Estátua com 4.300 anos de faraó egípcio comprova passagem bíblica

dankit / Flickr

O faraó Amenhotep III herdou aos 12 anos um império que se estendia do rio Eufrates até ao Sudão

A escultura de pedra foi encontrada em Israel. Os arqueólogos asseguram que corresponde a um feito histórico descrito no livro bíblico de Josué.

Arqueólogos determinaram que uma estátua de 4300 anos de um faraó egípcio comprova a autenticidade de uma passagem bíblica. A escultura encontrada em Jasor, a norte de Israel e reconstruída em 1995, é prova da revolta dos judeus contra Jabín, rei de Canaã – zona que corresponde à atual Faixa de Gaza.

Dimitri Laboury, da fundação Nacional de Investigação Científica da Bélgica, assinala o sítio arqueológico como o lugar de onde se levaram a cabo os feitos descritos na passagem Josué 11:10-11, onde é descrita a destruição da cidade de Jasor, pelas mãos das tropas israelitas lideradas pelo rei Josué.

Gaby Laron / Hebrew University / Selz Foundation Hazor Excavations in memory of Yigael Yadin

Estátua de cabeça de faraó encontrada comprova passagem bíblica

O especialista em história e arqueologia do Antigo Egito, indica que a estátua foi destruída há cerca de 3300 anos, aproximadamente a mesma altura em que teriam ocorrido tais passagens bíblicas.

“As rachas indicam que o nariz se partiu e a cabeça se separou do resto da escultura antes de ser destruída”, indicou Laboury, coautor do recente estudo arqueológico sobre a cabeça encontrada de um faraó egípcio por identificar.

“Curiosamente, nenhuma outra parte da estátua original foi encontrada em nenhum sítio”, conta ao Live Science.

Os restos foram encontrados no mesmo complexo arqueológco onde foram achadas outras estátuas egípcias, incluindo uma encontrada em 2013 que tinha as garras de uma esfinge.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma prova de que tudo o que consta na Bíblia é historicamente verdade!
    Um reparo: é pena terem partilhado o post de alguém que refere Josué como sendo rei, quando ele foi juiz… e isso não é verdade! 😉

  2. Uma passagem pode ser verdadeira, então é prova de que TUDO é verdade? É este tipo de “não-raciocínio” que vai conduzir a humanidade ao extinção. Há muita coisa na Odisseia que é factualmente comprovável, agora ninguém passa disso para achar que o Ulisses, a Penélope, a Medusa e etc. existiram de facto.

  3. Caro Komissar, o facto de não lermos as coisas todas até ao fim é que nos leva a “não-raciocínios”!!!

    Mas não querendo parecer pretensioso, ao querer colocar-me no patamar de ser racional, vou tentar elucidá-lo com a minha “linha de raciocínio”:

    1. Escrevi “mais uma prova” e não “a prova” que torna tudo verdade;
    2. Deduzo pelo seu comentário que já leu a Odisseia. E quantas leu a Bíblia toda, mas de forma a entender o que leu, para falar com tanta convicção?
    3. Tem consultado meios de informação especializados que têm publicado cada vez mais provas históricas, geográficas e arqueológicas que provam que personagens e factos bíblicos, que se criam mitos ou fantasiosos até há bastante pouco tempo, afinal existiram/ocorreram?
    4. O que as pessoas pensam saber sobre Deus e as tradições/filosofias humanas é que as poderá levar à extinção, não o que Ele realmente é e requer de nós!
    5. A carta aos Romanos 12:1 diz-nos que devemos usar a nossa faculdade de raciocínio para não crermos de forma ingénua. Essa a diferença entre fé e fezada! 😉

    Cumprimentos!

RESPONDER

Encontrado raro caracol fossilizado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de paleontólogos descobriu em Mianmar um caracol incrivelmente fossilizado em âmbar datado de há cerca de 100 milhões de anos - sendo, por isso, contemporâneo dos dinossauros.  Ao contrário da maioria dos …

Se não pararmos de comer carne, vamos acabar com o planeta

Cada cidadão deverá reduzir em 75% o seu consumo de carne de vaca, 90% de carne de porco, comer metade da quantidade de ovos e triplicar o consumo de sementes e frutos secos. Segundo um estudo …

Encontrado o mais antigo registo sobre Jerusalém

Especialistas da Autoridade de Arqueologia de Israel (AAI) encontraram uma pedra com uma inscrição de dois mil anos de idade na qual se lê "Jerusalém" em hebraico. Encontrada numa escavação subterrânea por baixo do Centro de …

NASA tem esperança que os ventos de Marte reanimem a Opportunity

Os ventos fortes, que se fazem sentir em Marte num determinado período do ano, poderão ajudar a limpar a poeira dos painéis solares do rover Opportunity, que está adormecido desde junho. De acordo com a …

Dormir muito é tão prejudicial como dormir pouco

Um novo estudo descobriu que dormir muito pode ter consequências tão prejudiciais para a saúde como dormir pouco, reduzindo igualmente as capacidades cognitivas.  Um grupo de cientistas da Universidade norte-americana de Ontario conduziu em junho de 2017 …

Cientistas desenvolveram uma retina humana em laboratório

Cientistas da Johns Hopkins University, nos Estados Unidos, desenvolveram a partir do zero tecido da retina humana para aprender como é que são compostas as células que nos permitem ver o mundo a cores. Os cientistas …

Asteróide deixa cientistas perplexos com a sua superfície incomum

Cientistas receberam os primeiros dados e fotos do rover MASCOT, que pousou recentemente na superfície do asteroide Ryugu, e ficaram completamente perplexos. Os dados obtidos apontam para uma quantidade extremamente baixa de poeira na superfície do …

Ossadas contam história de criança neandertal devorada por pássaro gigante da Idade do Gelo

Arqueólogos descobriram os restos humanos mais antigos já encontrados na Polónia. Análises posteriores revelaram pertencerem a uma criança neandertal que terá sido devorada por um pássaro gigante. Apesar de as ossadas terem sido recuperadas há já …

Cientistas descobrem de que são feitos os exoplanetas semelhantes à Terra

Investigadores da Universidade de Zurique analisaram a composição e estrutura de exoplanetas distantes usando ferramentas estatísticas. A sua análise indica se um planeta é parecido com a Terra, se é composto por rocha pura ou …

10% dos homens são daltónicos

Um em cada 10 homens sofre de daltonismo, uma perturbação caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores. O daltonismo, também conhecido como discromatopsia ou discromopsia, é uma perturbação da perceção visual caracterizada pela incapacidade …