Estátua com 4.300 anos de faraó egípcio comprova passagem bíblica

dankit / Flickr

O faraó Amenhotep III herdou aos 12 anos um império que se estendia do rio Eufrates até ao Sudão

A escultura de pedra foi encontrada em Israel. Os arqueólogos asseguram que corresponde a um feito histórico descrito no livro bíblico de Josué.

Arqueólogos determinaram que uma estátua de 4300 anos de um faraó egípcio comprova a autenticidade de uma passagem bíblica. A escultura encontrada em Jasor, a norte de Israel e reconstruída em 1995, é prova da revolta dos judeus contra Jabín, rei de Canaã – zona que corresponde à atual Faixa de Gaza.

Dimitri Laboury, da fundação Nacional de Investigação Científica da Bélgica, assinala o sítio arqueológico como o lugar de onde se levaram a cabo os feitos descritos na passagem Josué 11:10-11, onde é descrita a destruição da cidade de Jasor, pelas mãos das tropas israelitas lideradas pelo rei Josué.

Gaby Laron / Hebrew University / Selz Foundation Hazor Excavations in memory of Yigael Yadin

Estátua de cabeça de faraó encontrada comprova passagem bíblica

O especialista em história e arqueologia do Antigo Egito, indica que a estátua foi destruída há cerca de 3300 anos, aproximadamente a mesma altura em que teriam ocorrido tais passagens bíblicas.

“As rachas indicam que o nariz se partiu e a cabeça se separou do resto da escultura antes de ser destruída”, indicou Laboury, coautor do recente estudo arqueológico sobre a cabeça encontrada de um faraó egípcio por identificar.

“Curiosamente, nenhuma outra parte da estátua original foi encontrada em nenhum sítio”, conta ao Live Science.

Os restos foram encontrados no mesmo complexo arqueológco onde foram achadas outras estátuas egípcias, incluindo uma encontrada em 2013 que tinha as garras de uma esfinge.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma prova de que tudo o que consta na Bíblia é historicamente verdade!
    Um reparo: é pena terem partilhado o post de alguém que refere Josué como sendo rei, quando ele foi juiz… e isso não é verdade! 😉

  2. Uma passagem pode ser verdadeira, então é prova de que TUDO é verdade? É este tipo de “não-raciocínio” que vai conduzir a humanidade ao extinção. Há muita coisa na Odisseia que é factualmente comprovável, agora ninguém passa disso para achar que o Ulisses, a Penélope, a Medusa e etc. existiram de facto.

  3. Caro Komissar, o facto de não lermos as coisas todas até ao fim é que nos leva a “não-raciocínios”!!!

    Mas não querendo parecer pretensioso, ao querer colocar-me no patamar de ser racional, vou tentar elucidá-lo com a minha “linha de raciocínio”:

    1. Escrevi “mais uma prova” e não “a prova” que torna tudo verdade;
    2. Deduzo pelo seu comentário que já leu a Odisseia. E quantas leu a Bíblia toda, mas de forma a entender o que leu, para falar com tanta convicção?
    3. Tem consultado meios de informação especializados que têm publicado cada vez mais provas históricas, geográficas e arqueológicas que provam que personagens e factos bíblicos, que se criam mitos ou fantasiosos até há bastante pouco tempo, afinal existiram/ocorreram?
    4. O que as pessoas pensam saber sobre Deus e as tradições/filosofias humanas é que as poderá levar à extinção, não o que Ele realmente é e requer de nós!
    5. A carta aos Romanos 12:1 diz-nos que devemos usar a nossa faculdade de raciocínio para não crermos de forma ingénua. Essa a diferença entre fé e fezada! 😉

    Cumprimentos!

  4. Acho que não acreditadar no digamos passado deve ver in loco em um tour pelo Egito e Israel e trilhar lá os caminhos que narra a Bíblia, há varias agenjcias de turismo especializada nesse turismo, na volta vc me fala se acredita ou , não acredida, a não ser que vc seja um cientista, aí lavo minhas mãos .

RESPONDER

Guerra aberta pelo ouro da Venezuela em Inglaterra. Maduro ordena investigação ao "roubo"

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, ordenou uma "investigação penal" ao que denomina "o roubo de ouro venezuelano" que está depositado no Banco Central de Inglaterra. Esta é a resposta do governante depois de o Tribunal …

Hospitais da Papua-Nova Guiné recusam atender grávidas. Médico aconselha mulheres a evitar gravidez

Um obstetra da Papua-Nova Guiné aconselhou as mulheres daquele país a não engravidarem nos próximos dois anos, revelando que o medo de transmissão do coronavírus tem levado os hospitais a recusarem atender grávidas. Segundo noticiou esta …

China vai encerrar gradualmente todos os mercados de aves vivas

A China vai fechar gradualmente todos os mercados onde aves vivas são vendidas, visando reduzir os riscos para a saúde pública, informou hoje a imprensa oficial. Chen Xu, alto funcionário da Administração Estatal de Regulação do …

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …

Veto da Índia ao TikTok pode custar mais de 5 mil milhões de euros à ByteDance

O executivo indiano anunciou o bloqueio de 59 aplicações móveis chinesas, assegurando que as aplicações roubam dados dos utilizadores e partilham informações com o governo chinês. O grupo chinês de tecnologia ByteDance, que desenvolveu o TikTok, …