Estado perdoou 593 milhões de euros em benefícios fiscais a estrangeiros

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O Estado teve uma despesa de 593 milhões de euros em benefícios fiscais a 7899 cidadãos estrangeiros. Este é um valor muito superior aos 80 milhões recebidos em IRS.

Os incentivos fiscais a cidadão não residentes, nomeadamente reformados e profissionais de alto valor acrescentado, têm ganho uma crescente popularidade e, segundo os dados apresentados esta segunda-feira por Mário Centeno, este ano já são quase 30 mil beneficiários.

De acordo com o Correio da Manhã, no ano passado, o Fisco terá perdoado a 7899 cidadãos estrangeiros cerca de 593 milhões de euros. Uma despesa muito superior ao dinheiro conseguido com os 80 milhões de euros pagos em impostos.

O Regime Fiscal para Residentes Não Habituais tem atraído vários pensionistas estrangeiros e já gerou contestação de alguns países. Em 2017, a ministra sueca das Finanças disse que manifestou o seu desacordo a Mário Centeno em relação ao regime que isenta de tributação as reformas de pensionistas estrangeiros com residência em Portugal.

“Tive de ter uma conversa séria com o meu colega português sobre este assunto na última noite em que lhe descrevi a revolta que há na Suécia sobre como funciona” o regime criado em Portugal para atrair reformados estrangeiros com pensões elevadas, concedendo-lhes isenção da tributação, afirmou Magdalena Andersson.

Já em maio deste ano, os dois países assinaram um novo acordo fiscal sobre os reformados suecos, levando a que perdessem a sua dupla isenção.

Além dos reformados, profissionais altamente qualificados também aderiram à iniciativa criada em 2009. Atualmente, seis cantores, 209 quadros superiores de empresas e 26 professores universitários estão a abrigados pelos benefícios fiscais.

Já para os deficientes, a despesa fiscal ascendeu aos 362 milhões de euros no ano passado. Segundo o estudo levado a cabo pelo ministério do Mário Centeno, há 542 benefícios fiscais em Portugal deste género.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. os portugueses que foram afectados com a crise que perderam empregos e casas, o fisco e os bancos nao tiveram contemplaçao e mandaram executar tudo
    estes estrangeiros que fogem dos impostos nos paises deles e vêm para portugal com beneficios fiscais
    aqui vemos a maquina do governo que acolhe todos estrangeiros de braços abertos e que “enforca” os portugueses.
    sobre os tais beneficios ja vimos que foi tudo um trapalhada. tiveram os chamados “vistos golds” so para puderem fugir com o dinheiro dos paises de origem

  2. Os portugueses pobres, “Zé das Iscas”, nem sequer apresentam declaração de rendimentos, abaixo dos 8500€ ano e nem pagam impostos sequer. E é justo que assim seja. Os portugueses que têm incapacidade comprovada acima dos 60% também têm beneficio – É Justo claro. Estas leis já vêm de há muito tempo, não é novidade. Agora ,concordo consigo que este país não se torne um paraíso fiscal para os não residentes. Assino por baixo.

RESPONDER

Encontrados restos mortais do general favorito de Napoleão. Estavam debaixo de uma pista de dança

Uma escavação sob a fundação de uma pista de dança na Rússia descobriu os restos mortais de um dos generais favoritos de Napoleão Bonaparte. O homem tinha apenas uma perna e foi morto por uma bala …

Negociações falharam. Sindicatos dos motoristas entregam pré-aviso de greve

Os sindicatos representativos dos camionistas não chegaram a acordo com a ANTRAM e entregaram um pré-aviso de greve, com início em 12 de agosto, após uma reunião de quase cinco horas, sob a mediação do …

Tribunal do Porto condena 119 pessoas por corrupção com cartas de condução

O Tribunal São João Novo, no Porto, condenou 119 pessoas, entre instrutores, examinadores e alunos de escolas de condução do Grande Porto, a penas de prisão efetiva e suspensa por participarem num esquema de corrupção …

Este pequeno verme é a criatura mais barulhenta dos oceanos

O oceano é um lugar surpreendentemente barulhento. Há baleias cantoras, camarões-pistola que produzem estrondos sónicos e cardumes de peixes barulhentos.  Mas das criaturas grandes e pequenas que habitam os nossos oceanos, poucas se tornam mais barulhentas …

Já sabemos qual vai ser o primeiro fruto a ser plantado na EEI (e é picante)

Se tudo correr como planeado, em novembro deste ano, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ficar um bocadinho mais picante. De acordo com o Science Alert, os investigadores querem enviar para a Estação Espacial Internacional (EEI) …

O Hubble encontrou um buraco negro que não devia existir

Algo estranho está a acontecer a 130 milhões de anos-luz da Via Láctea na galáxia espiral NGC 3174. Há um disco fino de material a rodear o seu pequeno e esfomeado buraco negro. Discos como os …

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …