Como um esquilo órfão pode influenciar as eleições nos EUA

2

O influencer Peanut (‘Amendoim’) teve um encontro fatídico com as autoridades do estado de Nova Iorque esta quarta-feira. O seu caso está a tomar conta da Internet — e das eleições presidenciais que vão decorrer na próxima terça-feira.

O esquilo Peanut, influencer e órfão há 7 anos, foi eutanasiado após ter sido retirado ao seu dono, com quem vivia desde que a sua mãe foi atropelada por um carro.

Peanut tornou-se famoso nas redes sociais graças à sua comovente história de vida.

Depois de perder a mãe, o norte-americano Mark Longo cuidou dele durante oito meses antes de tentar libertá-lo na natureza. O pequeno esquilo regressou ao seu alpendre um dia e meio depois, com um osso partido na cauda. Foi então que Longo decidiu: o esquilo não podia reintegrar-se no mundo selvagem.

Os vídeos que partilhava no Instagram ao lado de Peanut conquistaram desde então pelo menos meio milhão de corações — a conta dedicada ao esquilo contava com mais de 550 mil seguidores.

Mas as coisas nunca mais serão iguais depois desta quarta-feira.

O Departamento de Conservação Ambiental de Nova Iorque (DEC) apreendeu Peanut — e um guaxinim, chamado Fred — após ter recebido várias queixas anónimas de que o animal poderia ser uma fonte de raiva. O mesmo departamento informou mais tarde que ambos os animais tinham sido submetidos a eutanásia por raiva, avançaram vários meios de comunicação social norte-americanos.

Outros meios, como a Forbes, dizem que os animais terão sido levados devido a restrições legais relativas à manutenção de animais selvagens como animais de estimação.

De acordo com o Governo dos EUA, é ilegal adotar ou resgatar animais selvagens, uma vez que são impróprios para viver em cativeiro e podem transmitir doenças aos humanos.

Apesar do que diz a lei, o dono disse que irá avançar com uma uma ação judicial contra as autoridades pelo que acredita ter sido uso excessivo da força durante a captura do animal.

Num vídeo publicado na sexta-feira, o homem mostrou um retrato do seu animal de estimação e agradeceu aos seus seguidores pelo seu apoio. “Peanut foi a melhor coisa que nos aconteceu”, disse, enquanto chorava, recebendo o apoio total não só de muitos internautas que fervilharam com o assunto, mas também de um dos maiores apoiantes de Donald Trump, o bilionário Elon Musk.

Musk recorreu à sua plataforma X (anteriormente Twitter) para exprimir a sua frustração face ao que considerava ser um exagero da administração de Joe Biden: “O Governo é uma máquina de matar sem mente e sem coração“, considerou o dono da Tesla.

“O Presidente Donald Trump vai salvar os esquilos“, escreveu Musk na sua rede social X, numa de muitas publicações sobre o assunto, acompanhando uma fotografia do animal com o dono: “Descansa em paz, ‘Nut”, lê-se ainda no post do magnata.

E o bilionário não se ficou por aí. Noutro tweet, partilhou uma imagem de Peanut vestido de Obi-Wan, de Star Wars, gerada por Inteligência Artificial (IA), com a legenda: “Se me derrubares, tornar-me-ei mais poderoso do que podes imaginar”,

 

Numa altura em que os americanos se preparam para votar, o pequeno esquilo influencer, carregado por Elon Musk, pode roer muitas cabecinhas.

Tomás Guimarães, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.