Descoberto esqueleto de uma mulher da elite Inca na Argentina

 

Um grupo de investigadores encontrou o esqueleto de uma importante mulher Inca em Pucará de Tilcara, uma antiga fortaleza estrategicamente localizada na Quebrada de Humahuaca, na Argentina.

As características da descoberta revelariam que a mulher encontrada teria um destacado prestígio social durante a dominação Inca da região no final do século XVI, segundo o Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet) no dia 20 de janeiro.

A arqueóloga Clarisa Otero, que liderou o processo, garante que a localização do corpo e as ofertas que recebeu revelam que os seus primeiros anos de vida não ocorreram naquele local e que a mulher “talvez fizesse parte de um grupo de elite de outra região do país Tawantinsuyu (Império Inca), tendo-se estabelecido na Quebrada em busca de refúgio antes do ataque espanhol”.

Ao lado do cadáver havia peças de cerâmica, ossos de animais, duas argamassas com aderências de cobre e hematita, placas de metal, fragmentos de colares, pigmentos e um tubo feito com um osso que poderia fazer parte de um instrumento musical ou de um instrumento para inalar alucinogénios.

Jorge A. Gonzalez / Conicet

Ilustração e reconstrução

No entanto, os especialistas afirmam que parte dos seus restos mortais foram manipulados, pois, embora o esqueleto não tenha sido encontrado desarticulado, a tíbia direita estava a faltar. Noutros contextos do Pucará, também detetaram evidências da separação de partes esqueléticas e até da formatação de alguns ossos para usá-los como instrumentos para inalar alucinogénios.

A manipulação de restos humanos foi uma prática comum nos Andes e respondeu às crenças religiosas, que em algumas comunidades continuam até o presente: o falecido continua presente na vida quotidiana e até participa ativamente nos rituais de decisão política. Os ancestrais são os responsáveis ​​por gerar o bem-estar das pessoas e promover a fertilidade.

Em situações de conflito, particularmente durante a conquista espanhola, o culto dos ancestrais ganhou nova força, pois acreditava-se que os ancestrais eram os que poderiam fornecer proteção.

Os restos mortais foram encontrados no fim de 2016 e, inicialmente, acreditava-se que pertenciam ao corpo de um artesão. Contudo, a análise do contexto e as evidências geraram o desenvolvimento de uma nova hipótese, na qual se associa a falecida a uma importante mulher na população pré-hispânica.

O artigo do Conicet assinala que esta região da atual Argentina foi um dos poucos territórios que não sofreu uma colonização imediata, uma vez que o povo resistiu durante mais de seis décadas à invasão europeia.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Ucrânia quer aderir à NATO. Rússia opõe-se, mas EUA apoiam

O ministro da Defesa da Ucrânia anunciou esta terça-feira que pretende iniciar o processo de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês) no próximo ano, apesar da oposição de …

Abstenção do PCP no OE serve para "evitar" crescimento das forças "antidemocráticas", diz João Oliveira

O líder parlamentar dos comunistas, João Oliveira, indiciou que a "arrumação" da direita, com o aparecimento do Chega e da Iniciativa Liberal (IL), pesou na definição da estratégia política do PCP, embora não "condicione" o partido. Na …

"Bolhas domésticas" e celebrações online. As sugestões de Bruxelas para o Natal

A Comissão Europeia pediu esta quarta-feira aos países da União Europeia (UE) para definirem “critérios claros” relativamente ao Natal, devendo estipular um número máximo de pessoas por ajuntamento, incentivar “bolhas domésticas” para passar as festividades …

PSD ouviu empresários em greve de fome e apela a Governo que os receba

O líder do grupo parlamentar do PSD apelou esta quarta-feira ao Governo para que receba os empresários da restauração e da animação noturna em greve de fome em frente ao Parlamento, depois de se ter …

China acusada de violar sanções à Coreia do Norte. EUA oferecem recompensa de 5 milhões

A China está a ser acusação de uma “violação flagrante” da obrigação de aplicar sanções internacionais à Coreia do Norte. Os Estados Unidos estão a oferecer uma recompensa de cinco milhões de dólares por informações. De …

Fabricante de aeronaves Embraer revela ter sido vítima de ataque informático

A fabricante aeronáutica brasileira Embraer informou esta terça-feira, em comunicado, que sofreu um ataque informático aos seus sistemas. A Embraer frisou, em comunicado divulgado aos acionistas, que o ataque “resultou na divulgação de dados supostamente atribuídos …

Filho de Michael Schumacher ascende à Fórmula 1 em 2021

O alemão Mick Schumacher, filho do antigo piloto Michael Schumacher, ascende à Fórmula 1 na próxima temporada, para pilotar um dos carros da escuderia Haas, anunciou esta quarta-feira a equipa norte-americana. Atual líder do campeonato de …

Costa diz que ilegalização do Chega não é resposta, mas sim solucionar problemas

O primeiro-ministro considerou esta terça-feira que a resposta política mais eficaz ao Chega não passa pela sua ilegalização, mas por solucionar os problemas sociais que alimentam o populismo e explicam a existência do partido. António Costa …

Após atropelamento que fez 5 mortos na Alemanha, polícia exclui hipótese de terrorismo

O condutor que ontem provocou cinco mortes ao atropelar várias pessoas numa zona pedonal, em Trier, mostra sinais de "distúrbios psiquiátricos", afirmou o procurador dessa cidade do oeste da Alemanha, com a polícia a descartar …

Sonangol admite sair do Millennium BCP se surgir uma "boa oportunidade"

A petrolífera angolana Sonangol, segundo maior acionista do Millennium BCP com cerca de 20%, admitiu aproveitar alguma “boa oportunidade” que surja para vender a sua participação. A informação foi transmitida pela Sonangol de Sebastião Gaspar Martins, …