Esqueça as batatas fritas e coma dois hambúrgueres

Antes de rotularmos os alimentos de “bons” ou “maus”, é importante ter em conta o equilíbrio nutricional. Se estivermos a falar de fast food, isso significa colocar as batatas fritas de lado e comer dois hambúrgueres.

Os alimentos têm três componentes essenciais, cada um com a sua função específica: a gordura, que ajuda a absorver vitaminas e minerais, mantendo as células saudáveis; as proteínas, que alimentam os nossos músculos e provocam saciedade e os hidratos de carbono, que fornecem energia.

Um estudo recente, publicado na Nutritional Metabolism, sugere que o equilíbrio na nossa alimentação é importante devido ao papel que os diferentes macronutrientes desempenham na regulação dos níveis de açúcar no sangue – a energia que as nossas células carregam e distribuem por todo o corpo depois de uma refeição.

As gorduras e as proteínas retardam a degradação dos hidratos de carbono em açúcar, atuando como uma espécie de amortecedor contra os picos nos níveis de insulina. É por esta razão que quando ingerimos uma refeição rica em hidratos de carbono e baixa em proteína como, por exemplo, cereais, é mais provável haver picos e quedas de açúcar no sangue.

A nutricionista Emily Field garante que é importante preocuparmo-nos com o equilíbrio antes de planearmos uma refeição. No que diz respeito ao fast food, esse equilíbrio significa optar por dois hambúrgueres em vez de um hambúrguer acompanhado de batatas fritas.

Um hambúrguer típico tem dois pedaços de pão e de carne. Se não contarmos com o queijo, os molhos e os outros ingredientes, a maioria dos hambúrgueres têm cerca de 300 a 400 calorias. Essas calorias provêm de hidratos de carbono no pão (aproximadamente 40 gramas), proteínas na carne (cerca de 17 gramas) e gordura (cerca de 10 gramas).

Por outro lado, uma porção de batatas fritas tem muita gordura e hidratos de carbono – acabando por ter o mesmo número de calorias do que um hambúrguer, mas muito pouca proteína.

Ao trocarmos as batatas fritas por um segundo hambúrguer, ingerimos o dobro da proteína e, ao mesmo tempo, reduzimos a quantidade de gordura e de hidratos de carbono.

O fast food já é rico em gorduras e em hidratos de carbono e baixo em proteína, por isso, esta simples troca poderia ajudar a estabilizar os nossos níveis de açúcar no sangue.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Passam é a ser mais insustentáveis com a pegada hidrica e emissões de gases efeito de estufa muito superior no consumo dos hamburguers, isto tendo em conta o período atual que passamos deveria ser um crime!
    No campo da saúde, não precisamos só de proteína, alias, a proteína consumida pela maioria é em demasia.

  2. Precisamos de proteína saudável, o que não é o caso da carne nos hamburgers típicos. Hoje há alternativas como hamburgers de peixe, soja, feijão, cogumelos… o tuga do fast food lê isto e desata a comer dois hamburgers em vez de um e ainda lhes acrescenta o queijo, o queijo extra, o ketchup, a cebola frita…

    • Já existe o “bom” e o “mau” colestrol. Agora a Maria inventa a proteína saudável (é porque deve existir a proteína doente. O que virá a seguir? A “boa” e a “MÁ” vitamina?

      • Não existe a proteína doente, não. O que existe é gente doente por comer muita carne e de má qualidade. O Rui percebeu perfeitamente o que quiz dizer, não precisa vir fazer piadinhas aos meus comentários.

  3. Muito bem, evitem dar um tiro no pé dando um tiro no peito. É muito melhor, mais eficiente e o pé fica impecável!

    Se lerem o estudo mencionado, a primeira conclusão é que o que foi benéfico na redução de FGF-21 (fibroblast growth factor-21) foi o aumento de hidratos de carbono. Portanto comam lá as batatas britas e evitem o colesterol dos hamburgeres, ou então comam as batatas sem serem fritas que é ainda melhor! E já agora que autoridade tem a nutricionista Emily Field? No seu site oficial não diz que trabalhos de pesquisa já fez, nem sequer onde tirou o curso. Se me quiser basear em alguém para mudar as minhas práticas alimentares que seja alguém com provas dadas do que diz.

    Mas muito mais importante que tudo isso, se eu quiser equilíbrio nutricional não vai ser na fast food que o vou encontrar… Fibre anyone?…

RESPONDER

A Bugatti está a vender um carro elétrico "para crianças". Chama-se Baby II e custa 30 mil euros

A Bugatti e a Little Car Company, sediada em Londres, uniram-se para criar 500 Bugattis elétricos em miniatura para crianças. Agora, fruto dos desenvolvimentos mundiais, alguns veículos ficaram disponíveis para compra. O mais recente brinquedo da …

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …

Trump abandona conferência de imprensa após ser confrontado por jornalista com mentira que disse 150 vezes

O Presidente norte-americano abandonou uma conferência de imprensa, este sábado, depois de ter sido confrontado por uma jornalista com uma mentira que já terá dito mais de 150 vezes sobre cuidados de saúde para os …