/

Estado Islâmico ameaça matar dois reféns japoneses

CSIS / Flickr

Shinzo Abe, Primeiro-ministro do Japão

Shinzo Abe, Primeiro-ministro do Japão

O primeiro-ministro japonês exigiu a libertação imediata de dois reféns nipónicos que o movimento extremista Estado Islâmico (EI) ameaçou matar, num novo vídeo, caso Tóquio não pague um resgate de 200 milhões de dólares.

“Estou extremamente indignado com este ato (…) e exijo vigorosamente que nenhum mal lhes seja feito e que sejam libertados imediatamente”, disse o chefe do Governo japonês, Shinzo Abe, à imprensa, em Jerusalém.

Num vídeo divulgado online, o EI ameaçou matar dois japoneses – Haruna Yukawa e Kenji Goto – se o Governo japonês não pagar 200 milhões de dólares (172 milhões de euros) no prazo de 72 horas.

Nas imagens vê-se um militante, em pé, vestido de preto e de faca na mão, entre dois reféns vestidos com macacões cor de laranja.

“Têm 72 horas para pressionar o vosso Governo a tomar a decisão mais sensata e pagar 200 milhões de dólares para salvar a vida dos vossos cidadãos”, afirma o homem, em inglês.

O militante explicou que o valor do resgate serve de compensação pela ajuda não-militar que Abe prometeu dar à campanha contra o EI no Médio Oriente.

O Governo japonês garantiu estar a investigar a ameaça.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.