Descoberta uma nova estrela rodeada de “mega-estrutura alienígena”

NASA/JPL-Caltech

Hipotético anel disforme de poeira em KIC 8462852, também conhecida como Estrela de Boyajian ou Estrela de Tabby.

Um grupo internacional de cientistas descobriu uma nova estrela cuja luminosidade varia de forma misteriosa. Uma das teorias é que possa estar rodeada de uma possível mega-estrutura extraterrestre que ofusca a luz de tempos e tempos.

Baptizada VVV-WIT-07, a nova estrela foi detectada na análise de dados do programa VISTA Variables que estuda a área central da Via Láctea, através de um telescópio situado no Deserto de Atacama, no Chile.

Os cientistas procuravam super-novas e estrelas que se iluminam subitamente, à medida que explodem, como explicam no portal científico arXiv.org que fala da descoberta.

As observações da VVV-WIT-07, no período entre 2010 e 2018, revelam que o seu brilho aumenta e diminui sem um padrão pré-determinado, chegando a ofuscar a sua luminosidade em 80%.

Não sabemos que tipo de objecto é“, assume o astrónomo Roberto Saito, da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis, no Brasil, em declarações ao Science News.

Os cientistas admitem que pode ser algum tipo de destroço que orbita em torno dela que bloqueia a luz. Mas também há uma teoria que aponta para a existência de uma potencial mega-estrutura extraterrestre, a girar em torno dela, bloqueando a luz de tempos a tempos.

Só mais observações poderão desfazer o mistério. Mas em 2018, uma investigação em torno da estrela Tabby (KIC 8462852), a estrela inexplicável que tem um comportamento semelhante ao da VVV-WIT-07, concluiu que as mudanças de luminosidade se devem a partículas de pó, que bloqueiam as ondas de luz.

Durante meses, a Tabby alimentou o imaginário de astrónomos e cientistas das mais variadas áreas, que procuraram explicações para a misteriosa “mega-estrutura alienígena” que rodeava a estrela.

A astrónoma Tabetha Boyajian, da Universidade do Estado do Louisiana, refere ao Science News que se o fenómeno que se verifica com a VVV-WIT-07 “é o mesmo que ocorre com a estrela Tabby, então não podemos invocar uma explicação elaborada para o que está a acontecer em ambos os sistemas”.

“Se começarmos a ver estrelas semelhantes a esta em todo o lado, então tem que ser uma coisa bastante comum que acontece na natureza” e isso “é muito fixe”, diz ainda a astrónoma.

Há ainda outra estrela similar, a J1407, que foi descoberta em 2012, pelo astrónomo Eric Mamajek, da Universidade de Rochester em Nova Iorque. Esta estrela é ainda mais parecida com a VVV-WIT-07, obscurecendo em cerca de 95%, e acredita-se que alberga um planeta na sua órbita, com um sistema de anéis que a eclipsa de tempos a tempos.

O mistério prossegue, assim, em torno da nova estrela detectada. E, nesta altura, a localização da VVV-WIT-07 não permite traçar a sua distância em relação à Terra, nem sequer o tipo de estrela que é, pelo que “está praticamente tudo em cima da mesa“, refere Boyajian. “São precisos mais dados” para tirar todas as dúvidas”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Calma que a Nasa daqui a uns dias depois de analisar durante 30 segundos os dados vai concluir que não é nada é apenas pó misturado com gelo e assunto encerrado.

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …