O ex-Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou durante uma entrevista na segunda-feira que colocaria fim à guerra na Ucrânia em 24 horas, não avançando pormenores sobre a forma como o faria.
Durante a entrevista à Fox News, citada pelo Jerusalem Post, Trump disse que se a guerra não acabar até ao próximo ano, e se for eleito como Presidente, poderia fim ao conflito com uma “negociação fácil” entre o líder russo Vladimir Putin e o chefe de Estado ucraniano Volodymyr Zelenskyy.
“Mas não quero dizer-lhe o que é, porque assim não posso usar essa negociação”, indicou na entrevista.
O antigo Presidente norte-americano acredita que a guerra não acabará no final do próximo ano, declarando que “também é possível que estejamos na 3.ª Guerra Mundial com estes idiotas que estão a fazer o que estão a fazer”.
“Pode acabar numa guerra mundial nuclear”, sublinhou, indicando ainda que se tivesse sido eleito para a Casa Branca em 2020 a guerra nunca teria acontecido, repetindo uma afirmação que fez há algumas semanas quando disse ter permitido que a Rússia anexasse partes da Ucrânia para evitar uma invasão.
Nos primeiros meses da guerra, falou-se de negociações potencialmente em curso em Jerusalém depois do então primeiro-ministro Naftali Bennett se ter oferecido para mediar. O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu repetiu a mesma oferta pouco depois de formar o seu governo.
A Ucrânia referiu que não vê uma forma de negociar com a Rússia depois de o Tribunal Penal Internacional ter emitido um mandado de captura para Putin por crimes de guerra na Ucrânia.
Tenho uma vaga ideia do que Trump faria (ou fará?) para acabar esta guerra. Não podemos esquecer que o Trumpas foi eleito com uma ajudinha de Putin e que os dois se entendem muito bem, portanto….quem se lixa é a Ucrânia.
Se rendia na hora…..
Também afirma estar a cima da lei e que não precisa que as pessoas votem nele para ganhar eleições…..
Olha o chico esperto já a fazer propaganda para a presidência, sem ter a mínima ideia do que fazer em relação a terminar com a guerra sem complicações para nenhum dos lados.