A estação ferroviária mais azarenta da Europa vai ganhar uma nova vida

viviendoenlaerapop / Flickr

Estação de comboios de Canfranc

O “Titanic das Montanhas”, ou aquela que é conhecida por ser a estação ferroviária mais azarenta da Europa, vai ganhar uma nova vida como hotel de cinco estrelas, cerca de 51 anos após o encerramento da ligação ferroviária internacional através dos Pirenéus.

A mais de mil metros acima do nível da água do mar, Canfranc é uma aldeia na fronteira franco-espanhola conhecida por albergar uma imponente estação ferroviária. Apesar de ter sido concebida em 1853, só ficou totalmente concluída em 1928.

O The Guardian escreve que há muitos mitos e lendas em torno da estação de comboios, tais como o facto de ter mudado o curso da II Guerra Mundial.

Não alterou, mas desempenhou um importante papel: depois de os nazis terem ocupado França, o regime espanhol de Franco utilizou Canfranc para trocar tungsténio por ouro nazi. Franco queria manter boas relações com a Grã-Bretanha e com os Estados Unidos, mas não podia recusar a oportunidade de um comércio lucrativo com a Alemanha nazi.

Como ponto de passagem internacional, a estação era das mais discretas. Há quem diga que foi utilizada por espiões de todos os cantos do mundo, além de judeus que escaparam à perseguição em Vichy France via Canfranc.

A estação ferroviária espanhola é conhecida por “Titanic das Montanhas” por, tal como o navio, poder ser encarada como uma metáfora da ambição falhada, carregando consigo a sua quota-parte de azar.

Segundo o The Guardian, a estação tinha acabado de abrir quando a crise financeira de 1929 estalou. Dois anos mais tarde, foi danificada por um incêndio. Em 1936, começou a guerra civil espanhola e, no momento em que esta terminou, rebentou a II Guerra Mundial.

Desengane-se se pensa que o azar ficou por aqui: quando as hostilidades terminaram, a ditadura franquista estava isolada e o tráfego ferroviário internacional só recomeçou na década de 1950.

Em 1970, um descarrilamento danificou uma ponte e foi a desculpa perfeita para deixar a estação ao abandono, tornando-se num “mausoléu ferroviário involuntário de enorme valor sentimental e patrimonial”.

Atualmente, a estação opera apenas um modesto serviço doméstico espanhol, mas vai transformar-se num luxuoso hotel de cinco estrelas.

Com 104 quartos e um custo orçamentado em 27 milhões de euros, o hotel está a ser projetado pelos arquitetos Joaquín Magrazó e Fernando Usado em conjunto com o governo regional de Aragão e a cadeia de hotéis Barceló.

O diário britânico adianta que a fachada será preservada, mas, por trás da estação, está a ser construída uma nova. O complexo incluirá ainda um centro de conferências com 200 lugares, um museu ferroviário, lojas, e um refúgio de peregrinos, uma vez que Canfranc se encontra numa das rotas para Santiago de Compostela.

Prevê-se que as obras estejam concluídas no final do próximo ano e que, nessa altura, a aldeia ganhe um novo fôlego.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que estavam na invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol e no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos Olímpicos. E não …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …

Afinal, declaração de pertença à maçonaria ou Opus Dei não será obrigatória

A obrigatoriedade de os políticos e altos cargos públicos declararem a sua pertença e funções em associações como as desportivas, políticas e de carácter secreto foi aprovada no Parlamento este mês. Jorge Lacão esclareceu que a …

Futebol: Alemanha já está fora dos Jogos Olímpicos

Alemães chegaram à final em 2016 mas, desta vez, nem passaram da fase de grupos. Campeão Brasil continua no torneio masculino. Brasil e Alemanha foram as seleções finalistas da edição anterior dos Jogos Olímpicos, em 2016. …

Portugal perto de surpresa no andebol e Ana Catarina Monteiro faz história na natação

No andebol, a equipa olímpica portuguesa esteve muito perto de surpreender a vice-campeã mundial Suécia. Na natação, Ana Catarina Monteiro teve um resultado histórico. A seleção portuguesa de andebol perdeu por 29-28 frente à vice-campeã mundial …

Portugal nunca teve tantos migrantes a obter nacionalidade portuguesa. Maioria são do Brasil e Israel

Em 2020, mais de 149 mil migrantes passaram a ter o cartão cidadão nacional. Só este ano já há registo de 56 mil. O aumento do número de pessoas a pedir nacionalidade portuguesa deve-se à …

Patrões, UGT e Governo assinam acordo de Concertação, num "sinal de desagravamento" das tensões

Esta quarta-feira, será assinado o acordo de formação profissional, denominado Um Desígnio Estratégico para as Pessoas, para as Empresas e para o País, alcançado na concertação social. Carlos Silva, secretário geral da UGT, encara a assinatura …