Esqueleto com mais de 1000 anos pode pertencer a criança assassinada por vikings

Na Irlanda, foi encontrado o esqueleto de uma criança que remete para o período da era Viking. O que torna a descoberta mais intrigante é que a criança pode ter sofrido uma morte violenta –  os arqueólogos acreditam que encontraram uma vítima de assassinato de há mais de 1000 anos.

O misterioso esqueleto da criança foi desenterrado em Dublin, e foi descoberto durante um trabalho de construção perto do Castelo de Dublin, mesmo no coração da cidade. Os restos mortais foram encontrados no local onde o rio Poddle entrava em Dubh Linn – também chamado de “piscina negra”, durante os tempos históricos.

O esqueleto da criança está praticamente intacto, foi encontrado um pouco antes de o rio entrar na piscina, e os cientistas acreditam que seja do século IX ou X. A RTE explica que “depois de todas as escavações, descobriu-se que o esqueleto pertencia a uma criança com idade entre os 10 e os 12 anos – provavelmente um menino”.

Um detalhe caricato mostra que a criança pode ter sido assassinada: uma fivela de ferro foi encontrada, o que pode indicar que a criança pode ter sido amarrada. Também os ombros do esqueleto foram encontrados curvados, um em direção ao outro. Ao que tudo indica, a criança foi lançada no rio Poddle, mas o esqueleto manteve-se  conservado.

Esta prática é surpreende para os arqueólogos, pois na altura era comum fazerem-se enterros adequados. Alan Hayden, da UCD, que liderou a escavação, afirmou que “o fato de o corpo não ter sido enterrado adequadamente, e ter sido despejado dessa maneira pode sugerir um ato de violência”.

É possível que a criança tenha sido assassinada, ou tenha sido vítima de uma guerra. Na época, Dublin foi atacada e apreendida algumas vezes pelos irlandeses, e também foi palco de vários conflitos entre fações vikings rivais. Os vikings governaram Dublin durante quase três séculos, e transformaram a cidade num autêntico reino poderoso.

De acordo com a RTE, “os especialistas vão realizar mais testes para determinar a data de morte, sexo e origem étnica da criança”. Isso pode ajudá-los a perceber melhor a origem da morte, pois provar que a criança morreu devido a um ataque violento pode levar algum tempo e pode ser um processo complexo.

Durante as escavações, os arqueólogos perceberam que o local era muito maior do que se pensava. Notaram ainda que os vikings construíram estruturas de barro ao longo do rio com lacunas que permitiam que os seus barcos fossem transportados para o interior.

No local, as escavações continuam e descobertas futuras podem dar a conhecer novas evidências sobre o misterioso esqueleto. Essa descoberta ocorre num momento em que um novo modelo genético baseado no ADN da Irlanda moderna, mostra que os vikings se misturavam com irlandeses nativos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting quer aumentar salário para segurar Pote em Alvalade

O Sporting quer renovar o contrato de Pedro Gonçalves para segurar o médio, pelo menos, mais uma época em Alvalade. Pote pode passar a receber 1,4 milhões de euros brutos por ano. Pedro Gonçalves é um …

Bloco de Esquerda. Moção da atual liderança elege 68,4% dos delegados à Convenção Nacional

A Moção A - "Sair da Crise, Lutar contra a Desigualdade", conseguiu eleger 232 dos 339 delegados totais à XII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda. Os apoiantes do Bloco de Esquerda elegeram, entre sexta-feira e …

Ordens do médico. A Peste Negra mudou os hábitos de beber álcool

O projeto Intoxicating Spaces tem explorado a forma como as pandemias influenciaram o uso de intoxicantes, incluindo padrões de consumo de álcool, no passado. As mortes por álcool na Inglaterra e no País de Gales em …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Leão domável e jackpot para o dragão

A primeira derrota do campeão Sporting. Dragão enche o cofre. As frases e números da semana. Visto da Linha de Fundo. Salvar a honra SL Benfica (Seferovic 12' e 49' g.p., Pizzi 29', Lucas Veríssimo 37') …

Leão está mais otimista (e acredita que PIB vai crescer acima da meta)

O ministro das Finanças, João Leão, está mais confiante numa subida do PIB acima da de 4%, prevista no Programa de Estabilidade para este ano. João Leão acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) vai …

Reino Unido inicia nova etapa de desconfinamento com viagens para Portugal

O Reino Unido inicia hoje uma nova etapa do plano de desconfinamento, incluindo autorização para viajar de férias para o estrangeiro, mas apenas alguns países, entre os quais Portugal, permitem a entrada a britânicos. Dos 12 …

Sporting campeão da Europa de hóquei em patins pela terceira vez

O Sporting conquistou, este domingo, a Liga Europeia de hóquei em patins pela terceira vez, a segunda consecutiva, ao vencer o FC Porto, por 4-3, após prolongamento, na final disputada no Luso. Os leões revalidaram o …

Romanos tinham um sistema para manter o seu maior aqueduto limpo

Cientistas conseguiram perceber qual foi o sistema usado pelos Romanos no Aqueduto de Valente, situado na atual Turquia, para manter esta poderosa infraestrutura tão limpa. O Aqueduto de Valente, em Istambul, na Turquia, já foi uma …

PS reforça liderança. PSD abaixo do resultado das legislativas de 2019

A mais recente sondagem da Intercampus para o CM/CMTV e Jornal de Negócios mostra que o PS continua a subir nas intenções de voto (e o PSD a descer). Segundo o Correio da Manhã, o fosso …

Costa deve remodelar o Governo em outubro (e "Eduardo Cabrita vai sair nessa ocasião")

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes antecipou que António Costa se prepara para fazer uma remodelação do Governo após as eleições autárquicas. O conselheiro de Estado disse também que o …