Estas são as melhores cidades do mundo para a Geração Z (e Lisboa e Porto não estão incluídas)

Os recém-licenciados que estão agora a entrar no mercado de trabalho fazem parte da geração mais digital de sempre e nem todos os países conseguem dar resposta às necessidades destes jovens.

Num ranking com 110 cidades, Londres, Estocolmo, Los Angeles, Toronto e Nova Iorque são consideradas as mais atrativas para esta geração, nascida entre meados dos anos 1990 e 2010, conhecida como a Geração Z. O índice divulgado esta quarta-feira foi criado pela Nestpick, uma empresa agregadora de anúncios de casas para arrendar.

No topo do ranking surgem as cidades de Londres (Reino Unido), Estocolmo (Suécia), Los Angeles (Estados Unidos), Toronto (Canadá) e Nova Iorque (Estados Unidos).

O facto de Londres conseguir dar resposta em termos de igualdade de género e orientação sexual, promoção de sustentabilidade ambiental, acesso a cuidados de saúde, nível de segurança e direito ao protesto vale-lhe a maior pontuação. A isso soma-se a disponibilidade de atividades culturais como concertos, a existência de espaços de co-working e o nível de empreendedorismo social.

Já o nível de conectividade e a digitalização da banca são dois casos em que a cidade de Estocolmo aparece entre as cinco melhores de todo o mundo. Berlim é a única cidade que surge entre as melhores 10 e que está fora das 50 cidades com custo de vida mais alto.

Nesta longa lista, as cidades de Lisboa e do Porto surgem fora dos primeiros 50 lugares: Lisboa ocupa a 58ª posição e o Porto a 73ª. A cada uma das 110 cidades incluídas neste índice, metade das quais europeias, foi atribuída uma pontuação com base num conjunto de 22 indicadores de áreas diversas, desde o nível de digitalização, à conectividade, segurança, igualdade de género ou acesso à Saúde.

As cidades de Lisboa e do Porto estão entre as 13 de todo o mundo onde é totalmente garantido o direito ao protesto, um dos itens considerados para a avaliação de cada local. O baixo custo de vida também dá às duas cidades portuguesas uma boa avaliação, assim como o nível de digitalização dos serviços públicos e investimento em telecomunicações, a ação das instituições públicas para promover a sustentabilidade ambiental e ainda o acesso à Saúde.

Já na capacidade de resposta do mercado dos videojogos, seja pelo número de empresas deste sector ou pelas plataformas de distribuição de videojogos digitais, a pontuação de Lisboa e do Porto é mais baixa. O mesmo acontece quanto ao número de empresas ligadas à inteligência artificial, por exemplo.

No extremo oposto da lista está Lagos (Nigéria), Casablanca (Marrocos), Muscat (Omã), Jacarta (Indonésia) e Nova Deli (Índia) que surgem listadas como as piores cidades para os jovens destas idades.

Os jovens que fazem parte desta geração já nasceram na era digital e “valorizam a segurança, diversidade e autonomia, que procuram alcançar de forma pragmática e determinada”, de acordo com a Nestpick, que procura com este estudo perceber a evolução demográfica das cidades e a procura desta geração.

O ano de 1996 é, de acordo com o Expresso, considerado pelo Pew Research Center como ponto de separação entre esta geração e a anterior, a Geração Y – conhecida como a dos Millennials -, por conseguir separar duas fases sociais, políticas e tecnológicas distintas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …