Especialistas avisam para ciberataques em sites de encontros no Dia dos Namorados

Neste Dia dos Namorados, as probabilidades de ciberataques a sites de encontros crescem exponencialmente. É o aviso deixado pelos especialistas da Namogoo.

No ano passado, vários sites e aplicações dedicadas às relações amorosas foram atacadas – desde o escândalo do AshleyMadison ao Match.com, Tinder e PlentyofFish.

Este último sofreu um ciberataque que levou os utilizadores a verem anúncios falsos, enquanto o Match.com foi forçado a suspender a sua campanha de publicidade no Reino Unido depois de piratas ameaçarem roubar a informação dos clientes.

“Os sites de encontros são particularmente vulneráveis a estes ataques porque administram bases de dados onde as pessoas têm de guardar os seus dados de pagamento e partilhar detalhes íntimos sobre si próprios”, explica a Namogoo, uma empresa de segurança sediada em São Francisco.

“Esta informação é extremamente atrativa para os piratas, já que as credenciais valem bastante nos mercados negros onde as informações pessoais são compradas e vendidas.”

Mas não há apenas riscos de ataques tradicionais. Outra das dificuldades para estes sites é que alguns códigos maliciosos são impossíveis de monitorizar ou controlar por medidas tradicionais de segurança que abrangem sobretudo os servidores. Isto porque são descarregados diretamente pelos utilizadores, tal como software e extensões para o navegador que parecem legítimos.

“Esta nova mas crescente ameaça chama-se Client-Side Injected Malware, ou CSIM”, sublinha a Namogoo. Há cerca de 50 mil tipos de CSIM conhecidos, entre publicidade não solicitada, conteúdos inapropriados e spyware.

A escala do problema é tremenda: “entre 15% e 30% dos utilizadores online estão infetados com algum tipo de ameaça nos seus navegadores”.

Para os sites de encontros, que dependem sobretudo de publicidade e assinaturas para serem lucrativos, a perda de confiança na segurança da plataforma é crucial – ainda que tal não tenha aparentemente afetado o AshleyMadison, que adicionou mais cinco milhões de utilizadores desde que piratas expuseram as identidades de milhões de pessoas no verão do ano passado.

Ainda assim, a reputação é importante neste negócio. “Os sites de encontros têm de pensar seriamente sobre a forma como protegem os seus ativos digitais e a base de clientes em 2016.”

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …

Extinção do SEF aprovada na especialidade no Parlamento

A proposta do PS e do Bloco de Esquerda sobre a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, esta quarta-feira. Segundo o jornal Público, …

Steve Bannon deve ser investigado por envolvimento no ataque ao Capitólio, indica Comissão responsável

Antigo conselheiro de Donald Trump foi aconselhado pelo antigo presidente e pela respetiva equipa de advogados a não colaborar com a comissão especial designada para investigar os ataque. A Comissão responsável por investigar o ataque ao …

Trânsito em Lisboa regista valores mais altos do que em pré-pandemia - e há uma razão para isso

O trânsito na capital tem registado valores que ultrapassaram os da pré-pandemia. O receio que as pessoas ainda têm de usar transportes públicos é visto como o principal fator. Se durante o período de confinamento circular …