Estoril 1-5 Benfica | Demonstração de força de águia insaciável

2

José Sena Goulão / Lusa

Mais uma vitória, mais uma goleada do Benfica. Quatro dias após ter marcado seis golos ao Maccabi Haifa na Liga dos Campeões, os “encarnados” foram ao terreno do Estoril Praia assinar mais cinco e aumentar para 23 os jogos oficiais sem derrotas desde o início da temporada.

As “águias” deram poucas hipóteses e ao intervalo já ganhavam por 3-0, golos de Musa e António Silva (2), com João Mário e Mihailo Ristić (golão para ver e rever) a facturarem na segunda parte.

Em nenhum momento, a partir do 1-0, os “canarinhos” deram mostras de poder contrariar a caminhada triunfal benfiquista, mas conseguiram ainda impor o primeiro golo sofrido pelos homens da Luz fora de casa na Liga bwin 22/23.

O Benfica assumiu de pronto o domínio e as despesas ofensivas, mas a primeira grande oportunidade pertenceu ao Estoril Praia, aos 16 minutos, com Rodrigo Martins isolado, mas a permitir a defesa de Vlachodimos com o pé direito, numa grande intervenção do grego.

Porém, do outro lado os jogadores do Benfica não desperdiçaram tanto. Aos 25 minutos, Grimaldo arrancou um cruzamento perfeito da esquerda e Petar Musa, nas alturas, cabeceou para o 1-0.

Cinco minutos volvidos as “águias” ampliaram, por António Silva, num lance pouco habitual. Chiquinho serviu de calcanhar (não conta como assistência porque ainda tabelou num adversário) e o central finalizou de… calcanhar.

O minuto 37 foi de grande espectáculo. Primeiro o Estoril quase marcou, com Musa a acertar na barra quando tentava afastar, e no rápido contra-ataque que se seguiu, Grimaldo serviu Enzo Fernández que, perante Pedro Silva, permitiu uma grande intervenção do guardião.

Só que nada pôde fazer pouco depois quando Florentino assistiu, de cabeça, para o bis de António Silva (40′). O jovem defesa era o melhor em campo na Amoreira ao intervalo, com um GoalPoint Rating de 7.5, fruto dos dois golos, naturalmente, mas também de dois duelos aéreos defensivos ganhos.

Os “canarinhos” assumiram mais o jogo no segundo tempo, numa tentativa de deixarem outra imagem, embora o Benfica também o tenha consentido, para depois explorar o contra-ataque.

Musa esteve muito perto do 4-0 aos 59 minutos, após trabalhar bem na área e rematar ao poste. Este surgiu aos 67 minutos, com David Neres, entrado instantes antes, a assistir João Mário, que não falhou.

Henrique Araújo, também recém-entrado, viu Pedro Silva negar-lhe um golo e, na sequência do canto, o jovem atacante recebeu uma assistência de cabeça de António Silva e marcou, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo de Florentino, que se fez à bola.

Contudo, o momento do jogo ainda estava para vir. Mihailo Ristić (89′), acabado de entrar, ensaiou um pontapé de meio do meio-campo estorilista e fez um golão, o seu primeiro com a camisola benfiquista.

Tempo ainda para os da casa reduzirem para 5-1, por Serginho (90′), naquele que foi o primeiro golo sofrido pelo Benfica esta época fora de casa no campeonato.

Melhor em Campo

Se os elogios a António Silva pelas suas qualidades defensivas já escasseavam, o jovem tratou de arranjar novos motivos para o fazermos, acrescentando agora qualidade no ataque, o que contribuiu para um GoalPoint Rating final, um 8.1.

O central marcou dois golos nesta partida, estreando-se a marcar na Liga bwin, e tudo na primeira parte.

Depois mostrou competência no passe, com 90% de eficácia, acumulando ainda oito recuperações de posse, dois bloqueios de remate e três duelos aéreos defensivos ganhos em três.

Destaques do Estoril Praia

Serginho 6.2

Entrado para o último quarto-de-hora, o extremo fica com o seu nome ligado ao primeiro golo sofrido pelo Benfica fora de casa nesta Liga. Para tal bastou um remate, tendo ainda completado todos os sete passes que realizou.

Shaquil Delos 5.1

Outro jogador que entrou a meio da segunda parte e que terminou com melhores números que os seus colegas titulares. O defesa acertou os cinco passes que fez e realizou uma condução super aproximativa.

Destaques do Benfica

João Mário 7.4

Grande época está a fazer João Mário, que continua a mostrar uma confiança assinalável. O médio fez mais um golo, o quinto na prova esta temporada, e esteve muito bem no passe, com três para finalização, 11 ofensivos valiosos, uma eficácia global de 92% e ainda seis recuperações de posse.

Musa 7.4

O ponta-de-lança aproveitou bem a titularidade para mostrar serviço, tendo marcado um belo golo de cabeça. Ao longo do jogo esteve sempre muito activo na frente, nunca estático, terminando com três remates, um ao poste, um passe de ruptura, oito acções com bola na área contrária, três duelos aéreos ofensivos ganhos em três e ainda recuou para fazer um corte decisivo (…para a barra).

Alexander Bah 6.7

O vigor ofensivo do lateral dinamarquês é complementado por uma cada vez maior consistência defensiva, em especial no posicionamento e na forma como fecha a porta aos adversários no um para um. Bah fez quatro cruzamentos de bola corrida, dois deles eficazes, 11 passes aproximativos e dois super aproximativos, 84 acções com bola (segundo valor mais alto), ganhou quatro de cinco duelos aéreos e registou três acções defensivas no meio-campo contrário e outros tantos desarmes.

Ristić 6.4

O lateral não jogou minutos suficientes para, habitualmente, merecer referência, mas fazemo-lo para realçar o golo estupendo que marcou, que vale a pena ser visto e revisto.

Grimaldo 6.3

Quem saiu para entrar Ristić foi Grimaldo, também ele em destaque. O espanhol fez a assistência para o golo de Musa, dois passes para finalização e conseguiu quatro desarmes. De negativo as 17 perdas de posse, máximo da partida.

Rafa Silva 6.2

Menos explosivo que noutros jogos, o extremo esteve, ainda assim, em bom plano, com o máximo de remates na partida (4, nenhum enquadrado), uma ocasião flagrante criada e 17 passes certos em 18.

Florentino 6.1

O médio não é conhecido pelos seus dotes ofensivos, mas nesta partida não foi de modas e fez duas assistências. No passes esteve muito bem, com 94% de eficácia global, acumulou ainda oito recuperações de posse e duas intercepções.

Enzo Fernández 5.8

Bom jogo do argentino, que vê a nota afectada devido a uma ocasião flagrante falhada. O destaque vai para o máximo de passes certos (70) e tentados (78), entre eles dez longos certos em 13, somando ainda o máximo de acções com bola (109). Registou três desarmes e outros tantos bloqueios de passe.

Resumo

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.