Estátua com 4.300 anos de faraó egípcio comprova passagem bíblica

dankit / Flickr

O faraó Amenhotep III herdou aos 12 anos um império que se estendia do rio Eufrates até ao Sudão

A escultura de pedra foi encontrada em Israel. Os arqueólogos asseguram que corresponde a um feito histórico descrito no livro bíblico de Josué.

Arqueólogos determinaram que uma estátua de 4300 anos de um faraó egípcio comprova a autenticidade de uma passagem bíblica. A escultura encontrada em Jasor, a norte de Israel e reconstruída em 1995, é prova da revolta dos judeus contra Jabín, rei de Canaã – zona que corresponde à atual Faixa de Gaza.

Dimitri Laboury, da fundação Nacional de Investigação Científica da Bélgica, assinala o sítio arqueológico como o lugar de onde se levaram a cabo os feitos descritos na passagem Josué 11:10-11, onde é descrita a destruição da cidade de Jasor, pelas mãos das tropas israelitas lideradas pelo rei Josué.

Gaby Laron / Hebrew University / Selz Foundation Hazor Excavations in memory of Yigael Yadin

Estátua de cabeça de faraó encontrada comprova passagem bíblica

O especialista em história e arqueologia do Antigo Egito, indica que a estátua foi destruída há cerca de 3300 anos, aproximadamente a mesma altura em que teriam ocorrido tais passagens bíblicas.

“As rachas indicam que o nariz se partiu e a cabeça se separou do resto da escultura antes de ser destruída”, indicou Laboury, coautor do recente estudo arqueológico sobre a cabeça encontrada de um faraó egípcio por identificar.

“Curiosamente, nenhuma outra parte da estátua original foi encontrada em nenhum sítio”, conta ao Live Science.

Os restos foram encontrados no mesmo complexo arqueológco onde foram achadas outras estátuas egípcias, incluindo uma encontrada em 2013 que tinha as garras de uma esfinge.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma prova de que tudo o que consta na Bíblia é historicamente verdade!
    Um reparo: é pena terem partilhado o post de alguém que refere Josué como sendo rei, quando ele foi juiz… e isso não é verdade! 😉

  2. Uma passagem pode ser verdadeira, então é prova de que TUDO é verdade? É este tipo de “não-raciocínio” que vai conduzir a humanidade ao extinção. Há muita coisa na Odisseia que é factualmente comprovável, agora ninguém passa disso para achar que o Ulisses, a Penélope, a Medusa e etc. existiram de facto.

  3. Caro Komissar, o facto de não lermos as coisas todas até ao fim é que nos leva a “não-raciocínios”!!!

    Mas não querendo parecer pretensioso, ao querer colocar-me no patamar de ser racional, vou tentar elucidá-lo com a minha “linha de raciocínio”:

    1. Escrevi “mais uma prova” e não “a prova” que torna tudo verdade;
    2. Deduzo pelo seu comentário que já leu a Odisseia. E quantas leu a Bíblia toda, mas de forma a entender o que leu, para falar com tanta convicção?
    3. Tem consultado meios de informação especializados que têm publicado cada vez mais provas históricas, geográficas e arqueológicas que provam que personagens e factos bíblicos, que se criam mitos ou fantasiosos até há bastante pouco tempo, afinal existiram/ocorreram?
    4. O que as pessoas pensam saber sobre Deus e as tradições/filosofias humanas é que as poderá levar à extinção, não o que Ele realmente é e requer de nós!
    5. A carta aos Romanos 12:1 diz-nos que devemos usar a nossa faculdade de raciocínio para não crermos de forma ingénua. Essa a diferença entre fé e fezada! 😉

    Cumprimentos!

  4. Acho que não acreditadar no digamos passado deve ver in loco em um tour pelo Egito e Israel e trilhar lá os caminhos que narra a Bíblia, há varias agenjcias de turismo especializada nesse turismo, na volta vc me fala se acredita ou , não acredida, a não ser que vc seja um cientista, aí lavo minhas mãos .

RESPONDER

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …