Misteriosa estrela escondida na Ursa Maior fugiu de outra galáxia

NASA

Uma das formações estelares mais reconhecíveis na nossa galáxia pode estar a abrigar uma fugitiva intergalática. Escondida na constelação da Ursa Maior, os astrónomos recentemente expulsaram uma estrela estranha, diferente de qualquer outra na Via Láctea.

Oficialmente conhecido como J1124 + 4535, este corpo celeste bizarro parece ter uma assinatura química incomum e, incidentalmente, a sua origem. Usando um telescópio espetroscópio na China que consegue analisar o espectro de luz de uma estrela, os cientistas notaram que este contém uma mera fração dos compostos químicos de magnésio e ferro vistos entre os seus vizinhos.

Um estudo de acompanhamento do Telescópio Subaru, no Japão, confirmou as descobertas, além de revelar uma curiosa abundância de um químico chamado európio na estrela, muito mais do que o próprio Sol contém.

A proporção é diferente de tudo que já se viu no resto das estrelas da galáxia – e os cientistas acham que esta pode pertencer a outra galáxia, um remanescente solitário de uma galáxia anã que terá sido engolida pela nossa.

“Estrelas como esta foram encontradas em galáxias anãs atuais“, explicam os autores, “fornecendo a mais clara assinatura química de eventos de acreção passados ​​na Via Láctea.” Uma estrela como J1124 + 4535 é extremamente rara e intrusa na nossa galáxia, mas não significa que esteja sozinha no Universo.

Astrónomos recentemente observaram outras estrelas com baixos teores de metais, voando na periferia da Via Láctea. Além do mais, explicam os autores no artigo publicado na revista Nature Astronomy, as estrelas que se formam em galáxias anãs que orbitam a nossa, como a Ursa Menor, têm composições semelhantes, apresentando baixos níveis de sódio, escândio, níquel e zinco.

“Estrelas formam-se a partir de nuvens de gás interestelar”, explica um comunicado de imprensa sobre a descoberta. “As relações de elemento da nuvem pai transmitem uma assinatura química observável nas estrelas formadas naquela nuvem. Assim, as estrelas formadas juntas têm proporções de elementos semelhantes“.

Por causa de suas semelhanças, os astrónomos acham que o J1124 + 4535 deve ter vindo de uma galáxia anã evoluída e antiga, um pouco semelhante à Ursa Menor. É a primeira vez que vimos algo assim na nossa própria galáxia.

PARTILHAR

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …