Estado Islâmico escondia dinheiro no cemitério de Montparnasse

borkurdotnet / Flickr

Cemitério de Montparnasse, Paris

Cemitério de Montparnasse, Paris

A polícia francesa conseguiu confiscar milhares de euros a uma célula do Estado Islâmico, que usava o cemitério de Montparnasse para guardar e distribuir dinheiro pelos jiadistas.

Segundo o jornal francês “Le Parisien“, um agente conseguiu infiltrar-se na rede de comunicações do Estado Islâmico e ganhar confiança suficiente dos jiadistas para lhe ser atribuída uma quantia de dinheiro para comprar armas e cometer um atentado.

No último verão, o agente recebeu uma mensagem da Síria através da aplicação Telegram para se dirigir ao cemitério de Montparnasse – um dos pontos turísticos de Paris, por lá se encontrarem sepultados, entre outros, Gainsbourg, Sartre ou Simone de Beauvoir – e procurar uma fenda junto a uma pedra tumular, onde encontraria 13.300 euros.

“Vai pelo caminho estreito em terra que segue à direita do sinal verde 28ª divisão, 3.ª secção. Continua a direito e vais encontrar o túmulo em nome de (…) e o pacote vai estar numa fenda entre a pedra tumular e a lápide”, lê-se na mensagem transcrita no jornal francês e enviada ao agente da DGSI – Direção Geral de Segurança Interna francesa.

O agente conseguiu encontrar o dinheiro no dia seguinte e a investigação acabou por levar ao desmantelamento, em novembro, de uma célula terrorista composta por sete suspeitos originários de França, Marrocos e Afeganistão. No envelope, estariam notas de 100 e 50 euros.

Na altura, o ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, afirmou que tinha sido evitado um ataque terrorista em França. Sabe-se que no histórico de Internet dos suspeitos estavam buscas que incluíam locais como a Disneyland Paris, o mercado de Natal dos Campos Elíseos e cafés no norte da capital francesa.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A França infelizmente tornou-se ela própria num cemitério de islamismo onde os próprios franceses têm cada vez menos margem de manobra e tudo graças ás politicas seguidas pelos vários governos do país, dificilmente nesta altura se conseguirão ver livres de tal afronta.

RESPONDER

China. Cientistas testam vacina contra a SIDA em seres humanos

Um grupo de cientistas chineses vai testar uma vacina "duradoura" contra o vírus da sida, em 160 voluntários, na primeira vez que uma vacina deste género atinge a segunda fase de testes, segundo a imprensa …

Empresa de Sérgio Ramos multada em 250 mil euros por cortar dezenas de árvores ilegalmente

A cidade de Alcobendas, em Espanha, decidiu em sessão plenária extraordinária multar a empresa Aguileña de Inversiones SA, veiculada ao futebolista Sérgio Ramos, em 250.000 euros devido ao abate ilegal de dezenas de árvores. Segundo escreve a …

Postal enviado de Hong Kong em 1993 chegou aos Estados Unidos esta semana

Uma norte-americano recebeu, esta semana, um postal oriundo de Hong Kong e datado de 1993 em perfeitas condições de preservação. Agora, falta encontrar os verdadeiros destinatários. Tal como conta a emissora norte-americana CNN, a mulher, Kim …

Além de programas e subscritores, Netflix está a perder (sobretudo) confiança

A Netflix apresentou, neste segundo semestre do ano, um crescimento global aquém das expectativas e, pela primeira vez, assistiu a uma perda de subscritores naquele que é o seu principal mercado. Estes resultados não agradaram …

Criança descobre fóssil de crocodilo gigante pré-histórico que habitou Amazónia

O rapaz de onze anos estava a pescar com o pai, nas margens brasileiras do rio Acre, quando descobriu a mandíbula de um crocodilo gigante pré-histórico que habitou a Amazónia há oito milhões de anos. Uma …

Protestos, detidos e estado de emergência. Um super-telescópio está a agitar o Havai

Centenas de manifestantes estão reunidos, na base da montanha Mauna Kea, no Havai, para contestar a construção no seu pico de um super-telescópio, avaliado em mil milhões de dólares. Segundo o Washington Post, os anciãos havaianos, conhecidos …

A Brienne de A Guerra dos Tronos propôs-se a um Emmy. E conseguiu a nomeação

A atriz Gwendoline Christie, que interpreta a cavaleira Brienne of Tarth em A Guerra dos Tronos, propôs-se a um Emmy depois de a produtora HBO não a ter indicado para os maiores prémios da televisão. Christie …

Espiões nos recreios das escolas para ver se as crianças falavam Catalão

O Governo regional da Catalunha autorizou que elementos de uma organização não governamental se introduzissem nos recreios das escolas para aferirem se as crianças e os professores falavam Catalão ou Espanhol. A iniciativa foi levada a …

Bill Gates já não é o segundo homem mais rico do mundo

O fundador da Microsoft, Bill Gates, já não é o segundo homem mais rico do mundo. Segundo o ranking elaborado pela Bloomberg, o empresário foi destronado pelo francês Bernard Arnaut, dono da empresa de artigos …

Passageira tenta abrir porta do avião em pleno voo e obriga piloto a aterrar de emergência

Uma passageira que se comportou de forma agressiva e descontrolada durante um voo que seguia de Londres para a Turquia obrigou o piloto a regressar ao aeroporto de Stansted, escoltado por dois jatos militares. O incidente …