Espinafres já conseguem detetar explosivos

(cv) MIT / YouTube

-

Especialistas do MIT, nos Estados Unidos, integraram nanotubos de carbono em espinafres de modo a que estes vegetais consigam detetar explosivos.

Os espinafres podem remeter-nos logo para Popeye, o famoso marinheiro que, em apuros para salvar a sua amada Olivia Palito, entornava uma lata pela goela para ficar mais forte do que nunca.

Pois bem, graças a um novo projeto do Instituto Tecnológico de Massachusetts, nos Estados Unidos, podemos começar a ligar este vegetal ao MacGyver.

Graças à nanotecnologia aplicada pelo MIT, as folhas de espinafre podem transformar-se em detetores de explosivos e transmitir um alerta para um aparelho semelhante a um smartphone.

Esta é uma das primeiras demonstrações daquilo que os investigadores chamam de “plantas nanobiónicas”, às quais podem ser aplicados sistemas de engenharia eletrónica.

No caso dos espinafres, foram integrados nanotubos de carbono de modo a que estes consigam detetar os explosivos, pode ler-se no estudo publicado na revista Nature Materials.

“O objetivo da nanobiónica vegetal é introduzir numa planta nanopartículas que lhe conferem outras capacidades”, explicou à MIT News o chefe da experiência e professor de Engenharia Mecânica no MIT, Michael Strano.

As plantas do espinafre foram desenvolvidas para detetar componentes químicos, chamados nitroaromáticos, que costumam ser utilizados na produção de minas terrestres e outros explosivos.

Assim, quando um desses compostos aparece na água subterrânea, os nanotubos de carbono inseridos nas folhas emitem um sinal fluorescente que pode ser lido com uma câmara infravermelha e que pode ser conectada a um pequeno computador, semelhante a um telefone, que posteriormente envia um alerta.

Strano acredita que o poder das plantas pode ser aproveitado para alertar sobre a presença de poluentes e de algumas condições ambientais como secas, algo que estes seres vivos sentem muito rapidamente.

“As raízes absorvem muita informação e são muito boas a analisar químicos, uma vez que formam uma extensa rede no solo”, explicou.

Os nanotubos de carbono fabricados pelo MIT podem ser usados em qualquer vegetal e detetam um amplo leque de moléculas. Quando a substância-alvo se une a um polímero que envolve o nanotubo, este altera sua fluorescência.

ZAP / Ciberia

PARTILHAR

RESPONDER

A Cidade do México proibiu tampões menstruais com aplicador. Agora, as mulheres estão furiosas

A Cidade do México já tinha proibido outros objetos compostos por plástico, como é o caso de copos e palhinhas, mas agora foi mais longe e resolveu banir os tampões menstruais que contém aplicadores. No …

Benfica 2-0 Rio Ave | Águia volta a voar

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS, três jogos depois. A formação “encarnada” recebeu e venceu o Rio Ave por 2-0, com os dois golos apontados por Haris Seferovic e Pizzi numa segunda parte …

Criança de dois anos cai do 12º andar (mas acaba por ser salva por estafeta)

No passado domingo, em Honói, na capital do Vietname, um estafeta salvou a vida de uma criança de dois anos que caiu do 12° andar de um prédio. Nguyen Ngoc Manh é agora conhecido como …

Em França, livrarias e lojas de discos são agora "comércio essencial"

O decreto de lei do Governo francês, publicado na última sexta-feira, incluiu as livrarias e lojas de discos na lista do chamado "comércio essencial", podendo permanecer abertas em caso de confinamento. Em declarações à agência France-Presse, …

Icebergue maior que Nova Iorque parte-se perto de estação de investigação na Antártida

Um icebergue gigante partiu-se esta sexta-feira na plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey (BAS). O bloco de gelo, com 1.270 quilómetros quadrados, será ainda maior …

A Greenpeace está a atirar pedras gigantes para o Mar do Norte. Eis a razão

Na semana passada, a Greenpeace atirou pedras gigantes ao mar ao redor do Reino Unido. Esta ação faz parte do objetivo da organização de acabar com os barcos de pesca de arrasto no fundo do …

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: pouco Festival no FC Porto-Sporting

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-0-0-sporting-o-musical Está bem: Futebol Clube do Porto contra Sporting Clube de Portugal. Segundo classificado recebe o líder. Jogo que pode praticamente definir o novo campeão nacional de futebol. O encontro é naquele estádio junto ao centro …

Índia e Paquistão comprometem-se a respeitar cessar-fogo em Caxemira

Na quinta-feira, o Paquistão e a Índia alcançaram um acordo para fazer cumprir o cessar-fogo na região de Caxemira, reivindicada pelos dois países. A fronteira entre ambos é palco frequente de ataques que deixam soldados …

Governo quer rever norma da dádiva de sangue que exclui homossexuais

O Governo determinou, esta segunda-feira, a constituição de um grupo de trabalho para rever a norma que exclui dadores "por comportamento sexual". De acordo com o SAPO24, o Ministério da Saúde determinou a constituição de um …