“Lobos” só conseguem estágio graças a vereador em França

1

(dr) Federação Portuguesa de Rugby

Samuel Marques em acção no Geórgia-Portugal

Selecção portuguesa de râguebi vai preparar em França a qualificação para o Mundial 2023. Mas em condições diferentes das dos adversários.

Portugal vai estar no último torneio de qualificação para o Mundial 2023 de râguebi, depois da “novela” que tirou a Espanha do torneio.

Os “lobos” terminaram a qualificação europeia no terceiro lugar e vão defrontar, por esta ordem, Hong Kong, Quénia e Estados Unidos da América.

Só o vencedor do grupo qualifica-se para o Mundial, onde será integrado no Grupo C, com País de Gales, Austrália, Ilhas Fiji e Geórgia.

O torneio final de qualificação vai ser disputado entre os dias 6 e 18 de Novembro, nos Emirados Árabes Unidos.

Para preparar esses três jogos, Portugal vai estar em França (país que acolhe o Mundial) nesta sexta-feira, sábado e domingo.

Um estágio em Tarbes…sem qualquer ajuda estatal. Só o apoio de “empresários locais” permite realizar estes treinos, informou o presidente da Federação Portuguesa de Râguebi à agência Lusa.

Carlos Amado da Silva acrescentou que esta espécie de patrocínio é possível graças ao contributo de Thomas da Costa – que jogou pela selecção portuguesa de râguebi em 2009 (nasceu em França) e agora é vereador do desporto em Tarbes, local do estágio.

Dada a “ausência de apoios”, Portugal não vai preparar-se para a qualificação como as outras selecções.

“Os Estados Unidos estão na África do Sul durante um mês, a treinar com Itália, Argentina e Cheetahs (equipa da África do Sul). O próprio Quénia e Hong Kong estão reunidos há um mês. Nós não temos essa possibilidade também porque há jogos. É uma diferença entre David e Golias. Mas a ideia é só uma, que é ganhar”, assegurou o presidente.

ZAP / Lusa //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.