Mesmo com corte de 30%, Estado paga mais à administração da TAP do que os privados

4

Fortune Live Media / Flickr; Miguel A. Lopes / Lusa

David Neeleman, antigo principal accionista privado da TAP; Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação

O Estado está a pagar salários mais altos à administração da TAP do que os privados pagavam. Nem mesmo o corte de 30% na remuneração dos gestores aplicado durante o processo de reestruturação da companhia foi suficiente.

Por exemplo, a CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, está a ganhar meio milhão de euros por ano, apesar de o seu salário-base inicialmente negociado ter sido de 720 mil euros por ano, avança a CNN Portugal.

A administradora da companhia aérea tem um dos maiores salário de Portugal, incluindo o setor privado.

O relatório e contas de 2019 mostra que os custos da companhia com a administração nesse ano foram de 1,568 milhões de euros. Nessa altura, a gestão da empresa era controlada pelo acionista privado David Neeleman.

Por sua vez, o relatório do governo de sociedades de 2021 revela que o gasto com rendimentos de administradores da TAP superou os 1,8 milhões de euros. Sem o corte de 30%, a companhia gastaria 2,6 milhões de euros só em salários brutos.

Estes valores resumem-se apenas ao rendimento bruto e não incluem subsídios de alimentação, subsídios de residência, seguros e outras regalias, realça a CNN Portugal.

A informação ganha relevância numa altura em que o ministro das Finanças, Fernando Medina, demitiu esta terça-feira a secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis, menos de um mês depois de esta ter tomado posse.

A decisão surgiu após ter vindo a público a informação de que Alexandra Reis recebeu 500 mil euros da TAP por ter saído antecipadamente do cargo que ocupava como administradora executiva.

Ao início da noite de terça-feira, foi conhecido o esclarecimento da TAP segundo o qual Alexandra Reis pediu inicialmente 1,4 milhões de euros de indemnização no âmbito do seu acordo para cessar funções na companhia, mas acabou por receber 500 mil euros.

Alexandra Reis, que tomou posse como secretária de Estado do Tesouro na última remodelação do Governo, ingressou na TAP em Setembro de 2017 e três anos depois foi nomeada administradora da companhia aérea. A agora governante renunciou ao cargo em Fevereiro e, em Junho, foi nomeada pelo Governo para a presidência da Navegação Aérea de Portugal (NAV).

ZAP //

4 Comments

  1. Dá-lhes com força, Costa! Ainda têm mais 4 anos para levar no lombo. É dar-lhes para cima que eles gostam.
    Andam os professores com a mala às costas, sem progredir nas carreiras uma vida inteira e um qualquer imberbe xuxalista começa logo a receber 4 mil euros sem qualquer experiência profissional. A outra esteve meia dúzia de meses na TAP e sai de lá com 500 mil. O outro fazia obras fantasma em Caminha e também foi premiado ao ser integrado no Governo. Vale tudo.

  2. Administração da TAP? É um nome bonito para quem passeia pastas, pois como pode ser possível gastar sem o ter. Até uma pessoa com a 4ª classe sabe isso.

  3. As contas parecem mal feitas…
    A TAP tem bastante gente na administração e se só a presidente ganha 500 mil os outros ganham quanto? Só alguns milhares por ano é?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.