Estreante Raphael Guerreiro dá vitória a Portugal sobre Argentina

XIIIfromTOKYO / Wikimedia

O jovem jogador do FC Loirent Raphael Guerreiro estreou-se na selecção com um golo e uma vitória sobre a Argentina

O jovem jogador do FC Loirent Raphael Guerreiro estreou-se na selecção com um golo e uma vitória sobre a Argentina

Em Old Trafford, num duelo entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi que durou apenas os primeiros 45 minutos, o lateral-esquerdo do Lorient acabou por decidir o jogo com um cabeceamento certeiro, aos 90+1 minutos, após centro de Ricardo Quaresma.

Após a sua estreia frente à Arménia na última sexta-feira, Raphael Guerreiro entrou em campo na segunda parte e voltou a deixar boa imagem, culminado a sua primeira experiência na seleção principal com um golo.

Esta foi apenas a segunda vitória de Portugal sobre a Argentina, atual vice-campeã mundial, a primeira desde 1972, quando na altura a seleção lusa bateu os sul-americanos no Rio de Janeiro, por 3-1.

O tento de Raphael Guerreiro apareceu numa altura em que o nulo já era quase certo como resultado, num jogo que teve alguma qualidade na primeira parte e acabou por cair muito na segunda, devido à habitual “dança” das substituições e à saída das principais figuras das duas seleções.

Mesmo assim, a Argentina dominou grande parte da partida e somou mais oportunidades, perante uma equipa de Portugal que foi feliz em sair de Old Trafford com a vitória.

O golo da Raphael Guerreiro sucedeu praticamente na única vez que a seleção lusa chegou à baliza rival.

Depois do importante triunfo sobre a Arménia (1-0) na qualificação para o Europeu 2016, o selecionador luso usou este particular para efetuar algumas “experiências”, com Beto na baliza, Bruno Alves ao lado de Pepe no centro da defesa e com Tiago Gomes na esquerda.

O jogador do Sporting de Braga, de 28 anos, estreou-se mesmo com a camisola das “quinas”.

Fernando Santos optou também por regressar à estratégia apresentada frente à Dinamarca (1-0), reforçando o meio-campo com a entrada de André Gomes e tirando Postiga da frente.

Contudo, a “fórmula” de Santos apresentou alguns problemas na primeira parte, sobretudo na meia-hora inicial, em que a Argentina foi claramente dominadora, perante uma equipa portuguesa que sentiu muitas dificuldades para sair do seu próprio meio-campo.

Di Maria, Messi e Pastore somaram boas oportunidades para colocar a Argentina em vantagem e a equipa sul-americana só não protagonizou mais jogadas de perigo devido ao acerto dos centrais portugueses.

Bruno Alves e Pepe foram as principais figuras da seleção portuguesa na primeira parte e acabaram muitas vezes por ter que auxiliar Tiago Gomes na esquerda, que logo na estreia apanhou com Messi pelo seu lado.

Só a meio da primeira parte é que Portugal deu um ar da sua graça, por Cristiano Ronaldo, que, depois de um centro de Bosingwa, “deitou” Biglia, mas acabou por atirar por cima.

A partir daí, a seleção lusa até equilibrou a partida, mas algumas das suas unidades continuaram em baixo rendimento, sobretudo André Gomes e Danny.

Após o intervalo, o jogador do Zenit ficou no balneário, assim como Cristiano Ronaldo e Pepe, entrando Eder, Ricardo Quaresma e José Fonte, outra estreia.

Do lado da Argentina, Messi também já não subiu ao relvado, dando lugar ao benfiquista Gaitan.

Com inúmeras substituições, incluindo a entrada de Adrien, que também se estreou, o jogo caiu muito de qualidade, mas, mesmo assim, a Argentina manteve um maior teor ofensivo, sem grandes oportunidades de golo.

Quando nada fazia prever, Quaresma apareceu solto na direita, depois de um ressalto em Eder, e centrou para a cabeça de Raphael Guerreiro, que fez o golo, aos 90+1 minutos.

Equipas:

Argentina: Guzman, Facundo Roncaglia, Martin Demichelis, Nicolas Otamendi, Christian Ansaldi (Jonathan Silva, 73), Javier Mascherano, Lucas Biglia, Javier Pastore (Roberto Pereyra, 73), Angel Di Maria (Erik Lamela, 61), Lionel Messi (Nicolas Gaitan, 46) e Gonzalo Higuain (Carlos Tevez, 62).

(Suplentes: Sergio Romero, Willy Caballero, Santiago Vergini, Pablo Zabaleta, Enzo Perez, Sergio Aguero, Roberto Pereyra, Federico Fazio, Erik Lamela, Ever Banega, Nicolas Gaitan, Carlos Tevez e Jonathan Silva).

Selecionador: Gerardo Martino.

Portugal: Beto, Bosingwa, Bruno Alves, Pepe (José Fonte, 46), Tiago Gomes (Raphael Guerreiro, 52), Tiago (William Carvalho, 78), João Moutinho, André Gomes (Adrien Silva, 66), Danny (Éder, 46), Nani e Cristiano Ronaldo (Ricardo Quaresma, 46)

(Suplentes: Rui Patricio, Anthony Lopes, José Fonte, Ricardo Carvalho, Eder, Vieirinha, Raphael Guerreiro, William Carvalho, João Mário, Adrien, Ricardo Quaresma, Cedric e Helder Postiga).

Selecionador: Fernando Santos.

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Descobertos "quasares frios" que podem reescrever como as galáxias morrem

Durante a 234.ª reunião da Sociedade Astronómica Americana em St. Louis, Allison Kirkpatrick, professora assistente de física e astronomia da Universidade do Kansas, anunciou a sua descoberta de "quasares frios" - galáxias com abundância de …

Mulher forçada a dar à luz bebé sem crânio devido às leis antiaborto americanas

Devido à estrita legislação antiaborto americana, uma mulher foi obrigada a dar à luz o seu filho que tinha anencefalia, uma malformação que consiste na ausência de cérebro. O caso está a trazer ao de cima …

O vulcão de gelo do planeta Ceres formou-se a partir de uma bolha de lama salgada

Quando a sonda Dawn da NASA chegou a Ceres, avistou várias características marcantes, incluindo Ahuna Mons, a maior montanha do planeta anão. Tem uma altura máxima de cerca de 5 quilómetros. Dado que Ceres é inferior …

“A reforma da floresta está para o Governo como o Alqueva esteve para Guterres”

O ministro da Agricultura compara as dificuldades de implementação da reforma da floresta às enfrentadas há 20 anos pelo projeto do Alqueva e apela à continuidade destas políticas com reflexos nas próximas décadas. “A reforma da …

Quase 4.000 idosos agredidos em três meses

Entre janeiro e março deste ano, a PSP identificou 3778 vítimas de agressão em 3684 casos de violência contra idosos, escreve o Jornal de Notícias. De acordo com o diário, que avançou com os números …

Benfica vence Sporting na negra e sagra-se campeão de futsal

O Benfica sagrou-se campeão nacional de futsal, ao bater em casa o Sporting, por 4-3, no quinto e último jogo da final, disputado no Pavilhão da Luz, em Lisboa. Raul Campos, que marcou por duas vezes …

Quimioterapia por spray é a nova esperança no tratamento de cancro

Hospitais franceses estão a testar um novo tratamento para cancro do estômago. A técnica desenvolvida em 2013 está agora a ser testada, mas os resultados são promissores. "A quimioterapia clássica era horrível… mas com este tratamento, …

As brilhantes "lágrimas azuis" dos mares chineses são tóxicas (e estão a crescer)

As luzes azuis que pintam os mares chineses, muitas vezes chamadas de "lágrimas azuis", podem ser vistas depois de escurecer em muitas praias da China e tornaram-se, recentemente, numa grande atração turística. Nas noites de verão, …

PCP teme maioria absoluta de Costa. Se o PS tiver "mãos livres", há risco de retrocesso

O secretário-geral do PCP afirmou este sábado que se o PS tiver “as mãos completamente livres”, o país corre o risco de retroceder nas conquistas dos direitos alcançados e as imposições de Bruxelas serão sempre …

No Japão, pilotar drones enquanto bêbado dá prisão

Os drones revolucionaram a fotografia, ajudaram na conservação, transportaram órgãos para transplantes e até já ajudaram em missões de busca e salvamento. Mas as máquinas voadoras controladas remotamente nem sempre são usadas para o bem. Também …