A esquiadora russa Maria Komissarova, vítima de uma fratura na coluna quando treinava nos Jogos Olímpicos de Sochi 2014, vai ficar paralisada da cintura para baixo, anunciou a Federação Russa de Freestyle (FFR), citando a equipa médica que a operou.
Maria Komissarova, de 23 anos, foi hospitalizada a 16 de fevereiro numa clínica especializada na Alemanha.
“Dada a gravidade da lesão, as funções da coluna não regeneram”, disse a FFR em comunicado, citando os especialistas da clínica alemã.
O comunicado explica também que, de acordo com os especialistas, Maria Komissarova “poderá mover-se usando um equipamento especial”.
A esquiadora russa ficará dez semanas na clínica para se poder adaptar à sua nova condição e vai passar por um longo período de tratamento e reabilitação, disse a federação.
Maria Komissarova já tinha expresso através das redes sociais o seu otimismo: “Não consigo sentir o meu corpo do umbigo para baixo. Mas eu sou forte e sei que um dia irei superar”.
O presidente russo, Vladimir Putin, tinha visitado a esquiadora no hospital de Sochi, onde foi internada com urgência.
Em 2012, Maria Komissarova foi a primeira mulher russa a vencer uma medalha na Taça do Mundo em skicross, ao terminar em segundo em Grindelwald, Suiça.
/Lusa