Espécie de dinossauro de há 210 milhões de anos descoberta no Zimbabué

Atashni Moopen

Uma equipa de cientistas descobriu em nova espécie de dinossauro do período Triássico Superior, na bacia do Médio Zambeze, no Zimbabué.

A espécie agora identificada recebeu o nome de Musankwa sanyatiensis em homenagem ao barco-casa “Musankwa”, que serviu de casa e laboratório móvel da equipa de investigação durante as expedições ao Lago Kariba em 2017 e 2018.

Num novo estudo, publicado recentemente no Acta Palaeontologica Polonica, os cientistas realçam a pouca exploração paleontológica da região e a importância da compreensão da diversidade global dos dinossauros.

Segundo o SciTechDaily, este achado representa a quarta espécie de dinossauro a ser identificada no Zimbabué. A descoberta do Musanka sanyatiensis é bastante importante, uma vez que é o primeiro dinossauro a ser nomeado da Bacia do Médio Zambeze, em mais de 50 anos.

O dinossauro é o quarto a ser nomeado no Zimbabué, após descrições do Syntarsus rhodesiensis em 1969, do Vulcanodon Karibaensis em 1972 e, recentemente e do Mbiresaurus raathi em 2022.

O M.sanyatiensis, um dos maiores da sua época, é representado pelos restos de uma única pata traseira, incluindo os ossos da coxa, da canela e do tornozelo.

“Apesar do limitado material fóssil, estes ossos possuem características únicas que os distinguem dos de outros dinossauros que viveram na mesma altura”, afirma coautora do estudo Kimberley Chapelle.

O estudo revela que o Musankwa sanyatiensis era um Sauropodomorpha, grupo de dinossauros bípedes e de pescoço comprido — que está relacionado com os seus contemporâneos da África do Sul e da Argentina.

Os sedimentos do Triássico Superior e do Jurássico Inferior do Zimbabué são cruciais para a compreensão da extinção do Triássico Final, um evento que remodelou a biodiversidade da Terra há cerca de 200 milhões de anos.

À medida que mais sítios fósseis são explorados e escavados, há esperança de descobrir mais achados que irão permitir desvendar a evolução inicial dos dinossauros e os ecossistemas que habitaram.

“Com base na sua posição na árvore genealógica dos dinossauros, o Musanwka sanyantiensis é o primeiro dinossauro da sua espécie proveniente do Zimbabué”, conclui Chapelle.

Por fim, a descoberta desta espécie de dinossauro realça o potencial inexplorado da região para novas descobertas paleontológicas.

Soraia Ferreira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.