Esta semana um Antonov-30B russo vai sobrevoar Portugal e Espanha

Oleg V. Belyakov / Wikimedia

Avião militar de reconhecimento Antonov-30B

Um avião militar russo vai sobrevoar Portugal e Espanha até 7 de março em “voos de observação” ao abrigo do Tratado Internacional de Céu Aberto, confirmou Estado Maior General das Forças Armadas.

Segundo o porta-voz do EMGFA, o Antonov-30B da Força Aérea russa vai aterrar na segunda-feira no Aeródromo de Trânsito n.º 1, também conhecido como Aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, estando previsto regressar à Rússia no sábado, 07 de março.

“Estes voos de observação visam garantir a transparência e aumentar a segurança entre os países que assinaram este tratado. À exceção do ano passado, estas missões têm decorrido com regularidade e são sempre acompanhadas a bordo por militares portugueses”, explicou o tenente-coronel Ramos Silva.

“Até sábado, o Antonov vai realizar voos de observação em território nacional e espanhol. Como subscritor deste tratado, Portugal também pode realizar estas missões noutros países”, acrescentou Ramos Silva.

O Tratado internacional de Céu Aberto, ou Tratado ‘Open Skies’, foi assinado a 24 de março de 1992, em Helsínquia, a capital da Finlândia, e estabeleceu um regime de voos de observação sobre os territórios dos 34 estados signatários.

Os estados-membro do Tratado incluem a maioria dos países da NATO, a Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Geórgia, Bósnia e Herzegovina, bem como Suécia e Finlândia.

A Rússia ratificou o tratado em 26 de maio de 2001.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Passou à cerca de meia hora aqui na zona norte…por volta das 11 horas da manha…ia para os lados do Porto…sobrevoou baixo…vi bem…

RESPONDER

Uber passa a estar disponível em todo o país

A plataforma de transporte pode, a partir desta terça-feira, ter operadores em todo o território nacional, considerando ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da …

Profissionais do SNS já trabalharam oito milhões de horas extra no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2020, contam-se mais 1,2 milhões de horas suplementares trabalhadas, sendo que só em maio a subida foi superior a 471 mil. Segundo o Jornal de Notícias, nos primeiros seis meses deste ano, …

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se …

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …

Há corais vermelhos na costa algarvia (e vai haver multas para quem os apanhar)

Os corais vermelhos da costa portuguesa vão passar a estar protegidos por legislação pesqueira e ambiental que está a ser preparada pelo governo e coimas elevadas, anunciou o ministro do Mar. O ministro do Mar, Ricardo …

Vieira e SAD arguidos. CMVM suspende ações do Benfica

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu, esta terça-feira, as negociações de ações da Benfica SAD, pouco tempo depois de ter sido confirmada a existência de três arguidos por fraude fiscal, na sequência …

Comissão Europeia planeia reduzir capacidade das multinacionais em explorar sistemas fiscais

A Comissão Europeia está a estudar formas de acionar partes de tratados europeus para reduzir a capacidade das multinacionais em explorar os sistemas fiscais de alguns países da União Europeia (UE), identificando-os como distorções do …