/

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região.

A espinha foi encontrada na semana passada por vigilantes da Wellfleet Lifeguards enquanto faziam a ronda habitual pela zona.

“Ontem, os nosso guardas fizeram uma descoberta incrível durante a sua ronda matinal na praia: a espinha dorsal de um animal“, escreveu a Wellfleet Lifeguards na rede social Facebook, onde deu a conhecer o achado.

“Após uma investigação mais aprofundada (Google) e a consulta de alguns amigos nossos (também conhecidos por cientistas marinhos) que sabem uma ou duas coisas sobre tubarões, [acreditamos] que é provável que seja a coluna vertebral de um tubarão-branco e bem grande”, detalharam na mesma publicação.

A coluna mede cerca de um metro e meio de comprimento e a sua maior vértebra tem quase nove centímetros de diâmetro, escreve a revista norte-americana Newsweek.

Did you know that we do a beach cleanup every morning when we arrive at our beaches? Some of you might think it's a…

Publicado por Wellfleet Lifeguards em Sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Especialista e cientistas estão a analisar o achado para melhor perceber a sua origem mas sabe-se que grande tubarões-brancos costumam reunir-se em torno da região.

Encontrar uma espinha dorsal de um tubarão quase totalmente preservada é incomum porque os esqueletos de tubarão são compostos por cartilagem e não por osso.

A cartilagem, recorde-se, é mais macia do que o osso e, por isso, não preserva tão bem. Há poucas evidências fósseis de esqueletos de tubarão, sendo grande parte das investigações científicas baseadas nos seus dentes, que aguentam mais tempo.

 

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.