Estátua com 4.300 anos de faraó egípcio comprova passagem bíblica

dankit / Flickr

O faraó Amenhotep III herdou aos 12 anos um império que se estendia do rio Eufrates até ao Sudão

A escultura de pedra foi encontrada em Israel. Os arqueólogos asseguram que corresponde a um feito histórico descrito no livro bíblico de Josué.

Arqueólogos determinaram que uma estátua de 4300 anos de um faraó egípcio comprova a autenticidade de uma passagem bíblica. A escultura encontrada em Jasor, a norte de Israel e reconstruída em 1995, é prova da revolta dos judeus contra Jabín, rei de Canaã – zona que corresponde à atual Faixa de Gaza.

Dimitri Laboury, da fundação Nacional de Investigação Científica da Bélgica, assinala o sítio arqueológico como o lugar de onde se levaram a cabo os feitos descritos na passagem Josué 11:10-11, onde é descrita a destruição da cidade de Jasor, pelas mãos das tropas israelitas lideradas pelo rei Josué.

Gaby Laron / Hebrew University / Selz Foundation Hazor Excavations in memory of Yigael Yadin

Estátua de cabeça de faraó encontrada comprova passagem bíblica

O especialista em história e arqueologia do Antigo Egito, indica que a estátua foi destruída há cerca de 3300 anos, aproximadamente a mesma altura em que teriam ocorrido tais passagens bíblicas.

“As rachas indicam que o nariz se partiu e a cabeça se separou do resto da escultura antes de ser destruída”, indicou Laboury, coautor do recente estudo arqueológico sobre a cabeça encontrada de um faraó egípcio por identificar.

“Curiosamente, nenhuma outra parte da estátua original foi encontrada em nenhum sítio”, conta ao Live Science.

Os restos foram encontrados no mesmo complexo arqueológco onde foram achadas outras estátuas egípcias, incluindo uma encontrada em 2013 que tinha as garras de uma esfinge.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma prova de que tudo o que consta na Bíblia é historicamente verdade!
    Um reparo: é pena terem partilhado o post de alguém que refere Josué como sendo rei, quando ele foi juiz… e isso não é verdade! 😉

  2. Uma passagem pode ser verdadeira, então é prova de que TUDO é verdade? É este tipo de “não-raciocínio” que vai conduzir a humanidade ao extinção. Há muita coisa na Odisseia que é factualmente comprovável, agora ninguém passa disso para achar que o Ulisses, a Penélope, a Medusa e etc. existiram de facto.

  3. Caro Komissar, o facto de não lermos as coisas todas até ao fim é que nos leva a “não-raciocínios”!!!

    Mas não querendo parecer pretensioso, ao querer colocar-me no patamar de ser racional, vou tentar elucidá-lo com a minha “linha de raciocínio”:

    1. Escrevi “mais uma prova” e não “a prova” que torna tudo verdade;
    2. Deduzo pelo seu comentário que já leu a Odisseia. E quantas leu a Bíblia toda, mas de forma a entender o que leu, para falar com tanta convicção?
    3. Tem consultado meios de informação especializados que têm publicado cada vez mais provas históricas, geográficas e arqueológicas que provam que personagens e factos bíblicos, que se criam mitos ou fantasiosos até há bastante pouco tempo, afinal existiram/ocorreram?
    4. O que as pessoas pensam saber sobre Deus e as tradições/filosofias humanas é que as poderá levar à extinção, não o que Ele realmente é e requer de nós!
    5. A carta aos Romanos 12:1 diz-nos que devemos usar a nossa faculdade de raciocínio para não crermos de forma ingénua. Essa a diferença entre fé e fezada! 😉

    Cumprimentos!

  4. Acho que não acreditadar no digamos passado deve ver in loco em um tour pelo Egito e Israel e trilhar lá os caminhos que narra a Bíblia, há varias agenjcias de turismo especializada nesse turismo, na volta vc me fala se acredita ou , não acredida, a não ser que vc seja um cientista, aí lavo minhas mãos .

RESPONDER

Índice de transmissibilidade sobe. É de 0,71 em Portugal Continental (e acima de 1 nas ilhas)

O índice de transmissibilidade da covid-19 subiu ligeiramente a nível nacional nas últimas duas semanas. Entre 24 e 28 de fevereiro, o índice foi de 0,71. O índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está …

Museu Neandertal responde a Joe Biden. "Eram mais espertos do que pensa"

O Museu Neandertal, na Alemanha, endereçou um convite ao Presidente norte-americano Joe Biden, depois de o governante ter considerado a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara um …

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …