Uma estátua recentemente inaugurada em Sapri, em Itália, está a ser alvo de críticas de muitos italianos que a consideram uma “ofensa às mulheres e à história” que devia homenagear.
No último sábado, em Salerno, no sul de Itália, vários políticos, entre os quais o ex-primeiro-ministro Giuseppe Conte, estiveram presentes na cerimónia de inauguração de uma estátua que pretende prestar tributo ao poema escrito, em 1857, por Luigi Mercantini.
O poema em causa, chamado “La Spigolatrice di Sapri” e muito estudado no ensino italiano, conta a história de uma mulher que se apaixona pelo revolucionário italiano Carlo Pisacane e de como a sua tentativa de insurreição contra o Reino de Nápoles acabou por se revelar um fracasso.
Pisacane esperava que os napolitanos se juntassem a ele e aos seus 300 homens numa revolução mas, em vez disso, estes aliaram-se aos governantes e o revolucionário foi morto, assim como todos os seus seguidores.
No entanto, conta a revista Vice, a escultura saiu completamente ao lado do que os italianos estavam à espera. Em vez de retratar Pisacane, ou os seus homens, a escultura retrata a respigadoira do poema, que usa um vestido justo ao corpo e cobre os seios com uma mão enquanto olha para o mar atrás de si.
A escultura já se tornou viral em Itália, pelos motivos errados, com muitos a considerarem que é inapropriada e ofensiva. É o caso de Laura Boldrini, deputada do Partido Democrata, que escreveu na sua conta do Twitter que era “uma ofensa às mulheres e à história que era suposto celebrar”.
“Como é que as instituições podem aceitar a representação das mulheres como um corpo sexualizado? O machismo é um dos males de Itália”, considerou ainda a parlamentar.
A senadora Monica Cirinnà também usou o Twitter para mostrar a sua indignação: “Esta estátua nada diz sobre a autodeterminação da mulher que optou por não trabalhar para se erguer contra o opressor Bourbon”, mas sim uma “bofetada na cara da história e das mulheres que ainda são apenas vistas como corpos sexualizados”.
Por sua vez, o responsável pela figura, o escultor Emanuele Stifano, partilhou uma publicação no Facebook na qual se mostrou “chocado e desanimado” com as críticas.
“Quando faço uma escultura, sempre tendo a cobrir o mínimo possível o corpo humano, independentemente do sexo”, explicou, acrescentando que, como esta está voltada para o mar, tal como no poema, ‘aproveitou’ a “brisa do mar que bate para dar movimento à saia longa, destacando o corpo”.
“Trata-se de sublinhar uma anatomia que não deveria ser um retrato fiel de uma camponesa do século XIX, mas antes representar um ideal de mulher, evocar o seu orgulho, o despertar de uma consciência, tudo num momento de grande páthos“, escreveu.
Em declarações à Associated Press, o autarca de Sapri, Antonio Gentile, também afirmou que a perceção de sexismo “está nos olhos de quem vê” e recusou a hipótese de a escultura vir a ser retirada pois, considerou, isso só acontece “em países onde a democracia foi suspensa”.
… reconheço que não percebi (pela notícia pelo menos) que a mulher tenha relevância suficiente para ser esculpida como um ícone do poema, e aí sim poderei ver uma intenção mais “estética” da representação pretendida. Agora, daí até ser uma representação “sexista” da mulher… por amor da santa! A estátua é lindíssima, e uma perfeita obra de arte, de que os italianos se devem orgulhar em qualquer contexto, e então comparada com a maioria das esculturas que foram plantadas recentemente no nosso país… olha, já sei, troquem pela do Ronaldo.
Se o Da Vinci fosse vivo hoje tínhamos um vitruviano de fraldas, esta malta tem tempo a mais.
Isto é mais uma parvoíce das complexadas do metoo. O corpo da estátua não é sexualizado. É escultural e esbelto. Mostra o que de belo há no corpo feminino, quando é belo. Agora estas reacções só cheiram a ressabiamento por parte das feiosas deste mundo, que não se conseguem identificar com a estátua.
Era a mesma coisa que fazerem uma estátua de um guerreiro, em que o representam cheio de músculos e de tronco nú de espada na mão… E vir a associação dos gajos mal paridos, dizer “ah e tal… Isto é uma ofensa objectificante e sexualizante porque não representa os gordos, os coxos e os marrecos.”
Deixem-se de complexos minhas senhoras. Qualquer representação de uma mulher com corpo voluptuoso é um elogio e não uma ofensa. Sim é verdade que não precisa de ser essa a forma de elogiar. Há outras… Mas cada um usa a que quer e não deixa de ser elogio por isso. Essa conversa da objectificação é coisa de atrasado mental porque a objectificação começa e termina na cabeça do observador e… A menos que as metoos queiram ser polícia de pensamento, não se pode mandar nem controlar o que os outros pensam.
E lá vamos nós a utilizar a mesma cartilha do que acontece nos EUA. É exasperante e regressista como esta estátua pode atentar contra qualquer mulher — ainda que não represente todas.
Em vez de contribuirem produtivamente para a sociedade estes eleios pelo povo de cada país, passam a vida a criar divisão — será que estas pessoas estão bem com elas mesmas?
Estamos no séc. XXI e não na idade média: daqui a pouco temos a censura e a inquisição de volta.
Exmos Srs. politicos, sirvam os cidadãos produtivamente ou demitam-se em vez de perder tempo com frugalidades.
se não usarem estes assuntos para demonstrarem que merecem o tacho, eles/as não fazem falta1
Por este andar as obras classicas que retratam as mulheres com pouca ou nenhuma roupa tem de ser restauradas e meterem lhes uma burka…Sou mulher, tenho orgulho no meu corpo e quando me olho ao espelho gosto de ver o que vejo…por um lado dizem “ah e tal as mulheres devem ser livres de vestir o que querem” e depois estas pessoas dizem ” ah e tal a sexualizacao do corpo feminino”….menos senhores/as, menos….
Não sabia que se usava tanga em XIX… Claro que está sexualizado, procurem pinturas do Risorgimento e vão ver como as mulheres que trabalhavam no campo se vestiam, de certeza não era de tanga/fio dental, nem se via o traseiro.
Parece mais uma estatua de alguém que foi aos óscares.
Mulheres foram esculpidas por menos e frefiro uma estátua de mulher.
Agora sou sexista? provavelmente nos modos de agora em que tudo é invertido.
Deve ser complicado ser jovem agora
Todos tão sérios perante uma estátua dessas? hahahahahahaha
Belíssima!
A estatua causa tanta indignacao? E entao se for no festival de cannes, nos Orcars ou uma qualquer cantadeira em cima dum palco ou em paginas de jornais e revistas, ja se aceita que andam semi-nuas?
Deixem-se de pudores e apreciem o que é belo e agradavek de se ver.
Bela estátua, que certamente atrairá os olhares. Trabalhar com as proporções ideais do corpo, sem usar o subterfúgio das roupas, não é fácil para um escultor. Parabéns ao artista. Fez uma obra que será muito visitada, ao contrário de tantas estátuas esquecidas, que se enchem de pátina. Só mulher feia achou ruim.
O escultor sabe bem como se vestiam as camponesas no século XIX… quando estavam a sair do banho de mar, algo que elas faziam frequentemente. Mas, pronto, é um “momento de grande páthos”. Agora, saia um camponês de tanga, se faz favor!
Para muitos é mais agradável ver um fulano de barba vestido de mulher na comemoração dos 25 anos da SIC, o qual foi ao palco receber o prémio atribuído, a titulo póstumo, à grande artista Maria João Abreu!
O escultor recriou a imagem da mulher do séc. 19 “actualizando-a” isto é coisificando-a. Digam o que disserem o vestido não fica bem tão transparente isto para quem pensa que a mulher é muitas vezes aproveitada para simbolizar objectos idólatras. Acredito que se se tratasse de uma velhota de saia larga e lenço não causava tal celeuma! A mulher não é considerada como ser independente da opinião masculina. A mulher submete-se a muitas torturas para agradar ao macho e o contrário é tudo menos verdade. É muito mais normal ver-se uma mulher a despir-se do que um varão! A propósito qual é homem que trepa ao varão para agradar ao sexo oposto! Enfim o machismo tem muita força!