Estado Islâmico perdeu a “cidade apocalíptica” de Dabiq para os rebeldes

Rebeldes sírios apoiados por forças militares da Turquia conseguiram tomar a cidade de Dabiq, no norte do país, que estava sob domínio do Estado Islâmico.

Segundo o Observatório Sírio para os Direitos humanos, os “militantes do Estado Islâmico retiraram” da pequena cidade, que era muito importante para o grupo.

O avanço em Dabiq faz parte de uma ofensiva maior dos grupos rebeldes sírios.

Ahmed Osman, comandante do grupo rebelde Sultão Murad, afirmou este domingo à agência Reuters que também a aldeia vizinha de Soran foi recapturada.

A batalha por Dabiq já era esperada, dado que os rebeldes recapturaram nas últimas semanas uma série de aldeias, com o apoio de ataques aéreos de militares da Turquia.

Dabiq parece ter sido retomada rapidamente, após o anúncio de um ataque final no sábado.

Apesar de toda a operação montada para retomar Dabiq, a cidade não tinha importância estratégica por causa do seu tamanho ou da sua população – pouco mais de 3 mil habitantes.

Mas o local tinha um grande valor simbólico para o Estado Islâmico.

Dabiq fica a cerca de 10 quilómetros da fronteira com a Turquia e é citada nas profecias apocalípticas islâmicas como o ponto onde ocorreria uma batalha do fim dos tempos entre os muçulmanos e os seus inimigos “romanos”.

(cv) Estado Islâmico / YouTube

"Mensagem de Dabiq", vídeo de propaganda do Estado Islâmico com a cidade de Dabiq ao fundo.

“Mensagem de Dabiq”, vídeo de propaganda do Estado Islâmico com a cidade de Dabiq ao fundo.

O profeta Maomé teria afirmado que “a última hora não chegará” até que os muçulmanos derrotem os romanos em “Dabiq ou al-Amaq”, duas cidades na região da fronteira entre a Síria e a Turquia, a caminho da conquista de Constantinopla – agora Istambul.

E aparentemente, o Estado Islâmico estava a tentar atrair o confronto para a região.

Propaganda

O jihadista Mohammed Emwazi, que as autoridades acreditam ser o militante britânico conhecido como “Jihadi John”, responsável por matar cinco reféns de países ocidentais em 2014, apareceu num dos vídeos do EI com a cidade de Dabiq ao fundo.

A seus pés, estava a cabeça de Abdul-Rahman Kassig, um ex-militar americano.

“Aqui estamos, a sepultar o primeiro cruzado americano em Dabiq, esperando ansiosamente pela chegada do resto dos seus Exércitos”, dizia Emwazi no vídeo.

O Estado Islâmico desafiou várias vezes os países ocidentais a enviar uma operação terrestre para a Síria. Ao divulgar o vídeo com a execução de Abdul-Rahman Kassig em Dabiq, o grupo terrorista parecia ansioso por cumprir a profecia e conquistar mais legitimidade junto de uma audiência maior.

O vídeo parece mostrar os militantes numa colina, a norte de Dabiq, perto do local onde numa outra gravação três membros do grupo falam sobre a importância da cidade.

“Estamos à vossa espera em Dabiq”, diz um deles, dirigindo-se às forças da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

Referência antiga

Apesar de o Estado Islâmico usar estas referências e imagens apocalípticas desde 2014, altura em que capturou territórios na Síria e no Iraque, as menções à profecia de Dabiq foram citadas antes.

Depois de o grupo ter anunciado a sua expansão, saindo do Iraque e entrando na Síria, ainda em 2013 – antes de o EI ter tomado Dabiq dos rebeldes sírios em agosto de 2014, os vídeos do Estado Islâmico começaram a referir a profecia, sugerindo que a cidade já se encontrava entre os seus objectivos.

Muitos dos vídeos mostravam militantes do Estado Islâmico numa paisagem árida, ao som das palavras de Abu Musab al-Zarqawi, o militante jordano que fundou a Al-Qaeda no Iraque.

“A chama foi acesa aqui no Iraque e o seu calor vai continuar a aumentar… até queimar os Exércitos dos Cruzados em Dabiq”, dizia Zarqawi, que foi morto por um ataque aéreo americano no Iraque em 2006.

Depois da perda da cidade apocalíptica para os rebeldes sírios, a profecia de Maomé parece estar mais longe de se cumprir.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Bacalhau do Mar do Norte está em risco (e pode deixar de chegar às mesas portuguesas)

O bacalhau do Mar do Norte está a desaparecer e poderá mesmo deixar de chegar aos pratos dos portugueses. O alarme chegou com um relatório publicado em julho pelo Conselho Internacional para a Exploração do …

Estado poderá recorrer a contratos a termo mais longos do que o privado

O Estado vai poder recorrer a contratos a prazo mais longos do que o privado. O diploma, aprovado no mês passado no Parlamento, prevê para o setor privado a redução da duração máxima dos contratos …

Bruno Fernandes critica horário tardio dos jogos do campeonato

No final da partida com o SC Braga, Bruno Fernandes falou aos jornalistas e aproveitou para criticar o horário tardio de alguns jogos do campeonato. A partida começou às 21h. Este domingo, 12 jogos depois, o …

Protesto em Hong Kong juntou mais de 1,7 milhões de manifestantes

Mais de 1,7 milhões de pessoas manifestaram-se no domingo, em Hong Kong, informou o movimento pró-democracia que tem liderado os grandes protestos contra a lei da extradição, desde o início de junho. Em conferência de imprensa, …

Medvedev entra no top 5 mundial do ténis. Pedro Sousa sobe 23 lugares

Medvedev, de 23 anos, que nunca tinha vencido um torneio de categoria Masters 1000, subiu três posições e figura pela primeira vez entre os cinco primeiros da tabela. O russo Daniil Medvedev, vencedor do torneio Masters …

Só 2% das escolas em Portugal têm desfibrilhadores

Apenas 129 dos 5.909 estabelecimentos de ensino em Portugal têm desfibrilhadores automáticos externos (DAE), o que representa 2,1%. Os dados recolhidos pelo Jornal de Notícias são do INEM, que assegura ainda que nas comunidades escolares existem …

Cerca de oito mil pessoas retiradas da Grã Canária devido a incêndio

Cerca de oito mil pessoas foram retiradas das suas casas em várias cidades no norte da Grã Canária na sequência do incêndio florestal que lavra desde sábado naquela ilha espanhola. De acordo com a agência de …

Guerra aberta no PSD/Porto. Líder local desafiado a demitir-se

Hugo Neto escreveu mensagem dura contra Rui Rio e agora recebeu uma carta de militantes do Porto pedindo-lhe que se demita, acusado de falta de "caráter, lealdade, responsabilidade e espírito de serviço". "Expostos os motivos pessoais, …

SNMMP promete greve cirúrgica caso acordo com a Antram falhe

Caso as negociações entre o SNMMP e a Antram falhem, o sindicato poderá voltar a fazer greve. Rui Rio acusou o Governo de montar "um circo com fins eleitorais". Depois de no domingo o Sindicato Nacional …

Taxa das bebidas açucaradas subiu preços (mas não reduziu hábitos de consumo)

Apesar dos aumentos de preço impostos aos refrigerantes, devido à taxa introduzida pelo Governo em 2017, não foram registadas menos vendas. O objetivo da medida, que pretendia incentivar a redução do consumo de bebidas açucaradas, parece …