Afinal, os vikings não eram loiros nem tinham olhos azuis (e também não eram da Escandinávia)

Christie's, LotFinder / Wikimedia

Vikings a Caminho de Terra, aguarela de Frank Dicksee (1853–1928)

Um estudo revelou que os Vikings afinal não eram loiros nem provenientes da Escandinávia. O estudo, realizado através da análise de ADN, conclui ainda que indivíduos que não eram vikings foram enterrados como tal.

Normalmente, a cultura popular retrata os vikings como guerreiros ferozes com capacetes com chifres, e mestres da infame arte de piratear. Supostamente oriundos da Escandinávia, são muitos os que acreditam que se assemelham à imagem atual dos escandinavos, ou seja, pensa-se que tinham cabelo loiro e olhos azuis.

Os investigadores analisaram material genético extraído de restos humanos, que revelou que muitos vikings não eram loiros e muito menos escandinavos. Na verdade, muitos deles tinham ADN de pessoas do sul da Europa e da Ásia, por isso é normal que eles tivessem cabelo e olhos castanhos.

Segundo o ABC, o estudo, publicado na revista Nature no dia 16 de setembro, concluiu ainda que foram descobertos casos em que pessoas que não eram vikings tinham sido enterradas como tal.

Eske Willerslev, um dos autores do estudo, explicou que existe a ideia de que “os vikings se misturaram, fizeram trocas e formaram gangs para piratear e lutar contra os reis da Europa”, contudo, graças às amostras de ADN analisadas, o estudo explica que “o mundo deles não era assim.”

A Era dos Vikings ocorreu entre os anos 800 e 1050, momento em que estes marinheiros ganharam o apelido pelo qual passaram a ser conhecidos, passando até a ser aclamados em toda a Europa pela sua influência política. A sua ousadia e habilidade levaram-os a dominar a atual Inglaterra, Dinamarca e Noruega e a pisar solo americano 500 anos antes da viagem de Cristóvão Colombo.

Mas a grande questão é: quem realmente eram os protagonistas desta história? “Até agora não sabíamos como é que eles eram geneticamente”, disse Willerslev. No entanto, graças ao estudo dos genes dos indivíduos, incluindo homens, mulheres e bebés, os cientistas conseguiram traçar um perfil geral.

Os investigadores perceberam que algumas populações viking estavam mais isoladas do que outras e descobriram que, durante os seus dias de esplendor, os vikings da atual Noruega foram para a Irlanda, Escócia, Islândia e Gronelândia, enquanto os da atual Dinamarca foram para Inglaterra. Os vikings da atual Suécia estenderam ainda os seus ataques piratas por países bálticos.

Para além destas evidências, os restos de um navio funerário encontrado na Estónia – no qual foram descobertos quatro irmãos mortos no mesmo dia – levaram os cientistas a descobrir que um ataque poderia incluir não só habitantes da mesma cidade, mas também membros da mesma família.

“O nosso estudo desmente a imagem moderna dos vikings como pessoas loiras com olhos azuis, e mostra que muitos deles tinham cabelo castanho e foram influenciados pela genética de outros sítios fora da Escandinávia”, resumiu Eske Willerslev.

Os investigadores destacaram que a identidade Viking “não se limitava a pessoas de ascendência genética escandinava”, afirma Søren Sindbæk, co-autor da pesquisa. Para Fernando Racimo, outro dos cientistas, graças a este artigo é possível “começar perceber a aparência física dos antigos vikings” e desvendar o fluxo da seleção natural nesta população, em relação a traços como imunidade, pigmentação ou metabolismo.

Na opinião de Ashot Margaryan, autor principal do estudo, esta análise permitiu obter alguns resultados “surpreendentes” e “responder a velhas perguntas, refutando suposições anteriores para as quais não havia muitas evidências”.

“Este estudo muda toda a perceção de quem realmente eram os vikings”, disse Eske Willerslev, que defende que agora é necessário “atualizar os livros de história”.

Durante a pesquisa, os cientistas extraíram ADN de ossos e dentes de 440 indivíduos enterrados na Gronelândia, Ucrânia, Reino Unido, Escandinávia, Polónia e Rússia.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. mais um bocadinho e para completar a agenda de ataque ao homem e mulher branca, acabaremos por saber que eram africanos….

    não se percebe é como hoje em dia, os nórdicos tenham realmente pele branca, olhos claros e sejam louros…deve ser um milagre qq.

RESPONDER

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …