Uma estranha e rara molécula foi detetada na atmosfera de Titã

NASA / JPL / Space Science Institute

Uma equipa de cientistas da NASA identificou uma estranha e rara molécula na atmosfera de Titã, o maior satélite natural de Saturno.

Em comunicado, os cientistas detalham que em causa está a molécula de ciclopropenilideno ou C3H2, que nunca antes foi detetada em qualquer outra atmosfera.

De acordo com os cientistas, citados pela agência espanhola Europa Press, esta molécula simples baseada em carbono pode ser um percurso de compostos mais complexos que podem vir a formar ou alimentar possíveis formas de vida em Titã.

A equipa encontrou a molécula, que é composta por carbono e hidrogénio, enquanto analisava assinaturas de luz recolhidas pelo telescópio espacial ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter), localizado no Chile.

Os dados revelaram a composição química da atmosfera de Titã através da energia que as suas moléculas emitiram ou absorveram.

“Quando percebi que estava a olhar para o ciclopropenilideno, a primeira coisa que pensei foi, bem, ‘isto é realmente inesperado’“, disse Conor Nixon, um cientista planetário do Goddard Space Flight Center da NASA, que liderou a investigação, citado em comunicado.

O ciclopropenilideno, que os cientistas da NASA descrevem mesmo como uma “pequena molécula muito estranha, não tende a demorar muito em condições atmosféricas, porque reage de forma fácil e rápida com outras moléculas, formando outros compostos.

“É uma pequena molécula muito estranha, não é daquelas abordados no ensino secundário, nem mesmo num curso superior em Química. Não é nada que se vá encontrar na Terra”, disse Michael Malaska, cientista do Jet Propulsion Laboratory da NASA.

Ainda assim, é extremamente importante encontrar este tipo de moléculas para conseguir criar uma visão geral de Titã: “Cada pequena peça é parte do que podemos descobrir e pode ajudar-nos a completar o enorme quebra-cabeças das coisas que acontecem lá”.

Os resultados da investigação foram publicados na revista The Astronomical Journal.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Futebol europeu com perdas de quase 4 mil milhões de euros

Relatório da Deloitte indica que, só nas cinco maiores ligas europeias da modalidade, a quebra nas receitas foi de 11%. Calendários alterados, campeonatos adiados ou mesmo cancelados, jogos sem público. Como se esperava, a pandemia que …

O asteróide que dizimou os dinossauros veio de um lugar inesperado

O asteróide que extinguiu os dinossauros provavelmente veio da metade externa do cinturão de asteróides principal, uma região que se pensava produzir poucos asteróides.  Investigadores do Southwest Research Institute, no Texas, Estados Unidos, mostraram que os …

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …