Este é o som que o Sol faz (e é surpreendentemente relaxante)

Parece estática ou até uma meditação com taças tibetanas, mas na verdade, este é o som que o Sol faz. Ou quase!

Um grupo de cientistas da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) e da Agência Espacial Europeia (ESA) usou dados do Observatório Solar da NASA para mapear as vibrações que formam o “zumbido baixo e pulsante” que é emitido pelo Sol. E o resultado é o que se pode ouvir no vídeo reproduzido acima.

O director da Divisão de Ciências Heliofísicas do Centro Espacial Goddard da NASA, Alex Young, cuja voz se pode ouvir no vídeo acima, explica que quando qualquer material se move, as ondas viajam através dele, e o mesmo acontece dentro do Sol.

Como não podemos testemunhar esse tipo de movimento a olho nu, esta “canção” é a tradução de tais ondas num sentido que podemos realmente compreender: o som.

Embora exista um grau de arte envolvido na criação, a parte da ciência também é muito interessante. A tradução deste zumbido dá aos investigadores um melhor entendimento do funcionamento interno da nossa estrela.

“O Sol está a vibrar em muitas frequências diferentes”, mas “não temos maneiras directas de olhar para dentro dele, então, usar as suas vibrações naturais permite-nos fazer isto”, conclui Young.

Em Abril deste ano, o professor de Astrofísica da Universidade de Birmingham, em Inglaterra, Bill Chaplin, já tinha apresentado uma teoria sobre o som do Sol, salientando que os corpos celestes têm um barulho natural que “acontece na camada externa das estrelas” e que fica “preso, fazendo com que ressoe como um instrumento musical“.

Mas só agora, graças à NASA e à ESA, é possível transformar a teoria em som de facto. E o resultado é surpreendentemente relaxante.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Isto é mentira, não acredito nem 0,00000000000000000000000001% deste som ser do sol. A NASA inventa para manter e justificar o apoio financeiro.

RESPONDER

IA prevê a estrutura de uma proteína e supera um dos maiores desafios da biologia

Um sistema de Inteligência Artificial desenvolvido pela DeepMind, empresa britânica detida pela Google, conseguiu superar um dos maiores desafios da biologia ao prever com precisão a estrutura de uma proteína a partir de apenas a …

Novo estado de emergência. Especialistas voltam a reunir no Infarmed, Marcelo recebe partidos

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltam a reunir-se esta quinta-feira para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …

A tríade Mendes-Fosun-Wolves. O quid pro quo que pode estar perto do fim

A ligação entre Jorge Mendes, a Fosun e o Wolverhampton há muito que é contestada. Agora, pode estar perto do fim graças a novos regulamentos para agentes de jogadores. As participações sociais da Gestifute S.A. e …

Greve de fome. Ljubomir Stanisic assistido no hospital, Governo desmente recusa em receber manifestantes

O chef Ljubomir Stanisic, um dos rostos do movimento "A Pão e Água" e que estava há seis dias a fazer greve de fome em frente ao parlamento, foi na quarta-feira transportado para o Hospital …

"Não tenhamos ilusões". Marcelo alerta que o processo de vacinação vai levar muitos meses

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou esta quarta-feira que o processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal vai levar "muitos meses", apelando aos portugueses para não baixarem a guarda. “Não tenhamos ilusões, …

As primeiras vacinas de combate à covid-19 exigem conservação a temperaturas negativas. A ciência explica porquê

O mês de novembro trouxe notícias encorajadoras sobre a produção de vacinas de combate à covid-19. Contudo, tanto a promissora descoberta da Moderna como a da Pfizer /BioNTech, usam uma tecnologia que obriga a que …

Já dois nomes na calha para substituir Zidane no Real Madrid

Já há dois nomes na calha para substituir o treinador do Real Madrid, Zinedine Zidane, cuja continuidade no emblema espanhol está em risco depois de alguns desaires no campeonato e na Liga dos Campeões.  A notícia é …

Câmara do Porto quer isentar estacionamento em parques municipais por 120 minutos

A Câmara do Porto vai propor isentar do pagamento da taxa de estacionamento em cinco parques municipais, por um período de 120 minutos, por cada cliente, entre os dias 8 de dezembro e 8 de …

Registada a maior explosão solar dos últimos 3 anos

No domingo, dia 29 de novembro, o Sol desencadeou a erupção solar mais potente dos últimos três anos. A explosão foi medida como um M4.4 na escala que os astrónomos usam para tempestades solares. No dia …

Puxar, torcer e deformar. A Grande Nuvem de Magalhães perturba violentamente a nossa galáxia

O disco espiral de estrelas e planetas, na Via Láctea, está a ser puxado, torcido e deformado com extrema violência pela força gravitacional de uma galáxia mais pequena, a Grande Nuvem de Magalhães. Os cientistas acreditam …