/

Estamos mais pobres e a ganhar menos do que em 1974

1

Um em cada quatro portugueses está em risco de pobreza e quem recebe o salário mínimo ganha menos 12 euros do que em 1974 (descontando a inflação), indicam dados atuais divulgados pela base de dados Pordata.

Esta sexta-feira assinala-se o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza, relembrando-se que, a nível mundial, mais de mil milhões de pessoas passam fome e há 200 milhões de desempregados.

Portugal, ainda de acordo com a Pordata, era em 2011 o nono país da União Europeia com uma taxa de risco de pobreza mais elevada, havendo no ano passado 360 mil pessoas a receber o Rendimento Social de Inserção, quase metade delas com menos de 25 anos.

Lembra-se também no portal que o país é o 6º da União Europeia com maiores desigualdades de rendimentos entre os mais ricos e os mais pobres.

A propósito da efeméride que hoje se comemora, os números do Instituto Nacional de Estatística são também pouco abonatórios para Portugal, como os que indicam que 29,3% da população infantil encontrava-se em privação material no ano passado. A privação material existe quando um agregado não tem acesso a três bens de uma lista de nove considerados importantes.

Estes números mostram como o risco de pobreza das famílias com crianças dependentes se tem vindo a agravar, como se tem agravado a taxa de intensidade de pobreza, e ainda a forma como se tem ainda agravado a diferença entre Portugal e a média da União Europeia, sendo que essa diferença é a de que, enquanto na Europa o risco de pobreza se mantém estável, em Portugal vai aumentando.

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza foi criado pela ONU em 1992. Acabar com esse flagelo é um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.