/

Espião da CIA revela que foi responsável pela prisão de Mandela

A prisão de Nelson Mandela em 1962 foi resultado de uma denúncia de um agente da CIA.

As revelações da reportagem do jornal britânico Sunday Times são baseadas numa entrevista realizada com o ex-agente da agência de inteligência dos Estados Unidos Donald Rickard pouco antes de ele morrer, no início deste ano.

A entrevista sugere que as suspeitas de que Mandela estava a ser vigiado pela CIA são verdadeiras. Mandela cumpriu 27 anos de prisão por combater a minoria branca que governava o país, antes de ser libertado, em 1990, e posteriormente eleito o primeiro presidente negro da África do Sul.

As revelações devem aumentar a pressão para que a agência de inteligência americana divulgue documentos sobre o seu envolvimento na prisão de Mandela e o seu apoio ao governo do apartheid.

Donald Rickard, que morreu no início deste ano, nunca foi formalmente associado à agência de inteligência norte-americana, mas trabalhou como diplomata na África do Sul antes de se reformar, no final da década de 70.

O Sunday Times relata que a entrevista foi realizada pelo realizador britânico John Irvin, que fez um filme sobre a curta atuação de Madiba como guerrilheiro.

Nelson Mandela liderou o movimento de resistência armada do Congresso Nacional Africano (ANC), clandestino na altura, e era um dos homens mais procurados da África do Sul quando foi preso.

Mandela era considerado um “comunista perigoso” e uma “ameaça ao Ocidente”, apesar de sempre ter negado ser membro do Partido Comunista.

Foi preso em 1962 quando o seu carro foi parado pela polícia em Durban, uma cidade no leste do país.

Presidente da África do Sul de 1994 a 1999, Mandela permaneceu até 2008 na lista de terroristas dos EUA, na qual foi originalmente incluído pelo presidente americano Ronald Reagan (1981-1989) nos anos 80.

Durante esse período, o presidente sul-africano entre 1994 e 1999 e outros ex-líderes do ANC, que tinha sido classificado como uma organização terrorista pelo ex-governo do apartheid, só puderam visitar o país com uma permissão especial concedida pela Secretaria de Estado americana.

Mandela morreu em dezembro de 2013, aos 95 anos, na África do Sul.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.