Esta imagem está a preto e branco, mas vemo-la a cores (e já sabemos porquê)

Há uma nova ilusão de ótica que engana o cérebro e faz com que vejamos uma imagem a cores. Mas, se olharmos com atenção, percebemos que a imagem está a preto e branco.

Criada pelo artista de media digital e programador de software Øyvind Kolås como uma expeirência visual, a técnica, que Kolas chama de “ilusão de grade de assimilação de cores”, obtém o seu efeito simplesmente colocando uma grade de linhas seletivamente coloridas sobre uma imagem original em preto e branco.

“Uma grade colorida saturada sobreposta numa imagem em tons de cinzento faz com que as células em escala de cinza sejam percebidas como coloridas“, explica Kolås na sua página Patreon.

De acordo com o cientista da visão Bart Anderson, da Universidade de Sydney, o efeito que estamos a ver nesta ilusão não é particularmente surpreendente. “O sistema de cores é o que os cientistas chamam de ‘passa baixa’, ou seja, muitos dos campos recetivos que codificam a cor são muito grandes“, disse Anderson ao ScienceAlert. “Assim, as grades obtêm uma média com o fundo acromático, que é atribuído àquela parte da imagem.”

Noutras palavras, o nosso cérebro comprime a informação visual quando olhamos para as coisas, dando-nos uma impressão geral do que lá está se não tivermos tempo para examinar os objetos em detalhe.

A ilusão não é criada apenas usando grades coloridas. Enquanto Kolås acha que as grades oferecem o melhor efeito, também usou outras formas para conseguir o truque visual, usando alternativas como pontos e linhas.

“Os pontos dão uma boa analogia ao meio-tom usado na impressão, onde a assimilação de cores ajuda na mistura ótica de cores que já acontece antes do nosso sistema visual se envolver”, explica Kolås.

Esta ilusão não funciona apenas em imagens estáticas. Num vídeo, Kolås mostra como até o movimento completo com a superposição de grade é capaz de induzir o cérebro a pensar que está a ver uma imagem colorida.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. treta : o que fizeram foi colocar umas linhas ou grelhas a cor sobre a imagem, claro que vemos as cores que eles lá colocaram.

  2. A maior ilusão que está aqui, parece-me que é a notícia!
    A imagem original até podia estar a preto e branco, mas a que está aí, mesmo ignorando linhas/pontos com as cores, não está a preto e branco, mas sim, com uma cor aproximada à dessas linhas/pontos.
    Experimentem a colocar essa imagem num editor de imagem para confirmar isto mesmo!
    Experimentei a colocar a imagem a preto e branco e colocar umas riscas com cores, e o cérebro não se deixou enganar, pois consegui perceber exatamente o que estava a preto e branco.
    O que me parece é que tenha sido colocadas as linhas/pontos com as cores, e depois por software, tenha sido feito uma aproximação do preto e branco para as cores dessas linha/pontos, e depois o cérebro faz o resto.

  3. Eu diria que a imagem está a cores porque vemos as cores. É irrelevante a forma como as cores são criadas ou simuladas – o que conta é o resultado final.

RESPONDER

Relações "complicadas". Rússia admite abandonar projetos de cooperação com a UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, que se encontrará mais tarde com o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, comentou que as relações atuais entre Moscovo e Bruxelas são "complicadas". O Governo russo está a ponderar …

Benfica tem novo central. Luís Filipe Vieira fecha contratação de Lucas Veríssimo

O Benfica deverá pagar 1,3 milhões de euros em mão e outros 5,2 milhões em quatro prestações. Lucas Veríssimo chega do Santos para a posição de defesa central. À semelhança daquilo que fez com Jorge Jesus, …

Apoio à retoma pode prolongar-se pelo menos até setembro de 2021

O mecanismo de apoio à retoma progressiva nas empresas em crise poderá prolongar-se até, pelo menos, setembro do próximo ano, avisou o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira. O mecanismo sucedâneo do layoff …

Vinícius bisou e assistiu para o Tottenham. Para Mourinho, só há uma coisa a melhorar

O Tottenham de José Mourinho venceu esta quinta-feira o Ludogorets no jogo da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. O ex-Benfica Carlos Vinícius, que não tem sido opção para o campeonato inglês, …

Portugal já terá atingido o pico. Foi na terceira semana de novembro, segundo os peritos do Governo

Portugal já terá atingido o pico de novos casos da segunda vaga de covid-19, de acordo com os cálculos dos peritos consultados pelo Governo. Em declarações ao jornal Observador, engenheiro Carlos Antunes, da Faculdade de …

Benfica colheu um ponto na Escócia. O Rangers "não é uma equipazinha", diz Jesus

O Benfica empatou a dois golos em casa do Rangers, na quarta jornada do Grupo D da Liga Europa, e ficou a uma vitória de seguir para os 16 avos de final. Arfield (7 minutos) e …

Reformas antecipadas sofrem corte de 15,5% em 2021

O valor das pensões antecipadas pedidas no próximo ano terá um corte superior ao que está a ser aplicado em 2020: 15,5%. Os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2021 terão uma penalização de 15,5% na …

Templo de Esna foi restaurado ao fim de 2000 anos (e surpreendeu com misteriosos segredos egípcios)

Descoberto há cerca de 200 anos, o antigo templo egípcio de Esna guardava segredos há mais de 2000 anos. Agora esses segredos foram revelados graças a um projeto de restauração iniciado em 2018, onde foram …

Trabalhadores essenciais vão ter folgas e mais 50% de salário se trabalharem nas vésperas de feriado

Os trabalhadores essenciais da Função Pública que tiverem de trabalhar nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro vão ter direito a uma ou duas folgas e vão receber um aumento de 50% do …

"Idiotice criminosa". Agente diz que Maradona não teve assistência médica adequada

Matías Morla, agente e advogado de Diego Maradona, afirmou esta quinta-feira que o ex-futebolista, que morreu na quarta-feira, não teve assistência médica adequada e vai pedir que essa questão seja "investigada até às últimas consequências". "É …