Estátua de mulher da elite pré-hispânica encontrada no México

(dr) María Eugenia Maldonado Vite

Uma estátua, com 500 anos, de uma jovem mulher com um grande ornamento na cabeça foi descoberta, no início de janeiro, no centro do México.

De acordo com o site Live Science, a estátua de dois metros, feita em calcário, representa uma jovem mulher vestida com roupa e joias elaboradas, incluindo um pendente circular conhecido como “oyohualli”, brincos em forma de borla e um cocar (adorno de penas que se usa na cabeça).

Em comunicado, María Eugenia Maldonado Vite, arqueóloga do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH) que lidera a escavação, explicou que a estátua deverá representar uma mulher de elite, “possivelmente uma governante, devido à sua postura e traje”.

A estátua foi encontrada por agricultores num campo da cidade de Hidalgo Amajac, no estado mexicano de Veracruz, no primeira dia de janeiro. Os investigadores pensam que data provavelmente do final do período pós-clássico (1450-1521) e destacam o facto de ter características que lembram a cultura Huastec (civilização pré-colombiana da Mesoamérica que ocupava parte do território na costa do Golfo do México).

Segundo Maldonado Vite, a localização da estátua entre os sítios arqueológicos de Tuxpan e de Castillo de Teayo sugere que esta tem raízes nas duas culturas, uma vez que a maioria das esculturas Huastecas são pensadas para retratar divindades ligadas a Tlazoltéotl, uma deusa asteca conhecida pela sua impureza sexual e comportamento pecaminoso.

“O estilo da jovem de Amajac é semelhante às representações das deusas Huastecas da Terra e da fertilidade, mas com uma influência externa, possivelmente o grupo indígena Nahua, tal como pode ser visto na órbita ocular embutida (uma característica que não pertence à escultura clássica Huasteca).”

“Além disso, o tecido que as mulheres Huastecas apresentam na frente da saia é sempre liso, enquanto este tem um ornamento feito de nós e fitas”, acrescenta.

Segundo o mesmo site, os arqueólogos planeiam estudar mais esta estátua, bem como o local onde foi encontrada, até porque não era do conhecimento dos investigadores. Durante a sua visita, a líder da investigação apercebeu-se de pequenas estruturas que podem ser edifícios residenciais pré-colombianos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …

Divulgados vídeos que sugerem como poderão ser os primeiros óculos de Realidade Aumentada da Samsung

A Samsung tem falado de óculos de Realidade Aumentada (RA) há anos, tendo recentemente lançado um conjunto básico de óculos de projeção de imagem no palco CES 2020. Porém, nunca tinha sido visto a empresa …