Espinafres já conseguem detetar explosivos

(cv) MIT / YouTube

-

Especialistas do MIT, nos Estados Unidos, integraram nanotubos de carbono em espinafres de modo a que estes vegetais consigam detetar explosivos.

Os espinafres podem remeter-nos logo para Popeye, o famoso marinheiro que, em apuros para salvar a sua amada Olivia Palito, entornava uma lata pela goela para ficar mais forte do que nunca.

Pois bem, graças a um novo projeto do Instituto Tecnológico de Massachusetts, nos Estados Unidos, podemos começar a ligar este vegetal ao MacGyver.

Graças à nanotecnologia aplicada pelo MIT, as folhas de espinafre podem transformar-se em detetores de explosivos e transmitir um alerta para um aparelho semelhante a um smartphone.

Esta é uma das primeiras demonstrações daquilo que os investigadores chamam de “plantas nanobiónicas”, às quais podem ser aplicados sistemas de engenharia eletrónica.

No caso dos espinafres, foram integrados nanotubos de carbono de modo a que estes consigam detetar os explosivos, pode ler-se no estudo publicado na revista Nature Materials.

“O objetivo da nanobiónica vegetal é introduzir numa planta nanopartículas que lhe conferem outras capacidades”, explicou à MIT News o chefe da experiência e professor de Engenharia Mecânica no MIT, Michael Strano.

As plantas do espinafre foram desenvolvidas para detetar componentes químicos, chamados nitroaromáticos, que costumam ser utilizados na produção de minas terrestres e outros explosivos.

Assim, quando um desses compostos aparece na água subterrânea, os nanotubos de carbono inseridos nas folhas emitem um sinal fluorescente que pode ser lido com uma câmara infravermelha e que pode ser conectada a um pequeno computador, semelhante a um telefone, que posteriormente envia um alerta.

Strano acredita que o poder das plantas pode ser aproveitado para alertar sobre a presença de poluentes e de algumas condições ambientais como secas, algo que estes seres vivos sentem muito rapidamente.

“As raízes absorvem muita informação e são muito boas a analisar químicos, uma vez que formam uma extensa rede no solo”, explicou.

Os nanotubos de carbono fabricados pelo MIT podem ser usados em qualquer vegetal e detetam um amplo leque de moléculas. Quando a substância-alvo se une a um polímero que envolve o nanotubo, este altera sua fluorescência.

ZAP / Ciberia

PARTILHAR

RESPONDER

JAXA e GITAI fazem a primeira demonstração mundial de robótica espacial do setor privado

A startup de robótica espacial GITAI e a Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) estão a unir esforços para produzir a primeira demonstração de robótica no Espaço por uma empresa privada. O acordo assinado pela GITAI e …

Resort da Tailândia processa norte-americano por causa de avaliação negativa no Tripadvisor. Arrisca dois anos de prisão

Um resort de uma ilha da Tailândia processou um norte-americano por causa de uma análise negativa no Tripadvisor. Se for considerado culpado, o homem pode ser condenado a até dois anos de prisão. Wesley Barnes …

Em 2020, o Ártico teve a segunda menor extensão de gelo já registada

A 15 de setembro de 2020, o gelo do mar Ártico atingiu a sua extensão mínima anual, a segunda menor já registada. A região do Ártico em geral está a aquecer três vezes mais depressa …

Assassinato em série por resolver. Vacas podem estar a pisar coalas até à morte

Afinal, as vacas podem não ser herbívoros inofensivos. Um novo estudo revela que estes animais podem estar a pisar - e a matar - coalas em toda a Austrália. Os coalas enfrentam muitas ameaças, mas raramente …

Em apenas dois dias, duas mulheres "dalit" morreram vítimas de violação na Índia

De acordo com a polícia local, uma segunda mulher dalit morreu na Índia após ter sido violada por dois homens. Outro caso semelhante aconteceu esta semana, depois de uma jovem de 19 anos, do mesmo …

A Casa Branca contratou para a NOAA cientistas que defendem que as mudanças climáticas "são uma mentira"

Funcionários do governo norte-americano terão abordado cientistas com historial de críticas regulares sobre as mudanças climáticas causadas pelo homem, aos quais foram propostos cargos de gestão na NOAA. Segundo especialistas citados pela E&E News, esta …

United quase pede para Dalot sair

Adeptos pensavam que o português nunca mais ia jogar pela equipa principal do Manchester United. Jogou na Taça da Liga e não convenceu. O Manchester United seguiu para os quartos-de-final para a Taça da Liga inglesa, …

Testemunhas revelam que agentes de inteligência dos EUA consideraram sequestrar (e envenenar) Assange

Testemunhas anónimas revelaram em tribunal que planos para envenenar ou sequestrar Julian Assange da embaixada do Equador foram discutidos entre fontes da inteligência dos Estados Unidos e uma empresa de segurança privada que espiou o …

"Assassino do Twitter" assume ter matado 8 mulheres que partilharam pensamentos suicidas

O caso está a chocar o Japão. Perante o Tribunal de Tóquio, Takahiro Shiraishi declarou-se culpado, após ter assassinado e esquartejado oito mulheres e um homem em 2017. O assassino conheceu as vítimas através da rede …

"Como me mudar para o Canadá?" É o que os norte-americanos querem saber depois do debate presidencial

Depois do debate presidencial ficar marcado por diversas interrupções e insultos entre os candidatos à Casa Branca, são muitos os americanos a sentirem-se tentados a abandonar o país, e já escolherem o destino: o Canadá. Ao …