Estado de “emergência de saúde pública” em Nova Deli devido à poluição

As queimadas realizadas nos estados vizinhos e o fogo-de-artifício lançado durante o festival Diwali fizeram com que os níveis de poluição de Nova Deli, na Índia, se agravassem significativamente.

Na última sexta-feira, o Governo de Nova Deli, capital da Índia, declarou o estado de “emergência de saúde pública” por causa dos altos níveis de poluição atmosférica.

O chefe do Executivo da cidade, Arvind Kejriwal, afirmou que a poluição se agrava todos os anos, durante o mês de novembro, por causa das queimadas realizadas nos estados de Punjab e de Haryana e também pelo fogo-de-artifício lançado na festa hindu do Diwali.

Segundo a TSF, a poluição atingiu um nível considerado perigoso, podendo agravar a condição de pessoas com doenças cardíacas e pulmonares, mas sendo também um risco, não só para a população mais idosa, mas também para pessoas jovens e saudáveis.

A partir desta segunda-feira, para tentar reduzir os níveis de poluição, os carros que circulam na cidade têm de respeitar algumas regras, sendo que só podem ser usados em dias alternados, consoante as matrículas (pares e ímpares).

Segundo o Público, mais de 30 voos já foram cancelados ou desviados por causa da fraca visibilidade, todas as escolas da capital estão encerradas até terça-feira e as atividades de construção ou lançamento de fogo-de-artifício estão suspensos durante uma semana.

Os hospitais deram conta de um aumento do número de pacientes diagnosticados com problemas respiratórios e infeções. O Governo já distribuiu cinco milhões de máscaras pela população.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os níveis de pequenas partículas atmosféricas que entram nos pulmões não excedam os 25 microgramas por metro cúbico numa média de 24 horas, mas em algumas zonas de Nova Deli, avança o The Guardian, as medições chegaram aos 999 microgramas, muito acima dos 500 que já são considerados “muito graves”.

O estado de “emergência de saúde pública” vai estender-se até, pelo menos, dia 15 de novembro, escreve a TSF.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Ministro Manuel Heitor já não está infetado com covid-19

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior já não está infetado com covid-19, depois de ter recebido, esta segunda-feira, um teste com resultado negativo. De acordo com o semanário Expresso, Manuel Heitor recebeu, ao final …

"Só aumentariam as insuficiências". Médicos respondem a carta aberta da Ordem que pede uso dos privados

Um grupo de médicos respondeu à carta aberta assinada pelo atual bastonário da Ordem dos Médicos e quatro ex-bastonários, que defendem uma maior utilização dos serviços de saúde privados para responder à situação gerada pela …

Ensaio clínico de tratamento com anticorpos cancelado por ineficácia

As autoridades norte-americanas decidiriam cancelar um ensaio clínico de um tratamento experimental com anticorpos que estava a ser administrado a doentes hospitalizados com covid-19, justificando que o medicamente não se revelou eficaz na recuperação dos …

Doentes não-covid vão ser encaminhados para setores privado e social

Esta segunda-feira, a ministra da Saúde admitiu que a pressão no Serviço Nacional de Saúde vai aumentar e garantiu que os doentes não-covid-19 que vejam consultas, exames ou cirurgias serem desmarcados serão encaminhados para os …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: "É preciso o guarda-redes estar morto?"

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/v-guimaraes-0-1-sp-braga-o-musical Dérbi. Segundo dérbi nesta sequência de musicais. O primeiro foi entre vizinhos que moram na mesma cidade; agora temos vizinhos que moram na mesma região. O Minho aquece, mesmo no outono, quando estes dois conjuntos se …

A partir de quarta-feira, é obrigatório o uso de máscara em espaços públicos

A partir de quarta-feira, é obrigatório o uso de máscara em espaços públicos e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros, segundo a lei publicada, esta terça-feira, …

Lista de Bruno Costa Carvalho retira-se das eleições do Benfica

Bruno Costa Carvalho retirou a candidatura da lista C às eleições para os órgãos sociais, marcadas para quarta-feira, de forma a "não dividir" o voto da oposição a Luís Filipe Vieira. "Após ponderada reflexão, foi tomada …

Nem 8, nem 80. Centeno alerta para riscos na retirada precoce dos apoios (e do seu prolongamento)

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, alertou esta terça-feira para os riscos de retirar de forma "precoce" as medidas de apoio ao emprego e ao crédito, bem como osperigos de os prolongar …

Novas restrições em Itália recebidas com protestos violentos

Manifestantes saíram à rua em várias cidades italianas, esta segunda-feira, para protestar contra as novas restrições anunciadas pelo Governo para controlar a pandemia de covid-19. De acordo com a agência Associated Press (AP), citada pelo jornal …

Número de Câmaras que devolvem parte do IRS duplicou numa década

O número de Câmaras Municipais que dão desconto no IRS aos munícipes, ao abrigo do Regime Financeiro das Autarquias locais, duplicou em dez anos. O número de Câmaras Municipais a efetuar descontos no IRS a favor …