Esquerda pretende ter acordo fechado já esta semana

Manuel de Almeida / Lusa

-

PS, Bloco de Esquerda e Partido Comunista querem apresentar documento ao Presidente da República logo depois da moção de rejeição ao governo de Passos.

O acordo de esquerda e o consequente programa de governação do PS, Bloco e PCP deve estar fechado já esta semana, avança o Diário de Notícias.

De acordo com informações apuradas pelo jornal, pelo menos é esse o objetivo dos três partidos que agora já não estão tão pressionados pelo tempo, uma vez que Cavaco decidiu indigitar Passos Coelho.

Os três partidos querem levar um acordo escrito ao Presidente, com ideias bem assentes para o próximo governo, logo depois da moção de rejeição ao programa do PSD-CDS.

Para já, os três partidos não têm tido qualquer encontro e assim deve continuar porque, segundo o DN, estão agora a fazer o “trabalho de casa”, principalmente os socialistas.

Relativamente à moção de rejeição do governo da coligação, há neste momento dois cenários possíveis: ou um texto único ou documentos diferentes pertencentes a cada um dos partidos.

A porta voz do Bloco Catarina Martins já referiu que esta atitude de rejeição é um sinal de que existe definitivamente outra alternativa.

“No momento em que BE, PS e PCP rejeitarem um governo de minoria de direita, estão a dar um sinal ao país de que existe uma alternativa de convergência para quebrar o ciclo de empobrecimento. Uma moção de rejeição é mais do que isso, é também o momento de se afirmar que existe capacidade de fazer a convergência necessária para responder à emergência do país”, explicou numa sessão pública no Seixal.

A mesma versão é corroborada por Jerónimo de Sousa que, em entrevista à TVI 24, afirmou que o PCP não anda “à procura de lugares de poder nem de favores de ninguém”.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Trata-se de promiscuidade extrema, o poder da prostituição política. Pelo poder eem política também vale prostituição, sobretudo quando se fazem passar por honestos depois das acusações recíprocas proferidas em campanha e os muros transpostos em menos de 24 h já de braço dado, vá-se lá saber entre paredes os “comboios” que os têm vindo a estimular.
    Depois daquele Abril (acordo impossível) a mentira mais desavergonhada da história da democracia… Jogava fora o ajustamento já conseguido, governava por duodécimos e esperava por novas eleições.
    Não parem o comboio da sirização de Portugal… E as tias de Vestal absorvem o PS.

    • Enganou-se no cenário… Há cidadãos não conformistas com a prostituição política e apenas pelo poder. Tivessem feito “jogo limpo” na campanha e isso sim seria democracia. Agora “apresentar acordos” supostamente a celebrar só depois da eventual queda do governo liderado por quem inequivocamente ganhou as eleições é como que cobrar depois de se abrirem as “alas” ao contrário de na mais antiga profissão do mundo cobrar-se antes do servicinho. E aqui a peça mais “vulnerável” é a PS(Partte Socialista) que perdendo se sujeita à oferta e procura pelo poder… Restava-lhe então prostitui-se politicamente!?!

RESPONDER

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …

Saída de juíza dita repetição da fase de instrução do caso Hells Angels

A saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) da juíza que dirigiu cerca de 40 sessões da instrução do caso Hells Angels vai obrigar à repetição desta fase, revelou à Lusa fonte ligada ao …

Conselho Europeu termina sem acordo sobre Orçamento

O Conselho Europeu extraordinário em Bruxelas consagrado ao orçamento plurianual da União para 2021-2027 terminou, esta sexta-feira, sem acordo. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, lamentou este desfecho e sublinhou que os líderes dos 27 Estados-membros …

Absolvidos médicos que não detetaram tumor cerebral em jovem de 19 anos

O Tribunal da Relação do Porto absolveu os quatro médicos que não diagnosticaram um tumor cerebral a uma jovem que acabou por morrer. O caso de Sara Moreira, a jovem de 19 anos que morreu com …

Isabel dos Santos está 100 milhões mais "pobre" (e uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência)

A fortuna de Isabel dos Santos está avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, o que a mantém como a mulher mais rica de África, mas a empresária angolana perdeu 100 milhões de dólares em …

Polícia indiana vai proteger Trump com fisgas (por causa dos macacos selvagens)

Polícia armada com catapultas foi designada para proteger o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de macacos selvagens durante a sua visita ao Taj Mahal, na Índia. Entre 500 e 700 macacos rhesus vivem no mausoléu …

Análises negativas a dois passageiros do navio Westerdam que chegaram a Lisboa

Dois residentes em Portugal que eram passageiros do navio MS Westerdam, que esteve atracado no Camboja, foram submetidos a análises laboratoriais para o novo coronavírus e os resultados foram negativos. Num comunicado divulgado hoje no seu …

Morreu o escritor Vasco Pulido Valente

O escritor e cronista morreu, esta sexta-feira, aos 78 anos de idade, em Lisboa. O Público, jornal no qual foi cronista desde a sua fundação, confirmou junto de fonte familiar que Vasco Pulido Valente morreu, esta …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha para construir fábrica

A justiça alemã permitiu à Tesla, empresa liderada por Elon Musk, destruir 92 hectares na Alemanha para construir uma fábrica de grandes dimensões. Esta será a sua primeira fábrica na Europa. Como informou o Deutsche Welle, citado …