Esquerda pretende ter acordo fechado já esta semana

Manuel de Almeida / Lusa

-

PS, Bloco de Esquerda e Partido Comunista querem apresentar documento ao Presidente da República logo depois da moção de rejeição ao governo de Passos.

O acordo de esquerda e o consequente programa de governação do PS, Bloco e PCP deve estar fechado já esta semana, avança o Diário de Notícias.

De acordo com informações apuradas pelo jornal, pelo menos é esse o objetivo dos três partidos que agora já não estão tão pressionados pelo tempo, uma vez que Cavaco decidiu indigitar Passos Coelho.

Os três partidos querem levar um acordo escrito ao Presidente, com ideias bem assentes para o próximo governo, logo depois da moção de rejeição ao programa do PSD-CDS.

Para já, os três partidos não têm tido qualquer encontro e assim deve continuar porque, segundo o DN, estão agora a fazer o “trabalho de casa”, principalmente os socialistas.

Relativamente à moção de rejeição do governo da coligação, há neste momento dois cenários possíveis: ou um texto único ou documentos diferentes pertencentes a cada um dos partidos.

A porta voz do Bloco Catarina Martins já referiu que esta atitude de rejeição é um sinal de que existe definitivamente outra alternativa.

“No momento em que BE, PS e PCP rejeitarem um governo de minoria de direita, estão a dar um sinal ao país de que existe uma alternativa de convergência para quebrar o ciclo de empobrecimento. Uma moção de rejeição é mais do que isso, é também o momento de se afirmar que existe capacidade de fazer a convergência necessária para responder à emergência do país”, explicou numa sessão pública no Seixal.

A mesma versão é corroborada por Jerónimo de Sousa que, em entrevista à TVI 24, afirmou que o PCP não anda “à procura de lugares de poder nem de favores de ninguém”.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Trata-se de promiscuidade extrema, o poder da prostituição política. Pelo poder eem política também vale prostituição, sobretudo quando se fazem passar por honestos depois das acusações recíprocas proferidas em campanha e os muros transpostos em menos de 24 h já de braço dado, vá-se lá saber entre paredes os “comboios” que os têm vindo a estimular.
    Depois daquele Abril (acordo impossível) a mentira mais desavergonhada da história da democracia… Jogava fora o ajustamento já conseguido, governava por duodécimos e esperava por novas eleições.
    Não parem o comboio da sirização de Portugal… E as tias de Vestal absorvem o PS.

    • Enganou-se no cenário… Há cidadãos não conformistas com a prostituição política e apenas pelo poder. Tivessem feito “jogo limpo” na campanha e isso sim seria democracia. Agora “apresentar acordos” supostamente a celebrar só depois da eventual queda do governo liderado por quem inequivocamente ganhou as eleições é como que cobrar depois de se abrirem as “alas” ao contrário de na mais antiga profissão do mundo cobrar-se antes do servicinho. E aqui a peça mais “vulnerável” é a PS(Partte Socialista) que perdendo se sujeita à oferta e procura pelo poder… Restava-lhe então prostitui-se politicamente!?!

RESPONDER

Presidente da Catalunha começa a ser julgado por desobediência

O presidente do Governo regional da Catalunha reconheceu, esta segunda-feira, que não cumpriu a ordem da comissão nacional de eleições espanhola de remover os símbolos separatistas alegando ser "ilegal" e de cumprimento "impossível". "Sim, eu desobedeci", …

Um restaurante acabou de abrir a um quarteirão da Casa Branca. Chama-se "Comida de Imigrante"

Um restaurante chamado "Immigrant Food" ("Comida de Imigrante") abriu a um quarteirão da Casa Branca. O local quer fazer com que ajudar imigrantes seja tão fácil como pedir comida de um menu. Assim, além de comida, …

Trump admite testemunhar no inquérito para a sua destituição

O Presidente dos EUA admitiu, esta segunda-feira, "considerar seriamente" a possibilidade de testemunhar por escrito no inquérito para a sua destituição, que decorre no Congresso. "Embora não tenha feito nada de errado e não goste de …

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …

Governo apresenta queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério …