Estão a chegar ao Japão barcos fantasma cheios de cadáveres (e ninguém sabe porquê)

9

Os “barcos fantasma” com cadáveres em avançado estado de decomposição estão a dar à costa japonesa, um fenómeno que não é novo mas que ninguém sabe explicar.

Esta não é a primeira vez que estes barcos são encontrados à deriva no território japonês, tanto que, só em 2014, deram à costa 65 barcos. Porém, as autoridades japonesas consideram que esta última leva de barcos está a ter uma frequência muito maior do que o habitual.

Nos últimos dois meses, já foram encontrados 13 barcos, alguns vazios e outros com corpos, num total de 20 cadáveres em avançado estado de decomposição, avança a BBC.

A guarda costeira japonesa acredita serem barcos de pesca provenientes da Coreia do Norte, uma vez que já foram encontradas marcas militares do país e um pedaço de pano que parece ser de uma bandeira norte-coreana.

Os barcos em questão são de madeira e nota-se que já são muito antigos, não só pelo peso elevado mas também pelo facto de não terem motores avançados nem sistemas GPS.

As causas prováveis para a morte dos pescadores encontrados no interior dos barcos podem ser, de acordo com a investigação, o frio provocado pelo inverno ou a fome.

Alguns especialistas já sugeriram que os homens estavam, na verdade, a tentar fugir do regime norte-coreano mas muitos rejeitam esta teoria da conspiração como John Nilsson-Wright, responsável pelo programa sobre a Ásia na consultoria britânica Chatham House.

“Se fossem desertores não fazia sentido irem para o Japão. A Coreia do Sul está muito mais perto de barco”, considerando que o idioma e a cultura também seriam outras das barreiras.

Outros afirmam ainda que os barcos em questão podiam ter-se afastado muito da sua rota, acabando por perder o rumo e a direção, ou que as tripulações estariam dispostas a correr mais riscos noutros mares, já que as autoridades coreanas exigem cada vez mais um aumento da produção.

ZAP / BBC

9 Comments

    • Pedro R. nem a Coreia do Norte é exemplo de um estado comunista, é apenas uma ditadura, nem o PCP se identifica com tal pais!
      Informe-se, cultive-se e ultrapasse a lavagem cerebral! Até pode discordar do Comunismo mas faça-o por razões certas e não baseado em argumentos ignorantes e incultos.

  1. Os corpos mortos entram em decomposição, assim no texto, e por duas vezes, está errado dizer que os corpos estavam em avançado estado de composição, mas sim em avançado estado de decomposição…

  2. Hiihihihih. Barcos velhos, de madeira e sem GPS? Nunca poderiam ser da Coreia do Norte. Eles estão altamente avançados em tecnologia. Por outro lado, não acredito que algum coreano queira sair daquele paraiso. Se têm dúvidas perguntem à cachopinha catrina, ao João Semerdo e a outros do berloque. O cassete jerónimo também poderá dizer alguma coisa…!

    • Desludido, acabei de responder a outro ignorante como você.
      Nem compare a Coreia do Norte aos ideias socialistas e de esquerda. A Coreia do Norte é apenas uma ditadura repressiva que se usa o Comunismo, assim como a Arabia Saudita, a Guiné Equatorial ou o Nepal se usam do Capitalismo.
      A sua argumentação revela apenas muita falta de informação e preconceito. PCP e BE são publicamente contra esses regimes. Saberia caso se informasse a partir de todos os quadrantes e não apenas de uma das partes!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE