Está prestes a ser construído o primeiro hotel submarino do mundo

O hotel vai ser uma boa opção para quem gosta de novas experiências mas é também um projeto ambiental que procura restaurar os recifes de coral em todo o mundo.

Aquele que é o primeiro hotel submarino do mundo, o Planet Ocean Underwater Hotel, recebeu finalmente a aprovação de patente e de marca registada, tendo tudo a postos para começar a ser construido.

O projeto vai começar a erguer-se numa primeira fase em Key West, na Flórida, para depois ser transportado para um local que, apesar de ainda não estar definido, vai ser a 8,5 metros abaixo da superfície.

O hotel está a ser financiado por Tony Webb, o mesmo patrocinador do Sinergy Moon que quer levar um robô à lua, e vai custar quase 20 milhões de dólares, cerca de 18 milhões de euros.

Através de um elevador, os hóspedes vão poder aceder às instalações subaquáticas que contam com quartos apetrechados de Wi-Fi, ar-condicionado e, claro, vistas panorâmicas para o fundo do oceano.

O hotel também pode ser considerado uma espécie de embarcação submarina já que, graças à sua propulsão eletromecânica, vai poder mudar de local sempre que surjam tempestades ou outras condições adversas.

Além de proporcionar uma experiência de viagem única, este é também um projeto ambiental que pretende restaurar os recifes de coral um pouco por todo o mundo.

Ao utilizar uma técnica conhecida por “processo Biorock”, a equipa por trás do hotel espera que a passagem da corrente elétrica na água faça com que os minerais na água cristalizem, formando estruturas de calcário branco.

Com este processo, que atualmente já é utilizado em lugares como Jamaica, Palau, Tailândia e México, os corais são então capazes de aderir a estas estruturas e florescer novamente.

Relatórios recentes mostram que as mudanças climáticas provocaram um aumento significativo das temperaturas submarinas, algo que poderá afetar cerca de 38% dos corais até ao final do ano.

São vários os países que estão já a ser convidados para fazer parte dos pontos em que este hotel vai ‘atracar’, nomeadamente, todas as nações das Caraíbas.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …