Espião da CIA revela que foi responsável pela prisão de Mandela

LSE Library

Nelson Mandela

Nelson Mandela

A prisão de Nelson Mandela em 1962 foi resultado de uma denúncia de um agente da CIA.

As revelações da reportagem do jornal britânico Sunday Times são baseadas numa entrevista realizada com o ex-agente da agência de inteligência dos Estados Unidos Donald Rickard pouco antes de ele morrer, no início deste ano.

A entrevista sugere que as suspeitas de que Mandela estava a ser vigiado pela CIA são verdadeiras. Mandela cumpriu 27 anos de prisão por combater a minoria branca que governava o país, antes de ser libertado, em 1990, e posteriormente eleito o primeiro presidente negro da África do Sul.

As revelações devem aumentar a pressão para que a agência de inteligência americana divulgue documentos sobre o seu envolvimento na prisão de Mandela e o seu apoio ao governo do apartheid.

Donald Rickard, que morreu no início deste ano, nunca foi formalmente associado à agência de inteligência norte-americana, mas trabalhou como diplomata na África do Sul antes de se reformar, no final da década de 70.

O Sunday Times relata que a entrevista foi realizada pelo realizador britânico John Irvin, que fez um filme sobre a curta atuação de Madiba como guerrilheiro.

Nelson Mandela liderou o movimento de resistência armada do Congresso Nacional Africano (ANC), clandestino na altura, e era um dos homens mais procurados da África do Sul quando foi preso.

Mandela era considerado um “comunista perigoso” e uma “ameaça ao Ocidente”, apesar de sempre ter negado ser membro do Partido Comunista.

Foi preso em 1962 quando o seu carro foi parado pela polícia em Durban, uma cidade no leste do país.

Presidente da África do Sul de 1994 a 1999, Mandela permaneceu até 2008 na lista de terroristas dos EUA, na qual foi originalmente incluído pelo presidente americano Ronald Reagan (1981-1989) nos anos 80.

Durante esse período, o presidente sul-africano entre 1994 e 1999 e outros ex-líderes do ANC, que tinha sido classificado como uma organização terrorista pelo ex-governo do apartheid, só puderam visitar o país com uma permissão especial concedida pela Secretaria de Estado americana.

Mandela morreu em dezembro de 2013, aos 95 anos, na África do Sul.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Rio Ave 0 - 2 Sporting | Leão invicto com uma garra no “caneco”

O Sporting registou o 31º jogo consecutivo sem perder na Liga NOS. Na visita ao Rio Ave, os “leões” venceram o Rio Ave por 2-0 e estão muito perto de conquistar o ceptro de campeões …

Taylor's lança vinho do Porto produzido na vindima de 1896 (e custa uma pequena fortuna)

A Taylor's vai lançar um "raro" vinho do Porto produzido na vindima de 1896, na Região Demarcada do Douro, e que tem uma edição limitada de 1.700 decantadores de cristal, embalados numa luxuosa caixa de …

"Este calendário pode ser muito mais perigoso do que finalizar o campeonato"

Dois treinadores de equipas femininas de andebol analisaram a sucessão de jornadas duplas em fins-de-semana consecutivos. Diogo Guerra avisa: "Este calendário é uma irresponsabilidade enorme. Só espero que ninguém se aleije". A primeira divisão nacional feminina …

Mulher dá à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as ecografias

Uma mulher de 25 anos deu à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as várias ecografias realizadas ao longo da gravidez. O caso aconteceu no Mali. Este está a ser considerado um recorde mundial …

Andrea Bocelli dá dois concertos em Coimbra em 25 e 26 de junho

O tenor italiano Andrea Bocelli vai atuar no Estádio Cidade de Coimbra em 25 e 26 de junho, em dois concertos que contam com a participação da fadista Mariza. "Em cumprimento das normas de segurança e …

Califórnia vai ter o maior sistema de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo

A empresa canadiana Hydrostor, que fornece soluções de armazenamento de energia de longa duração, revelou esta semana que irá desenvolver 1.000 MW de CAES na Califórnia, de acordo com um comunicado. O CAES é um tipo …

Seis anos e mil milhões de links depois, cientistas concluem que a Internet está a crescer (e a encolher)

Uma equipa de investigadores analisou mil milhões de links ao longo de seis anos e concluiu que a Internet está tanto a crescer como a encolher. O mundo online está em constante expansão — sempre agregando …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Dinheiro e refeições grátis. A Sérvia vai recompensar os cidadãos que forem vacinados

O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou esta quarta-feira que serão pagos 25 euros aos cidadãos já vacinados contra a covid-19 e aos que se vão vacinar até final de maio, uma iniciativa original no …

Ivã, o (não tão) Terrível. Aliado de Putin reescreve história para reabilitar reputação do primeiro czar da Rússia

Segundo um alto funcionário russo, Ivã, o Terrível, não era terrível e a sua reputação de tirano cruel é o resultado de uma campanha de difamação realizada pelo Ocidente no século XVI. Nikolai Patrushev, o poderoso …