Esqueça as batatas fritas e coma dois hambúrgueres

Antes de rotularmos os alimentos de “bons” ou “maus”, é importante ter em conta o equilíbrio nutricional. Se estivermos a falar de fast food, isso significa colocar as batatas fritas de lado e comer dois hambúrgueres.

Os alimentos têm três componentes essenciais, cada um com a sua função específica: a gordura, que ajuda a absorver vitaminas e minerais, mantendo as células saudáveis; as proteínas, que alimentam os nossos músculos e provocam saciedade e os hidratos de carbono, que fornecem energia.

Um estudo recente, publicado na Nutritional Metabolism, sugere que o equilíbrio na nossa alimentação é importante devido ao papel que os diferentes macronutrientes desempenham na regulação dos níveis de açúcar no sangue – a energia que as nossas células carregam e distribuem por todo o corpo depois de uma refeição.

As gorduras e as proteínas retardam a degradação dos hidratos de carbono em açúcar, atuando como uma espécie de amortecedor contra os picos nos níveis de insulina. É por esta razão que quando ingerimos uma refeição rica em hidratos de carbono e baixa em proteína como, por exemplo, cereais, é mais provável haver picos e quedas de açúcar no sangue.

A nutricionista Emily Field garante que é importante preocuparmo-nos com o equilíbrio antes de planearmos uma refeição. No que diz respeito ao fast food, esse equilíbrio significa optar por dois hambúrgueres em vez de um hambúrguer acompanhado de batatas fritas.

Um hambúrguer típico tem dois pedaços de pão e de carne. Se não contarmos com o queijo, os molhos e os outros ingredientes, a maioria dos hambúrgueres têm cerca de 300 a 400 calorias. Essas calorias provêm de hidratos de carbono no pão (aproximadamente 40 gramas), proteínas na carne (cerca de 17 gramas) e gordura (cerca de 10 gramas).

Por outro lado, uma porção de batatas fritas tem muita gordura e hidratos de carbono – acabando por ter o mesmo número de calorias do que um hambúrguer, mas muito pouca proteína.

Ao trocarmos as batatas fritas por um segundo hambúrguer, ingerimos o dobro da proteína e, ao mesmo tempo, reduzimos a quantidade de gordura e de hidratos de carbono.

O fast food já é rico em gorduras e em hidratos de carbono e baixo em proteína, por isso, esta simples troca poderia ajudar a estabilizar os nossos níveis de açúcar no sangue.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Passam é a ser mais insustentáveis com a pegada hidrica e emissões de gases efeito de estufa muito superior no consumo dos hamburguers, isto tendo em conta o período atual que passamos deveria ser um crime!
    No campo da saúde, não precisamos só de proteína, alias, a proteína consumida pela maioria é em demasia.

  2. Precisamos de proteína saudável, o que não é o caso da carne nos hamburgers típicos. Hoje há alternativas como hamburgers de peixe, soja, feijão, cogumelos… o tuga do fast food lê isto e desata a comer dois hamburgers em vez de um e ainda lhes acrescenta o queijo, o queijo extra, o ketchup, a cebola frita…

    • Já existe o “bom” e o “mau” colestrol. Agora a Maria inventa a proteína saudável (é porque deve existir a proteína doente. O que virá a seguir? A “boa” e a “MÁ” vitamina?

      • Não existe a proteína doente, não. O que existe é gente doente por comer muita carne e de má qualidade. O Rui percebeu perfeitamente o que quiz dizer, não precisa vir fazer piadinhas aos meus comentários.

  3. Muito bem, evitem dar um tiro no pé dando um tiro no peito. É muito melhor, mais eficiente e o pé fica impecável!

    Se lerem o estudo mencionado, a primeira conclusão é que o que foi benéfico na redução de FGF-21 (fibroblast growth factor-21) foi o aumento de hidratos de carbono. Portanto comam lá as batatas britas e evitem o colesterol dos hamburgeres, ou então comam as batatas sem serem fritas que é ainda melhor! E já agora que autoridade tem a nutricionista Emily Field? No seu site oficial não diz que trabalhos de pesquisa já fez, nem sequer onde tirou o curso. Se me quiser basear em alguém para mudar as minhas práticas alimentares que seja alguém com provas dadas do que diz.

    Mas muito mais importante que tudo isso, se eu quiser equilíbrio nutricional não vai ser na fast food que o vou encontrar… Fibre anyone?…

RESPONDER

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …

No São José, há um doente numa cama 9 meses depois de ter alta. Não tem para onde ir

O Centro Hospitalar Lisboa Central tem diariamente uma média de 70 camas ocupadas com doentes que já deviam ter saído do hospital e há atualmente um caso que espera há nove meses por uma solução. Em …

Rio diz ser preocupante "notória desvalorização" que PS faz do ministro das Finanças

O líder do PSD disse, esta sexta-feira, ser preocupante a "notória desvalorização" que o Governo tem feito do ministro da Finanças, apontando como exemplo as novas regras de contratação nas PPP. "Temos assistido nos últimos dias …

Morreu a indiana que foi queimada quando ia a caminho do tribunal

A suposta vítima de violação, que foi incendiada a caminho de uma audiência de tribunal, morreu, esta sexta-feira, num hospital de Nova Deli. A mulher foi atacada por um grupo de homens na cidade de Unnao, no …

André Ventura avança com castração química para quem abusa de menores

André Ventura, líder e deputado único do partido Chega, entregou esta sexta-feira na Assembleia da República um projeto de lei que cria a pena acessória de castração química, agravando a moldura penal para os abusadores …

Centeno com apoios de peso para recandidatura ao Eurogrupo

Ao que tudo indica, o ministro das Finanças não deverá ter grande oposição em Bruxelas caso queira um segundo mandato como presidente do Eurogrupo. De Bruxelas chegam notícias de que Mário Centeno já terá apoios para …

Bruno Lage: "Respeito as opiniões, mas sou eu o treinador"

O Benfica venceu com uma goleada, esta sexta-feira, no terreno do Boavista (4-1) e aumentou provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre o FC Porto na liderança do campeonato. No final do jogo, o treinador do …