Esqueletos de mamute encontrados em “mega-armadilha” de 15 mil anos no México

Centenas de esqueletos de mamute foram encontrados numa “mega-armadilha” construída por humanos há 15 mil anos, no México.

Se anteriormente se acreditava que os humanos apenas matavam os mamutes-lanosos quando estes já estavam feridos, esta nova descoberta vem mudar completamente esta ideia. Uma equipa de arqueólogos encontrou no México, em Tultepec, uma “mega-armadilha” com mais de 800 ossos de pelo menos 14 mamutes.

Datadas de há cerca de 15 mil anos, as armadilhas eram uma espécie de trincheiras, que tinham 25 metros de diâmetro e quase dois metros de profundidade. Os humanos usavam tochas para atrair os animais para a zona da armadilha. De acordo com o Gizmodo, seriam necessários entre 20 a 30 caçadores para separar um mamute da sua manada e guiá-lo em direção à armadilha.

Além de ossos de mamute foram ainda encontrados restos mortais de um cavalo e de um camelo. “As manadas cresceram, reproduziram-se, morreram, foram caçadas… viveram ao lado de outras espécies, incluindo cavalos e camelos“, disse o arqueólogo Luis Córdova Barradas.

Esta é uma descoberta histórica, não apenas para o país, mas para o mundo, porque nunca houve outras armadilhas deste tipo em nenhuma outra parte do mundo”, disse Barradas ao Yucatan Times. Os especialistas acreditam que no futuro ainda se possa encontrar mais armadilhas como estas.

Edith Camacho / INAH

“Havia poucas evidências de que os caçadores atacassem mamutes. Pensava-se que eles os amedrontavam para que ficassem presos em pântanos e depois esperavam que eles morresem”, explicou o arqueólogo. “Isto é evidência de ataques diretos a mamutes. Em Tultepec, podemos ver que havia a intenção de os caçar”.

Um recente estudo argumentou que os últimos mamutes viveram numa ilha do Ártico. As condições climatéricas e o “dedo” humano poderão ter sido a razão da sua extinção. As conclusões da investigação apontam que os últimos mamutes morreram há 4 mil anos, na ilha Wrangel, no Oceano Ártico.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …