17 anos depois, estação de metro do World Trade Center reabre ao público

mtaphotos / Flickr

WTC Cortlandt, a estação de metro do World Trade Center reabriu ao público 17 anos depois

Cortlandt Street, a estação de metro que ficou totalmente destruída na sequência do atentado às torres Gémeas, em Nova Iorque, nos EUA, reabriu este sábado, 17 anos depois da tragédia.

Quando as Torres Gémeas caíram, no dia 11 de setembro de 2001, a estação junto ao World Trade Center (WTC) ficou totalmente destruída. Este sábado, 17 anos depois, Cortlandt Street viu um metro percorrer outra vez a sua linha, conta o New York Times.

Segundo o jornal, a estação de metro esteve inutilizada durante todos estes anos e ausente do mapa de metro da cidade (mesmo quando o novo complexo do World Trade Center foi inaugurado na sua superfície).

Funcionários desta infraestrutura, políticos e locais curiosos e emocionados estiveram presentes na reabertura desta estação renovada que, ao contrário da sua anterior versão, é mais brilhante e arejada. Nas paredes, podem até ler-se excertos da Declaração da Independência dos EUA (1776) e da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948).

“Foi incrivelmente bonito ver as pessoas responderem silenciosamente ao que penso ser o peso, a importância e o materialismo da linguagem que está na parede”, disse a artista e professora universitária Ann Hamilton, responsável pelo mosaico “Chorus”, em declarações ao canal NY1, citado pelo semanário Expresso.

A estação, batizada de “WTC Cortlandt” para refletir a sua ligação ao local, custou cerca de 181,8 milhões de dólares, aproximadamente 157,3 milhões de euros. Mas, além dos benefícios que traz a nível de acessibilidades, esta reabertura é, na visão dos nova-iorquinos, mais importante porque mostra quão longe a cidade chegou nestes 17 anos.

“Apesar de termos caído, conseguimos voltar a levantar-nos”, declara Andre Collazo, um residente de 64 anos do Bronx, ao diário. “É importante porque mostra que somos fortes, que somos resilientes“.

Durante anos, a professora de Miami Idelsy Rodriguez evitou chegar perto do World Trade Center porque diz que nunca vai esquecer aquilo que sentiu ao ver as imagens do ataque terrorista na televisão.

Isso agora acabou. Embora a vida na ‘Big Apple’ tenha mudado desde esse dia, a norte-americana considera que “a abertura desta estação de metro é a peça que o traz de volta à normalidade de antigamente”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …

Governo prepara apoios aos media "à medida das televisões"

O Governo está a preparar medidas de apoio aos meios de comunicação social, gravemente afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19. Contudo, como considerou o administrador da Global Media Group, Afonso Camões, citado pelo Dinheiro Vivo, tudo …

Archewell. Harry e Meghan registam a sua nova marca

O príncipe Harry e Meghan Markle registaram a sua nova marca, uma fundação sem fins lucrativos chamada Archewell. De acordo com o jornal britânico The Guardian, que cita registos datados de 3 de março, a marca …

Libertação de reclusos. Esquerda ao lado do Governo garante aprovação

PSD, CDS-PP, PAN e Iniciativa Liberal manifestaram reservas ao diploma que prevê a concessão de indultos e antecipação do fim das penas para reclusos que tenham cometido crimes pouco graves. A proposta do Governo que cria …

Galp anuncia cortes de 500 milhões de euros por ano devido à pandemia

A Galp Energia decidiu cortar mais de 500 milhões de euros por ano dos seus custos operacionais e investimentos para 2020 e 2021, visando fazer face ao impacto da pandemia de Covid-19 na procura de …

Bombeiros de Beja admitem recusar transportar suspeitos e doentes

As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja admitem recusar transportar utentes suspeitos e doentes com covid-19 por falta de condições e apoios. As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja referem que, "por …

Ministra sul-africana suspensa por violar medidas de contenção

A ministra das Comunicações sul-africana, Stella Ndabeni-Abrahams, foi suspensa depois de ter sido apanhada em flagrante desobediência numa fotografia publicada no Instagram, onde é vista a almoçar com outras cinco pessoas. O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou …

Suécia já tem acordo para impor medidas restritivas (mas ainda não está convencida)

A Suécia vai recuar na sua abordagem light à covid-19 e prepara-se para aplicar medidas restritivas. Os partidos já chegaram a acordo, mas o Governo não tem planos para usar já os novos poderes. Os partidos …

Bernie Sanders desiste da candidatura à Casa Branca

Bernie Sanders desistiu da corrida à nomeação para as eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos, abrindo assim o caminho para que Joe Biden venha a competir com Donald Trump. Bernie Sanders desistiu da candidatura à …