Espiões podem estar a usar o LinkedIn para recrutar novos contactos

O LinkedIn é uma rede social de negócios, mas espiões podem estar a usá-la para encontrar novos contactos. Os espiões estarão a usar perfis falsos, gerados por inteligências artificial.

Apesar de ser uma rede social bem intencionada e, à primeira vista, inofensiva para os seus utilizadores, a verdade é que agora um novo perigo pode assolar o LinkedIn. Ao que tudo indica, espiões estarão a criar perfis falsos para contactar novas fontes e contactos secretos.

A notícia avançada pela Associated Press dá conta que há evidências que isto esteja a acontecer na rede social norte-americana. Uma delas é o perfil de Katie Jones, que apesar de parecer uma mulher perfeitamente normal, especialistas em inteligência artificial acreditam que a sua foto tenha sido gerada por computador.

O Fast Company explica que os detalhes que denunciam a sua falta de realismo são subtis, mas que não escapam ao olho atento dos entendidos. A cara ligeiramente assimétrica, um brinco “derretido”, um fundo indistinto, contornos desfocados entre o cabelo e a orelha, e manchas na bochecha são alguns dos indicadores apontados.

Acredita-se que “Katie Jones” esteja a usar o LinkedIn para espionagem, uma vez que enviou pedidos de conexão a especialistas em política e figuras importantes de Washington. Muitos deles aceitaram o pedido e Katie, permitindo a que este perfil tivesse acesso às suas publicações.

“Em vez de enviar espiões para um parque de estacionamento nos Estados Unidos para recrutar um contacto, é mais eficiente sentar-se atrás de um computador em Xangai e enviar pedidos de amizade para 30 mil alvos“, explicou William Evanina, diretor do Centro Nacional de Contra-Inteligência e Segurança dos EUA.

Não é a primeira vez

Já no ano passado havia suspeitas de que a China estivesse a usar o LinkedIn para recrutar espiões nos Estados Unidos. Segundo a Sputnik News, as agências de espionagem chinesas estavam a utilizar contas falsas para recrutar norte-americanos com acesso a segredos comerciais e de governo.

Na altura, Evanina identificou uma pessoa que afirmou ter sido recrutada através dos esforços de espionagem chineses, Kevin Mallory, um oficial da CIA reformado, que foi declarado culpado em junho por conspiração e espionagem para a China.

Evanina disse à Reuters que Mallory foi contactado por espiões chineses através do Linkedin em 2017, antes de ter acordado a venda de segredos de Defesa dos EUA aos chineses.

Ele ainda apontou que o LinkedIn deveria seguir medidas semelhantes às do Twitter e do Facebook, que excluem contas supostamente utilizadas por inteligências de outros países. Evanina ainda acusou a Rússia, o Irão e a Coreia do Norte de utilizarem o LinkedIn para os mesmos fins.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

Twitter suspende conta de André Ventura

O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …

Governo britânico ordena ao Exército que ajude na crise dos combustíveis

O Reino Unido ordenou esta segunda-feira ao Exército que se prepare para ajudar na atual crise de combustíveis do país, depois de um fim de semana em que os britânicos acorreram aos postos de abastecimento, …

Pela primeira vez, cientistas demonstram que reprodução assexuada pode ser bem-sucedida

Pela primeira vez, uma equipa de cientistas demonstrou que a reprodução assexuada pode ser bem-sucedida a longo prazo. Os estudos foram feitos com o ácaro Oppiella nova. Até agora, a sobrevivência de uma espécie animal por …