possam converter-se em axiões na presença de um campo magnético forte, explicou Mengjiao Xiao, físico do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em declarações ao Live Science.

O núcleo termonuclear de uma estrela é um bom lugar para encontrar grandes quantidades de fotões e magnetismo. Segundo Xiao, Betelgeuse, que tem 20 vezes a massa do Sol, poderia ser “o que chamamos de fábrica de axiões“.

Se axiões são produzidos neste ambiente extremo, deverão conseguir escapar e fluir em direção à Terra em grande número. Ao interagir com o campo magnético natural da Via Láctea, esses axiões poderiam voltar a converter-se em fotões na parte de raios-X do espectro eletromagnético.

Como uma estrela idosa, Betelgeuse está num estágio de vida em que não deveria estar a emitir muita luz de raios-X. Assim, qualquer radiação detetada a partir dela pode indicar a presença de axiões.

Xiao e os seus colegas usaram o Nuclear Spectroscopic Telescope Array (NuSTAR) da NASA para procurar uma assinatura de raios-X proveniente de Betelgeuse, embora não tenham visto nada além do que era esperado de processos astrofísicos comuns.

Estas descobertas, que Xiao vai apresentar este mês na reunião da American Physical Society, sugerem que fotões e axiões são pelo menos três vezes menos propensos a interagir do que se acreditava anteriormente.

Como os ambientes estelares são muito mais barulhentos do que as condições encontradas num laboratório, investigações como esta são complicadas, segundo Joshua Foster, físico do MIT. O investigador sublinhou que a equipa trabalhou muito para quantificar as suas incertezas e ajudou a colocar novas restrições nas propriedades potenciais dos axiões.

Mesmo que os investigadores vissem raios-X inesperados vindos de uma estrela, isso não indicaria necessariamente que os axiões são reais.

Os cientistas teriam, primeiro, de descartar muitas explicações não relacionadas com a matéria escura para o sinal antes de recorrer à nova física.

Contudo, é possível que os axiões, caso sejam encontrados um dia, possam ajudar os astrónomos a entender melhor Betelgeuse. Se as propriedades das partículas fossem conhecidas, os telescópios poderiam conseguir captar o seu sinal, fornecendo informações sobre os processos que acontecem no seu núcleo e permitindo que os cientistas calculem quando realmente explodirá.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …

Jogos da última jornada da Liga NOS vão ter adeptos nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, que os jogos da última jornada da I Liga vão poder ter público nas bancadas. "Os jogos da última jornada da Liga NOS vão ter público nas …