Mil anos depois, esqueletos de guerreiros vikings da mesma família voltam a estar lado a lado

Nationalmuseet / Facebook

Dois esqueletos vikings expostos no Museu Nacional da Dinamarca

Há cerca de mil anos, um jovem, na casa dos 20 anos, teve uma morte violenta na Inglaterra. A 800 quilómetros de distância, na Dinamarca, um homem mais velho, que sobreviveu a inúmeras batalhas na sua vida, morreu por volta dos 50 anos. Um estudo revelou agora que os dois homens eram parentes.

Um dos vikings morreu em Inglaterra, no século XI, com cerca de 20 anos e na sequência de ferimentos na cabeça. De acordo com o Ars Technica, foi enterrado numa vala comum em Oxford.

Já o segundo morreu na Dinamarca, com cerca de 50 anos, e com vestígios de golpes que sugerem a participação em batalhas.

Agora, cerca de mil anos depois, os esqueletos dos guerreiros estão lado a lado no Museu Nacional da Dinamarca.

Jeanette Varberg, arqueóloga do museu dinamarquês, explicou que é raro os cientistas encontrarem esqueletos da mesma família.

A recente investigação e a nova tecnologia de ADN tornaram possível descobrir se dois esqueletos são parentes. “É uma grande descoberta porque agora é possível rastrear movimentos no espaço e no tempo através da família”, detalhou.

Dado o que se sabe sobre a Era Viking, é fácil imaginar os traços gerais da história desta família: o homem de 50 anos pode ter sido um veterano em ataques ao longo da costa da Europa continental ou nas Ilhas Britânicas, uma vez que os ossos mostravam evidências de velhas feridas cicatrizadas, provavelmente sofridas em combate.

Já o jovem pode ter morrido durante um ataque na costa da Inglaterra.

Os arqueólogos dizem que é seguro afirmar que os dois homens eram parentes, mas continua a ser impossível determinar a ligação exata e se viveram na mesma altura. Segundo o portal, podem ter sido meios-irmãos, avô e neto ou tio e sobrinho.

“É muito difícil dizer se foram contemporâneos ou se são de gerações diferentes, porque não têm material na sepultura que possa dar uma datação precisa. Por isso, têm uma margem de 50 anos, mais ou menos”, disse Varberg.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …