Ter medo de tomar banho pode ser desagradável. E o medo de flores? Eis alguns dos medos mais estranhos do mundo.
Há várias fobias a objetos ou situações do dia a dia que deve conhecer. A claustrofobia, por exemplo, é bem comum e conhecida por todos os que têm medo de espaços fechados.
Pode também já ter ouvido falar de aracnofobia, ou seja, medo de aranhas, ou acrofobia, mais conhecida como simplesmente “medo de alturas”.
Mas há quem tenha medos… bizarros. Eis alguns, apresentados pela Britannica.
- Ablutofobia: este medo, muito raro, pode ser bastante desconfortável — consiste em medo de tomar banho (ou de se lavar, no geral).
- Globofobia: não, não é medo de globos, mas sim de outro objeto que tem a mesma forma: balões.
- Porfirofobia: o medo da cor roxo. talvez por ser uma cor forte, o roxo pode, por exemplo estar associado a alguma memória negativa.
- Macrofobia: se esperar numa urgência ou numa fila não o deixa contente, lembre-se que podia ser pior, podia mesmo ter fobia de longas esperas.
- Lachanofobia: se o seu filho não come vegetais, pode mesmo ter medo deles. É este o nome que se dá ao pânico de leguminosas.
- Antofobia: aversão aptológia a flores. Sim, qualquer uma delas — especialmente desagradável para quem vive em zonas rurais.
- Onfalofobia, Geniofobia e Genufobia: respetivamente, medo de umbigos, queixos e joelhos.
- Submecanofobia: medo de objetos submersos, parcial ou completamente. Pode coincidir com a ralofobia, ouseja, meod de ralos (de psicina, geralmente).
- Hipopotomonstrosesquipedaliofobia, ou sesquipedalofobia: medo de palavras grandes — o que se torna bastante irónico.
É claro que pode conhecer pessoas com outros medos estranhos. Mas alguns, como ter medo de queixos ou não conseguir de tomar banho, são capazes de atrapalhar um pouco o seu quotidiano.