Estado Islâmico vende escravas aos combatentes feridos

O grupo extremista Estado Islâmico vendeu várias prisioneiras de guerra não muçulmanas “como escravas” aos seus combatentes feridos ou mutilados no nordeste da Síria, denunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, OSDH.

O diretor do OSDH, Rami Abderrahman, explicou que estas mulheres são “exploradas sexualmente”, além de efetuarem trabalhos domésticos e ajudarem os combatentes.

A organização não-governamental acrescentou que o EI decidiu vender as escravas por as famílias das populações locais não autorizarem casamentos das suas filhas com ‘jihadistas’ feridos em combate.

O OSDH, com sede em Londres e uma ampla rede de ativistas na Síria, obteve testemunhos sobre as escravas na periferia da zona leste de Deir al Zur, capital da província homónima, sob controlo do EI.

A ONG explicou que a venda de mulheres capturadas pelo Estado Islâmico, na Síria e no Iraque, é um negócio muito lucrativo para os dirigentes e membros do grupo ‘jihadista’.

Os ‘jihadistas’ consideram estas mulheres, na maioria dos casos yazidis, minoria religiosa do norte do Iraque, “espólio da guerra contra os hereges“.

Em julho passado, o EI vendeu 42 prisioneiras yazidis na localidade de Al Mayadin, no leste da província síria de Deir al Zur, por valores que rondavam entre os 500 e os 2.000 dólares por mulher.

O grupo vendeu quase 300 mulheres yazidis, capturadas no Iraque, aos combatentes do EI na Síria.

O OSDH sublinhou que o EI evita vender prisioneiras curdas, na sequência de vários casos em que escravas deste grupo étnico assassinaram o homem que as comprou, e suicidaram-se em seguida.

Estas mulheres participam na guerra contra o EI nas fileiras curdas, determinantes na luta nos territórios curdos no Iraque e na Síria.

O EI proclamou, em junho de 2014, um califado nas zonas que controla na Síria e no Iraque.

/Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Parece ser necessário estar sempre a dizer isto!… Jamais se deve admitir o nome ‘ESTADO ISLÂMICO’… dever-se-á sempre dizer ‘Autoproclamado Estado Islâmico’. Esse vicio de curto-circuitar as palavras deve ser combatido… mais valia chamar-lhes ralé islâmica ou criminosos islâmicos já q aqueles homicidios deveriam estar nos almanaques de leis internacionais de tratamento de prisioneiros, para além desta nova má novidade… e já agora, pq não se procuram quem lhes compra o petróleo, hein? ou isso é mexer com algo desagradável?

    • Já ouvi a Euronews tratá-los por energúmenos. É difícil encontrar adjetivos para esses bichos maus. Acontece que se lhes chamo bichos sinto que insulto os animais. Os animais são o que são. São a natureza, isto é, nem bons nem maus. Se virmos o seu significado, no dicionário, penso que energúmeno é um bom adjetivo para eles.

    • O petróleo, as antiguidades, … Essa investigação também eu gostava de ver. Apanhar os clientes dos energúmenos. Mas todos conhecemos alguns dos seus patrocinadores, dos quais, a Arábia Saudita surge em lugar destacado até no provimento das anfetaminas que os energúmenos usam.

  2. Sugiro aliás a substituição da sigla ‘EI’ por ‘AEI’ ou, p ex., ‘AEIOD’ – autoproclamado Estado Islâmico Ou Desumanos…

  3. A barbárie ainda é uma realidade… seja nas sociedades ainda ‘primitvas’ seja na nossa chamada ‘avançada’. Demorará ainda muitas gerações para ser erradicada.

  4. Eu penso que aqueles que morrem em combate são muito mais sortudos. Chegam ao ceu e têm logo lá 40 virgens à espera deles. Aqui ainda têm que as comprar e a maioria delas já não deve ser vigem. Por isso, metam uma bala nos kornos, rebentem uma granda ao pé das patas ou depedurem-se de uma arvore. Vão ver que ficam a ganhar…!

RESPONDER

Descobertas duas anãs brancas que orbitam entre si a cada 20 minutos

Cientistas do Harvard & Smithsonian Center, nos Estados Unidos, descobriram uma anã branca binária composta por duas estrelas com um núcleo de hélio que orbitam entre si a cada 1.201 segundos, isto é, pouco mais …

Dispositivo de grafeno pode transformar sinais de Wi-Fi em energia

A tecnologia do carregamento sem fio não é muito mais útil do que conectar o telemóvel a um cabo, já que, de qualquer das maneiras, precisamos de estar em contacto com o carregador. No entanto, …

Descobertas filmagens inéditas de um centro de espionagem da II Guerra Mundial

Foi descoberta uma rara filmagem da instalação militar secreta Bletchley Park, no Reino Unido. Este centro de espionagem atuou durante a II Guerra Mundial e foi responsável por decifrar códigos alemães durante o período nazi. O …

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos com teoria da conspiração que liga covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a funcionários de operadoras e ataques a antenas de telecomunicações. Agora, o YouTube está …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …