Esta imagem está a preto e branco, mas vemo-la a cores (e já sabemos porquê)

Há uma nova ilusão de ótica que engana o cérebro e faz com que vejamos uma imagem a cores. Mas, se olharmos com atenção, percebemos que a imagem está a preto e branco.

Criada pelo artista de media digital e programador de software Øyvind Kolås como uma expeirência visual, a técnica, que Kolas chama de “ilusão de grade de assimilação de cores”, obtém o seu efeito simplesmente colocando uma grade de linhas seletivamente coloridas sobre uma imagem original em preto e branco.

“Uma grade colorida saturada sobreposta numa imagem em tons de cinzento faz com que as células em escala de cinza sejam percebidas como coloridas“, explica Kolås na sua página Patreon.

De acordo com o cientista da visão Bart Anderson, da Universidade de Sydney, o efeito que estamos a ver nesta ilusão não é particularmente surpreendente. “O sistema de cores é o que os cientistas chamam de ‘passa baixa’, ou seja, muitos dos campos recetivos que codificam a cor são muito grandes“, disse Anderson ao ScienceAlert. “Assim, as grades obtêm uma média com o fundo acromático, que é atribuído àquela parte da imagem.”

Noutras palavras, o nosso cérebro comprime a informação visual quando olhamos para as coisas, dando-nos uma impressão geral do que lá está se não tivermos tempo para examinar os objetos em detalhe.

A ilusão não é criada apenas usando grades coloridas. Enquanto Kolås acha que as grades oferecem o melhor efeito, também usou outras formas para conseguir o truque visual, usando alternativas como pontos e linhas.

“Os pontos dão uma boa analogia ao meio-tom usado na impressão, onde a assimilação de cores ajuda na mistura ótica de cores que já acontece antes do nosso sistema visual se envolver”, explica Kolås.

Esta ilusão não funciona apenas em imagens estáticas. Num vídeo, Kolås mostra como até o movimento completo com a superposição de grade é capaz de induzir o cérebro a pensar que está a ver uma imagem colorida.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. treta : o que fizeram foi colocar umas linhas ou grelhas a cor sobre a imagem, claro que vemos as cores que eles lá colocaram.

  2. A maior ilusão que está aqui, parece-me que é a notícia!
    A imagem original até podia estar a preto e branco, mas a que está aí, mesmo ignorando linhas/pontos com as cores, não está a preto e branco, mas sim, com uma cor aproximada à dessas linhas/pontos.
    Experimentem a colocar essa imagem num editor de imagem para confirmar isto mesmo!
    Experimentei a colocar a imagem a preto e branco e colocar umas riscas com cores, e o cérebro não se deixou enganar, pois consegui perceber exatamente o que estava a preto e branco.
    O que me parece é que tenha sido colocadas as linhas/pontos com as cores, e depois por software, tenha sido feito uma aproximação do preto e branco para as cores dessas linha/pontos, e depois o cérebro faz o resto.

  3. Eu diria que a imagem está a cores porque vemos as cores. É irrelevante a forma como as cores são criadas ou simuladas – o que conta é o resultado final.

RESPONDER

"Espero contar tudo o que sei". Cientista chinesa fugiu da China para alertar que "não temos muito tempo"

A virologista chinesa Li-Meng Yan, que fugiu para os Estados Unidos, deu uma segunda entrevista à Fox News, na qual alertou que "não temos muito tempo".   Li-Meng Yan, especialista em virologia e imunologia, era uma …

Galp perde 60 milhões de euros em negócios não autorizados

A Galp perdeu 60 milhões de euros em negócios não autorizados com licenças de CO2. A petrolífera já avançou com ações disciplinares e uma auditoria. A Galp informou que foram identificadas transações, não autorizadas pela empresa, …

"Bandeira vermelha". Tóquio em alerta máximo após aumento de novas infeções

A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados. “Os especialistas disseram-nos que a situação das infeções está …

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …