Esqueça as batatas fritas e coma dois hambúrgueres

Antes de rotularmos os alimentos de “bons” ou “maus”, é importante ter em conta o equilíbrio nutricional. Se estivermos a falar de fast food, isso significa colocar as batatas fritas de lado e comer dois hambúrgueres.

Os alimentos têm três componentes essenciais, cada um com a sua função específica: a gordura, que ajuda a absorver vitaminas e minerais, mantendo as células saudáveis; as proteínas, que alimentam os nossos músculos e provocam saciedade e os hidratos de carbono, que fornecem energia.

Um estudo recente, publicado na Nutritional Metabolism, sugere que o equilíbrio na nossa alimentação é importante devido ao papel que os diferentes macronutrientes desempenham na regulação dos níveis de açúcar no sangue – a energia que as nossas células carregam e distribuem por todo o corpo depois de uma refeição.

As gorduras e as proteínas retardam a degradação dos hidratos de carbono em açúcar, atuando como uma espécie de amortecedor contra os picos nos níveis de insulina. É por esta razão que quando ingerimos uma refeição rica em hidratos de carbono e baixa em proteína como, por exemplo, cereais, é mais provável haver picos e quedas de açúcar no sangue.

A nutricionista Emily Field garante que é importante preocuparmo-nos com o equilíbrio antes de planearmos uma refeição. No que diz respeito ao fast food, esse equilíbrio significa optar por dois hambúrgueres em vez de um hambúrguer acompanhado de batatas fritas.

Um hambúrguer típico tem dois pedaços de pão e de carne. Se não contarmos com o queijo, os molhos e os outros ingredientes, a maioria dos hambúrgueres têm cerca de 300 a 400 calorias. Essas calorias provêm de hidratos de carbono no pão (aproximadamente 40 gramas), proteínas na carne (cerca de 17 gramas) e gordura (cerca de 10 gramas).

Por outro lado, uma porção de batatas fritas tem muita gordura e hidratos de carbono – acabando por ter o mesmo número de calorias do que um hambúrguer, mas muito pouca proteína.

Ao trocarmos as batatas fritas por um segundo hambúrguer, ingerimos o dobro da proteína e, ao mesmo tempo, reduzimos a quantidade de gordura e de hidratos de carbono.

O fast food já é rico em gorduras e em hidratos de carbono e baixo em proteína, por isso, esta simples troca poderia ajudar a estabilizar os nossos níveis de açúcar no sangue.

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7 COMENTÁRIOS

  1. Passam é a ser mais insustentáveis com a pegada hidrica e emissões de gases efeito de estufa muito superior no consumo dos hamburguers, isto tendo em conta o período atual que passamos deveria ser um crime!
    No campo da saúde, não precisamos só de proteína, alias, a proteína consumida pela maioria é em demasia.

  2. Precisamos de proteína saudável, o que não é o caso da carne nos hamburgers típicos. Hoje há alternativas como hamburgers de peixe, soja, feijão, cogumelos… o tuga do fast food lê isto e desata a comer dois hamburgers em vez de um e ainda lhes acrescenta o queijo, o queijo extra, o ketchup, a cebola frita…

    • Já existe o “bom” e o “mau” colestrol. Agora a Maria inventa a proteína saudável (é porque deve existir a proteína doente. O que virá a seguir? A “boa” e a “MÁ” vitamina?

      • Não existe a proteína doente, não. O que existe é gente doente por comer muita carne e de má qualidade. O Rui percebeu perfeitamente o que quiz dizer, não precisa vir fazer piadinhas aos meus comentários.

  3. Muito bem, evitem dar um tiro no pé dando um tiro no peito. É muito melhor, mais eficiente e o pé fica impecável!

    Se lerem o estudo mencionado, a primeira conclusão é que o que foi benéfico na redução de FGF-21 (fibroblast growth factor-21) foi o aumento de hidratos de carbono. Portanto comam lá as batatas britas e evitem o colesterol dos hamburgeres, ou então comam as batatas sem serem fritas que é ainda melhor! E já agora que autoridade tem a nutricionista Emily Field? No seu site oficial não diz que trabalhos de pesquisa já fez, nem sequer onde tirou o curso. Se me quiser basear em alguém para mudar as minhas práticas alimentares que seja alguém com provas dadas do que diz.

    Mas muito mais importante que tudo isso, se eu quiser equilíbrio nutricional não vai ser na fast food que o vou encontrar… Fibre anyone?…

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