Não é 1 de Abril: equipas sul-africanas vão jogar em competições europeias

(dr) thestormers.com

Stormers em acção, num jogo de râguebi

Stormers, Bull, Sharks, Lions e Cheetahs foram convidados pela Associação Europeia de Râguebi para “trazer um novo nível” aos torneios.

Cinco equipas profissionais de râguebi da África do Sul vão jogar em torneios europeus a partir da próxima temporada.

As equipas em causa são Stormers, Bulls, Sharks, Lions e Cheetahs – quase todas elas já jogaram no actualizado United Rugby Championship.

O United Rugby Championship é um torneio que se realiza todos os anos, com 16 equipas: 12 europeias (País de Gales, Irlanda, Escócia e Itália) e quatro sul-africanas.

Dos cinco clubes convidados para as competições europeias, só os Cheetahs não participam nesse torneio.

Stormers, Bulls e Sharks vão jogar na maior prova europeia de clubes de râguebi, a Champions Cup.

Os Lions vão para uma “divisão” inferior, a Challenge Cup, competição que também deve contar com os Cheetahs (convidados, mas ainda sem confirmação).

A Associação Europeia de Clubes Râguebi justificou este convite com a intenção de trazer um “novo nível ao râguebi de elite”, defendendo que este passo é “crucial para fazer crescer” a modalidade e as competições europeias.

Os convidados vão participar nestes torneios na próxima temporada “e nas seguintes”.

Esta é mais uma etapa da aproximação do râguebi da África do Sul ao râguebi do hemisfério norte (europeu) – e, ao mesmo tempo, um aparente afastamento dos rivais do hemisfério sul (sobretudo Nova Zelândia e Austrália, além de Argentina).

Recorde-se que um dos maiores eventos mundiais de râguebi, o The Rugby Championship (antigo Torneio das 3 Nações), junta todos os anos África do Sul, Nova Zelândia e Austrália.

No entanto, os responsáveis pela federação da África do Sul estarão a tentar juntar-se ao Torneio das 6 Nações (com Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda, França e Itália) a partir de 2025.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.