Em “decisão histórica”, Estado francês é condenado por não cumprir medidas contra a poluição do ar

Um tribunal administrativo francês reconheceu a culpa do Estado por não ter tomado medidas para combater a poluição do ar. Este flagelo, que muitas vezes passa despercebido mas causa cerca de 48 mil mortes prematuras em França (na Europa serão oitocentas mil, e nove milhões no mundo inteiro), atinge por vezes efeitos suficientemente graves para obrigar pessoas a mudar de residência.

De acordo com um artigo do Expresso, divulgado na terça-feira, foi o que aconteceu a uma mulher que viveu durante vários anos em Saint-Ouen (Seine-Saint-Denis), nos arredores de Paris.

A certa altura, as crises de asma eram tais que a mulher já não aguentava. Um médico instou-a a deixar a região parisiense e ela assim fez, acompanhada pela filha, que também já tinha asma, rinofaringites e outros problemas de saúde.

Pouco tempo depois de se mudarem para Orleães, os sintomas de ambas desapareceram largamente. O tribunal em Montreuil reconheceu que havia uma “carência culposa” do Estado na implementação do “plano de proteção da atmosfera” na zona onde antes viviam, demorando demais a instituir a circulação alternada e outras medidas previstas.

O advogado das queixosas (que pedem uma indemnização até 160 mil euros) comentou ao Le Monde: “É uma decisão histórica, pois a responsabilidade é por fim reconhecida num dossiê de poluição de ar. O tribunal reconhece a culpa do Estado na sua incapacidade de lutar contra a poluição atmosférica”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD e PS lesaram o Estado nos contratos dos aviões C-295 da Força Aérea

O Tribunal de Contas (TdC) concluiu que o Estado português perdeu 9,25 milhões de euros de compensação pelo incumprimento das contrapartidas na compra de 12 aviões C-295 à Airbus Defense and Space (ADS), num relatório …

Sob suspeita, Juan Carlos exila-se na República Dominicana (via Porto)

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, viajou este fim-de-semana para a República Dominicana, depois de decidir viver noutro país face à repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. O destino …

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …