Esqueletos de mamute encontrados em “mega-armadilha” de 15 mil anos no México

Centenas de esqueletos de mamute foram encontrados numa “mega-armadilha” construída por humanos há 15 mil anos, no México.

Se anteriormente se acreditava que os humanos apenas matavam os mamutes-lanosos quando estes já estavam feridos, esta nova descoberta vem mudar completamente esta ideia. Uma equipa de arqueólogos encontrou no México, em Tultepec, uma “mega-armadilha” com mais de 800 ossos de pelo menos 14 mamutes.

Datadas de há cerca de 15 mil anos, as armadilhas eram uma espécie de trincheiras, que tinham 25 metros de diâmetro e quase dois metros de profundidade. Os humanos usavam tochas para atrair os animais para a zona da armadilha. De acordo com o Gizmodo, seriam necessários entre 20 a 30 caçadores para separar um mamute da sua manada e guiá-lo em direção à armadilha.

Além de ossos de mamute foram ainda encontrados restos mortais de um cavalo e de um camelo. “As manadas cresceram, reproduziram-se, morreram, foram caçadas… viveram ao lado de outras espécies, incluindo cavalos e camelos“, disse o arqueólogo Luis Córdova Barradas.

Esta é uma descoberta histórica, não apenas para o país, mas para o mundo, porque nunca houve outras armadilhas deste tipo em nenhuma outra parte do mundo”, disse Barradas ao Yucatan Times. Os especialistas acreditam que no futuro ainda se possa encontrar mais armadilhas como estas.

Edith Camacho / INAH

“Havia poucas evidências de que os caçadores atacassem mamutes. Pensava-se que eles os amedrontavam para que ficassem presos em pântanos e depois esperavam que eles morresem”, explicou o arqueólogo. “Isto é evidência de ataques diretos a mamutes. Em Tultepec, podemos ver que havia a intenção de os caçar”.

Um recente estudo argumentou que os últimos mamutes viveram numa ilha do Ártico. As condições climatéricas e o “dedo” humano poderão ter sido a razão da sua extinção. As conclusões da investigação apontam que os últimos mamutes morreram há 4 mil anos, na ilha Wrangel, no Oceano Ártico.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …