A AtlanticEagle, concessionária dos antigos Estaleiros Navais do Mondego, na Figueira da Foz, vai arrancar em dezembro com a construção dum ferry para 377 passageiros, encomendado pelo Governo de Timor-Leste, anunciou hoje à Lusa o administrador da empresa.
De acordo com Carlos Costa, a AtlanticEagle Shipbuilding emprega atualmente cerca de 60 trabalhadores e, além da reparação naval, arrancou há seis meses com a componente comercial da construção naval, sendo este o primeiro navio a construir nos novos estaleiros.
“A previsão é começar a construir ainda este ano. O projeto já temos, a entrega será no final do ano que vem. É um esforço [tempo de entrega] que para nós tem muito interesse, porque estamos vocacionados para a CPLP [Comunidades dos Países da Língua Portuguesa]”, explicou o administrador da empresa, à margem de uma feira do setor da Pesca, que se realiza em Luanda, Angola, até domingo.
Embora sem adiantar valores do negócio, por envolver o Governo de Timor-Leste, Carlos Costa apontou que o navio, de 72 metros de comprimento, terá capacidade para transportar 377 passageiros e 22 viaturas, além de carga.
Servirá para ligar Díli, a ilha de Ataúro e o enclave de Oecussi, precisou o responsável da AtlanticEagle, garantindo que o contrato de fornecimento já foi assinado com o governo timorense.
O administrador garante ainda que a empresa está em conversações “adiantadas” para fornecer navios, entre outros países, à Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Guiné Conacri.
Além de embarcações de pesca, a prioridade passa por construir navios militares, de passageiros e de apoio a plataformas petrolíferas.
/Lusa