Ao ritmo de um caracol cósmico. Estrela de neutrões gira a cada 76 segundos

(dr) NASA

Uma estranha estrela de neutrões está a emitir raros sinais de rádio enquanto gira lentamente, completando uma rotação a cada 76 segundos.

Normalmente, as estrelas de neutrões são cadáveres estelares de rotação extremamente rápida deixados pela intensa violência de uma supernova.

Recentemente, uma equipa de cientistas encontrou uma estrela deste tipo num “cemitério estelar” onde não devia estar. Segundo o Interesting Engineering, outra particularidade que enaltece esta descoberta é o facto de a estrela girar a um ritmo muito lento, completando uma rotação a cada 76 segundos.

Foram os investigadores da Universidade de Sidney que encontraram o bizarro sinal de rádio, designado PSR J0901-4046, emitido pela estrela de neutrões. Para isso, contaram com a ajuda do radiotelescópio MeerKAT, na África do Sul.

Depois de terem capturado amostras do céu com oito segundos de duração, avistaram um único pulso da estrela, que teve de ser confirmado com observação posterior devido ao seu período de rotação inesperadamente longo.

“Surpreendentemente só detetamos emissões de rádio a partir desta fonte durante 0,5% do seu período de rotação“, disse Manisha Caleb, em comunicado. “Isto significa que é uma grande sorte que o feixe de rádio se tenha cruzado com a Terra.”

“É portanto provável que haja muitas mais destas estrelas de rotação muito lenta na galáxia, o que tem implicações importantes para compreender como as estrelas de neutrões nascem e envelhecem”, completou a investigadora.

“É o início de uma nova classe de estrelas de neutrões. Como ou se esta se relaciona com outras classes ainda está por explorar. É provável que haja muitas mais por aí. Só precisamos de ver”, rematou.

O artigo científico foi publicado, recentemente, na revista Nature Astronomy.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.