Espião da CIA revela que foi responsável pela prisão de Mandela

LSE Library

Nelson Mandela

Nelson Mandela

A prisão de Nelson Mandela em 1962 foi resultado de uma denúncia de um agente da CIA.

As revelações da reportagem do jornal britânico Sunday Times são baseadas numa entrevista realizada com o ex-agente da agência de inteligência dos Estados Unidos Donald Rickard pouco antes de ele morrer, no início deste ano.

A entrevista sugere que as suspeitas de que Mandela estava a ser vigiado pela CIA são verdadeiras. Mandela cumpriu 27 anos de prisão por combater a minoria branca que governava o país, antes de ser libertado, em 1990, e posteriormente eleito o primeiro presidente negro da África do Sul.

As revelações devem aumentar a pressão para que a agência de inteligência americana divulgue documentos sobre o seu envolvimento na prisão de Mandela e o seu apoio ao governo do apartheid.

Donald Rickard, que morreu no início deste ano, nunca foi formalmente associado à agência de inteligência norte-americana, mas trabalhou como diplomata na África do Sul antes de se reformar, no final da década de 70.

O Sunday Times relata que a entrevista foi realizada pelo realizador britânico John Irvin, que fez um filme sobre a curta atuação de Madiba como guerrilheiro.

Nelson Mandela liderou o movimento de resistência armada do Congresso Nacional Africano (ANC), clandestino na altura, e era um dos homens mais procurados da África do Sul quando foi preso.

Mandela era considerado um “comunista perigoso” e uma “ameaça ao Ocidente”, apesar de sempre ter negado ser membro do Partido Comunista.

Foi preso em 1962 quando o seu carro foi parado pela polícia em Durban, uma cidade no leste do país.

Presidente da África do Sul de 1994 a 1999, Mandela permaneceu até 2008 na lista de terroristas dos EUA, na qual foi originalmente incluído pelo presidente americano Ronald Reagan (1981-1989) nos anos 80.

Durante esse período, o presidente sul-africano entre 1994 e 1999 e outros ex-líderes do ANC, que tinha sido classificado como uma organização terrorista pelo ex-governo do apartheid, só puderam visitar o país com uma permissão especial concedida pela Secretaria de Estado americana.

Mandela morreu em dezembro de 2013, aos 95 anos, na África do Sul.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Deco exige 1,1 milhões de euros ao Vitória de Guimarães em tribunal

O empresário e ex-futebolista Deco exige 1,1 milhões de euros ao Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol, numa ação interposta no Juízo de Execução de Guimarães, informa o portal Citius, do Ministério …

PSD junta-se a BE e PCP para travar transferências para Novo Banco (e as Finanças ficam "estupefactas")

No último dia de votações na especialidade, o PSD juntou-se à esquerda para impedir a injeção de 476,6 milhões de euros do Fundo de Resolução ao Novo Banco em 2021, tal como previsto no Orçamento …

Há uma planta que evoluiu para se "esconder" do Homem

Uma planta utilizada na medicina tradicional chinesa evoluiu, mudando a própria pigmentação, para se tornar menos visível ao Homem, sugere uma nova investigação, dando conta que em causa está uma estratégia de sobrevivência. O estudo, …

Luz verde. PAN abstém-se e garante aprovação do OE2021

A votação final global do Orçamento do Estado para 2021 acontece esta quinta-feira no Parlamento. A sua aprovação está garantida devido à abstenção do PCP, PEV e PAN, apesar do voto contra do Bloco de …

Mais de 500 funcionários públicos vão ajudar SNS. Camas de cuidados intensivos podem chegar às 1.000

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou, em entrevista ao Público e à Renascença, que mais de 500 funcionários públicos vão integrar as equipas de rastreio do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Na entrevista conjunta ao …

Erro de fabrico levanta questões sobre vacina de Oxford

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford reconheceram esta quarta-feira um erro de fabrico que está a levantar questões sobre os resultados preliminares e a eficácia da sua vacina experimental contra a covid-19. O comunicado, onde …

Partiu o "mais humano dos deuses" quando tentava mudar de vida. 9 ambulâncias socorreram Maradona, mas foi em vão

A Argentina está em choque com a morte de Diego Armando Maradona. O coração de El Pibe não aguentou numa altura em que estava a tentar mudar de vida, com exercícios físicos, dieta e a …

Manter o ar de casa limpo pode reduzir a probabilidade de propagar covid-19

Além das precauções atualmente recomendadas, garantir que o ar em espaços interiores esteja o mais limpo possível também pode ajudar a reduzir a probabilidade de propagar o novo coronavírus. A grande maioria da transmissão do SARS-CoV-2 …

Navio australiano filma meteoro a desintegrar-se no céu da Tasmânia

O navio de pesquisa científica da CSIRO capturou imagens surpreendentes de um meteoro a desintegrar-se no oceano, muito perto da Tasmânia. Na quarta-feira, o navio de pesquisa científica da CSIRO capturou um meteoro a desintegrar-se no …

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …